Publicidade

Programa Ambiental Green Dealer pretende reduzir os danos ambientais gerados nos servi‡os prestados e elevar ainda mais o grau de satisfa‡Æo dos clientes pela marca

Com o compromisso de reduzir os impactos ambientais gerados na presta‡Æo dos servi‡os de sua rede de concession ria, a Moto Honda da Amaz“nia desenvolveu o Programa Green Dealer. A empresa, que j  conta a‡äes nesse segmento como o –Green Factory– (F brica Ecol¢gica), enfatiza ainda mais o esp¡rito da conscientiza‡Æo ambiental de seus concession rios.

A Honda sempre incentivou e reconheceu as boas pr ticas realizadas pelas suas concession rias de motocicletas. E, desde 2004, come‡ou a orient -las quanto … destina‡Æo correta dos res¡duos gerados na presta‡Æo de servi‡os. Dentre os itens verificados estÆo metais, pl sticos, borracha, papel, tecido, l¡quidos,  cidos, combust¡veis, solventes, ¢leo lubrificante e baterias usadas. Al‚m disso, outras a‡äes implementadas na rede autorizada tamb‚m contribuem com os aspectos ambientais, tais como utiliza‡Æo de sistemas de exaustÆo de gases nas oficinas, reutiliza‡Æo e capta‡Æo de  gua, redu‡Æo do consumo de energia e atividades de conscientiza‡Æo e responsabilidade social.

E para estimular ainda mais a rede, no in¡cio de 2008, a Honda implementou um programa de certifica‡Æo anual para as concession rias que comprovarem a destina‡Æo adequada dos res¡duos. Pesquisas recentes apontam o total envolvimento na preserva‡Æo do meio ambiente e j  conta com 48 aptas a receber a certifica‡Æo. A meta da empresa ‚ elevar este n£mero para 100 at‚ o final do ano.

Publicidade

F brica de Manaus como exemplo – Para o desenvolvimento do Green Dealer, a empresa tomou como base as a‡äes de preserva‡Æo ambiental adotadas pela f brica de Manaus e Sumar‚. Atrav‚s do programa denominado –Green Factory–, 97% dos res¡duos gerados sÆo reciclados, al‚m de disponibilizar 148 programas de gestÆo ambiental, esta‡Æo de tratamento de efluentes e laborat¢rio de emissÆo de gases poluentes.

A a‡Æo ‚ um extenso programa internacional, desenvolvido em todas as Unidades da Honda no mundo, e que chegou ao Brasil no final da d‚cada de 90.

Nesse per¡odo, quase US$ 40 milhäes foram investimentos em diversas frentes, como a redu‡Æo da gera‡Æo de res¡duos no processo produtivo e adequa‡Æo … linha de produ‡Æo, respeitando a legisla‡Æo ambiental brasileira. A atividade tem como proposta central a introdu‡Æo de inova‡äes na f brica, visando o aperfei‡oamento das opera‡äes, al‚m de contribuir para uma convivˆncia harmoniosa com a sociedade local. Os esfor‡os resultaram na conquista do ISO 14.001, certificado internacional do Sistema de GestÆo Ambiental.