Conheça Simon Whitelock, um britânico maluco que criou uma moto mamute com 48 cilindros Kawasaki e que pesa mais de meia tonelada! Claro, tudo isso foi parar no livro dos recordes como o propulsor de veículo com mais cilindros do mundo.
Moto Kawasaki de 48 cilindros
Chamada de Tinker Toy, a motocicleta foi construída de fato para entrar no Guinness. E a criação de Whitelock continua a deter o recorde. Sim, o veículo com mais cilindros não é um avião, carro ou barco, é uma motocicleta.
Há um total de 48 cilindros neste mamute, que chega a um total de 4.200 cc, ou cerca de 256 polegadas cúbicas. Foi construída com nada menos que 16 motores Kawasaki KH 250 de três cilindros. Todas as usinas foram organizadas em seis bancos de oito cada um.
De forma curiosa, tecnicamente a moto tem 49 pistões, já que é preciso um pouco de potência para realmente iniciar essa coisa toda. Não há bateria na máquina, mas há um motor de dois tempos de 125cc que serve como um “arranque” para dar a partida principal.
Por que é um propulsor de 125cc? Bem, um de 50cc usado inicialmente não tinha potência suficiente para ligar o mamute. Aliás, como você deve ter imaginado, não existem peças no mercado para atender a um projeto tão extravagante.
Veja também:
- Legítima café racer: veja moto com cafeteira embutida
- Um tapa! 5 motos de Will Smith que mereciam o Oscar
- Night Wolves: o motoclube “particular” de Putin
Freio de Goldwing, câmbio da BMW
Whitelock teve que customizar uma grande parte do motor. Sistema de combustível, escapamento, acelerador, além de algumas outras coisas, que vieram de marcas distintas e tipos diferentes de veículos.
Um alternador de um carro é usado para fornecer eletricidade ao motor. Não por acaso, a moto pesa mais de meia tonelada, cerca de 590 kg. Para segurar tudo isso, os freios da Honda Goldwing foram escalados, assim como o garfo para suportar toda a massa.
A caixa de câmbio veio de uma BMW K100, e as rodas são feitas pela fabricante Hagon, inteiramente de aço inoxidável para maior resistência. A marca britânica também fez os cubos sob medida, para caber na moto e suportar todo o peso.
Whitelock já enlouqueceu antes…
A Tinker Toy não foi a primeira loucura, ou melhor, incursão de Whitelock no mundo da construção de motocicletas personalizadas. Como se pode notar, ele é um fã da moto Kawasaki, particularmente dos motores de três cilindros em linha da marca japonesa.
Então ele não passou dos três para os 48 da noite para o dia. O homem já fez uma moto de nove cilindros, que tinha, claro, os motores em linha favoritos unidos. Em outro surto, ele também fez um sete em linha…