Publicidade

Nesta semana foi comemorado 20 anos desde a estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro filme da saga escrita pela britânica J. K. Rowling. Dessa forma, o que chama atenção para nós motociclistas é a moto clássica usada na série do bruxinho. O modelo escolhido para ser usado ao longo da saga é uma Triumph 650 T 120 Bonneville branca, de 1959.

Primeira vez que a moto da Triumph aparece na saga dos filmes de Harry Potter

 

Moto que aparece em Harry Potter

O modelo aparece logo no primeiro filme com o personagem Hagrid para que ele consiga entregar o Harry Potter ainda bebê de maneira rápida para seus únicos parentes vivos, uma família de trouxas (termo usado para indicar os não bruxos). 

Publicidade

No filme, a Triumph 650 T 120 Bonneville chega cortando os céus da rua e termina seu voo no endereço da “entrega”. Infelizmente, na vida real a Triumph não possui uma moto voadora, mas vamos falar um pouco sobre a escolha desse modelo para a saga do bruxinho. 

moto do harry potter

Primeiro filme da saga Harry Potter está comemorando 20 anos e nada mais justo que relembrar qual moto era utilizada nas cenas. Aqui está a T120 ano 1959 original, antes das adaptações para ser guiada por Hagrid

 

O que o Harry Potter e a Triumph têm em comum?

Os dois pontos que se cruzam entre a Triumph e o Harry Potter é que os dois são britânicos

Publicidade

Apesar da J. K. Rowling nunca ter falado abertamente sobre a moto que aparece nas filmagens, um ponto em comum de Harry Potter e a Triumph Motorcycles é a nacionalidade. Tanto o personagem protagonista quanto a fabricante são britânicos. 

Assim, essa pode ter sido uma forma da autora valorizar sua nacionalidade ao longo da série com uma moto marcante e que compartilha de sua origem. 

Dessa forma, a Triumph 650 T 120 Bonneville de 1959 usada por Hagrid era na verdade de Sirius Black, padrinho e amigo dos pais de Harry. Como ele não pôde realizar o transporte do bebê em sua moto, a emprestou para ser realizada a viagem. 

“Um ronco discreto quebrara o silêncio da rua. Foi aumentando cada vez mais enquanto eles olhavam para cima e para baixo da rua à procura de um sinal de farol de carro, o ronco se transformou num trovão quando os dois olharam para o céu — e uma enorme motocicleta caiu do ar e parou na rua diante deles.” Essa é descrição de Rúbeo Hagrid (tirada do primeiro livro da série) sobre seu pouso com a motocicleta em frente a casa de nº4.

Publicidade

Veja também:

A época pedia uma moto clássica 

harry potter

A época em que se passa o filme não permitia uma moto atual

Como a cena ocorre nos anos 80, nada melhor que um modelo vintage. Assim, a moto Triumph escolhida passa para o telespectador um ar de que a moto é pau para toda obra e que tem uma durabilidade invejável. 

Isso porque é um modelo de 1959, mas aparece pela primeira vez em 1981 com Hagrid. Depois disso, o modelo retorna em 1991 quando Harry é convocado para Hogwarts, escola de magia e bruxaria. Os anos se passam e, surpreendentemente, o modelo da Triumph passa novamente nas telinhas. Desta vez, como Harry cresceu, Hagrid precisou colocar na Triumph um Sidecar.

O modelo aparece mais tarde equipado com um sidecar

Desse modo, esse sidecar é um assento com uma roda que fica preso a um lado da motocicleta, a deixando com três rodas. Os sidecars antigos eram planejados para serem dispositivos removíveis que pudessem ser retirados, como acontece na Triumph da saga Harry Potter. 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha