A Ducati confirmou que está trabalhando em uma nova moto off road ‘emplacável’. O modelo será uma versão legalizada para as ruas, mas baseada na sua mais recente moto de competição fora de estrada. Confira o que já sabemos sobre a novidade.
Moto off road emplacada para a cidade?
O atual piloto de fábrica da Ducati, Antonio Cairoli, disse em entrevista que a marca italiana tem uma nova moto off road em desenvolvimento. Segundo o nove vezes campeão mundial, o modelo será uma máquina legalizada para as ruas, mas com o conjunto semelhante às novas motocicletas de competição da fabricante.
Ainda de acordo com a informação, a novidade pode começar a ser vendida em junho de 2025. Isso levando em consideração que a moto já esteja nos estágios finais de desenvolvimento. Conforme relato de Cairoli “o plano é primeiro completar a plataforma das novas 250 cc motocross”.
Veja também:
- Ducati tem monocilíndrica de 650cc mais forte que MT 07 e Z 650
- Ducati apresenta nova Panigale V4 S
- Superleggera V4: a Ducati de 234 cv
Como será a nova moto?
O novo modelo de moto off road poderá ser baseado na nova Desmo450 MX. Uma máquina desenvolvida para competir na temporada do Campeonato Italiano de Motocross Pro – Prestige MX1, sob o comando dos pilotos Antonio Cairoli e Alessandro Lupino.
Embora a Ducati não tenha revelado dados técnicos da Desmo MX 450, é provável que o modelo seja movido pelo novo monocilíndrico chamado de “Superquadro Mono”. A unidade que equipa a nova Ducati Hypermotard 698 Mono.
Na Hypermotard 698 Mono, o motor Ducati Superquadro produz 6,4 kgf.m de torque a 8.000 rpm e potência de 77,5 cv a 9.750 rpm, chegando até 85 cavalos com escapamento de corrida opcional da Termignoni.
Contudo, a nova moto off-road Desmo450 MX tem seus ajustes no motor para competir. De restante, a motocicleta MX apresenta garfo Showa, freios Brembo e aros da Excel, além de escape da Akrapovic.
Por fim, uma versão legalizada para as ruas desta motocicleta certamente incluirá itens como faróis, setas e, claro, suporte para a placa. O motor poderá ainda ser retrabalhado e as relações de transmissão também, o mesmo deve acontecer com o ajuste da suspensão.
Marcas entrando no nicho fora de estrada
A Ducati não está sozinha em sua busca por se ramificar no mundo das motos off road. Procurando enfrentar a competição japonesa e austríaca já estabelecida (Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki e KTM), a Triumph anunciou seus planos ainda em 2021. Desta forma, a marca europeia entrou no mercado de motocross e enduro, e lançou sua TF 250-X no início deste ano. Enfim, em breve, será a vez da Ducati entrar no mercado de motos off road.