Publicidade

Moto Honda e concessionárias oferecem cursos de pilotagem com segurança

Em 2009, mais de 24 mil motociclistas já participaram dos treinamentos ministrados pela Honda e sua rede de concessionárias em todo o Brasil

De janeiro a julho de 2009, a Moto Honda da Amazônia e sua rede de concessionárias ministraram cursos de pilotagem com segurança a mais de 24 mil motociclistas de todo o Brasil. O número representa um crescimento de 24% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os resultados obtidos são fruto do trabalho desenvolvido pela empresa em seus Centros Educacionais de Trânsito (CETH), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE), e por sua rede de concessionárias nos chamados Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC).

Publicidade

Nestas unidades, são oferecidos diversos tipos de treinamento voltados para a difusão de técnicas e conceitos de pilotagem segura. A maioria é dividida em uma parte teórica e outra prática. Na primeira, os ensinamentos vão desde dicas de como checar todos os equipamentos da motocicleta até as regras de segurança, equipamentos de proteção, postura adequada e noções técnicas. Já na segunda, os participantes recebem orientações sobre frenagem, desvios de direção, procedimentos em curvas, comportamento em situações de risco, entre outros.

Nos Centro Educacionais de Trânsito Honda, os treinamentos são direcionados a frotistas, empresas privadas e órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A carga horária, dependendo do curso, pode variar de oito a 32 horas. As aulas direcionadas a órgãos do Governo possuem algumas peculiaridades com relação às aplicadas a motociclistas em geral. Um dos diferenciais é que 75% da carga horária é destinada a atividades práticas. Além do módulo -on road- (vias urbanas ou estrada), os participantes também podem receber noções de como se comportar na condução -off road- (pisos de terra ou irregulares).

Nos CETCs, as aulas são direcionadas a clientes Honda e motociclistas em geral e são ministradas por instrutores formados pelos próprios CETHs. Atualmente 46 concessionárias possuem seus Centros Educacionais de Trânsito. A lista completa pode ser consultada no site www.honda.com.br, no link -Pilote com Segurança-.

Para participar dos cursos, basta fazer o cadastro no site de uma concessionária que ofereça o serviço. Assim que a próxima turma estiver formada, os responsáveis pelo treinamento entrarão em contato com o usuário interessado.

Publicidade