No Festival Interlagos, a Shineray apresentou dois modelos de moto trail que chamaram atenção tanto pelo visual nada convencional, como pelo conjunto técnico.

A Shineray Brasil Motors (SBM), nova marca da Shineray voltada para motocicletas de média e alta cilindrada, marcou presença no Festival Interlagos Motos 2025 com uma linha diversificada. Entre os destaques, dois modelos de moto trail ganharam destaque: a SBM 600S, oficialmente lançada, e a Adventure 400 – que aparentemente ainda está em homologação.

Moto trail: os dois modelos SBM que chamaram a atenção - Divulgação
Moto trail: os dois modelos SBM que chamaram a atenção – Foto: Motonline

Modelos moto trail da SBM

Ambos os modelos se destacam por características voltadas ao uso misto, conjunto técnico competitivo e design voltado ao segmento adventure ou pelo menos crossover. As novas motos mostram a outra estratégia da Shineray no Brasil, voltada à ampliação de portfólio e à conquista de um público que busca desempenho e quem sabe, experimentar novidades.

Entre as novidades da SBM, os dois modelos “trail” chamaram atenção pela proposta robusta e promessa de bom custo-benefício. Vamos conhecer os detalhes desses dois modelos trail, nada convencionais, que chamaram a atenção durante o evento.

Veja Também:

Shineray apresenta a linha SBM com 6 motos; Detalhes e preços

Shineray SBM 600R é a melhor esportiva média? Compare ela às rivais

Moto trail – SBM 600S

SBM 600S - moto trail lançada oficialmente no Festival Interlagos 2025 - Divulgação
SBM 600S – moto trail lançada oficialmente no Festival Interlagos 2025 – Divulgação

A SBM 600S, já lançada oficialmente, é a versão nacional da QJMotor SRT 600 SX. Seu preço sugerido é de R$ 46.990 (sem frete). Aqui no Brasil deverá competir com modelos intermediários do segmento trail, como a Suzuki V-Strom 650, por exemplo.

O modelo apresenta rodas raiadas com pneus sem câmara, característica valorizada entre motociclistas aventureiros. O motor bicilíndrico de 554 cm³, refrigerado a líquido, entrega 55,1 cv de potência e 5,5 kgfm de torque, com injeção eletrônica e câmbio de seis marchas. Conta também embreagem assistida e deslizante, item que auxilia inclusive na segurança, além da comodidade.

No quesito ciclística, a SBM 600S traz suspensão dianteira invertida, disco duplo de freio na dianteira (320 mm) e disco traseiro de 260 mm, ambos com sistema ABS de dois canais, com possibilidade de desligamento. Os pneus são de medidas 110/80 R19 na frente e 150/70 R17 atrás, adequados para diferentes terrenos — um ponto forte para quem busca uma verdadeira moto trail.

O design segue a linha adventure, com bolha frontal, carenagens e suportes para bagageiros. A presença de protetores de manopla e estrutura para malas laterais e top case sinaliza que a moto tem foco no turismo.

Moto trail – SBM Adventure 400

SBM Adventure 400 - a moto trail está em testes - Foto: Motonline
SBM Adventure 400 – a moto trail está em testes – Foto: Motonline

Essa não foi lançada, mas a Adventure 400 chamou bastante a atenção pelo seu visual. Baseada na Lifan KPT 400 — marca também pertencente ao grupo QJMotor —, a trail não ainda confirmada pela Shineray. Ao que buscamos de informações, ainda está em testes e avaliações.

O motor é um bicilíndrico paralelo de 400 cm³, que gera 42 cv a 9.500 rpm e torque de 3,57 kgfm a 7.500 rpm – segundo dados da Lifan KPT 400. A proposta se alinha a modelos de média cilindrada, oferecendo um desempenho intermediário que equilibra potência e economia. Caso seja realmente lançada, poderá concorrer no Brasil com os recentes lançamentos na faixa das 400cc, como a Himalayan 450 e até mesmo a futura CFMoto Ibex 450.

Em termos de estrutura, a trail de 400 cilindradas utiliza quadro de treliça em aço, suspensão dianteira invertida e monoamortecedor traseiro. As rodas de liga leve estão associadas a freios a disco com pinças de dois pistões na frente e um na traseira. O painel é TFT com conectividade via Bluetooth.

Lifan KPT 400 - base da SBM Adventure 400 - Divulgação
Lifan KPT 400 – base da SBM Adventure 400 – Parece a Harley Pan America? – Divulgação

O design segue uma linguagem inspirada em modelos maiores, com farol de LED retangular e carenagens volumosas. Elementos que remetem à Harley-Davidson Pan America são perceptíveis, especialmente no conjunto frontal elevado. Apesar do visual aventureiro, o objetivo do modelo está mais voltado para o crossover que propriamente off-road. Uso em estradas asfaltadas e quem sabe, trilhas leves.

Expectativa de chegada ao mercado

Atualmente, apenas a SBM 600S estará disponível para venda. A Shineray anunciou oficialmente, a criação de 33 lojas exclusivas para sua linha SBM, previstas para o segundo semestre de 2025. As unidades estarão distribuídas estrategicamente em várias regiões do Brasil, o que deve facilitar o acesso aos novos produtos.

A chegada da Adventure 400 ao mercado ainda depende de etapas regulatórias, mas como já foi apresentada publicamente, tudo indica que o modelo será confirmado em breve, dada a receptividade positiva durante o Festival Interlagos 2025.

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio