A Shineray Brasil Motors (SBM), nova marca da Shineray voltada para motocicletas de média e alta cilindrada, marcou presença no Festival Interlagos Motos 2025 com uma linha diversificada. Entre os destaques, dois modelos de moto trail ganharam destaque: a SBM 600S, oficialmente lançada, e a Adventure 400 – que aparentemente ainda está em homologação.
Modelos moto trail da SBM
Ambos os modelos se destacam por características voltadas ao uso misto, conjunto técnico competitivo e design voltado ao segmento adventure ou pelo menos crossover. As novas motos mostram a outra estratégia da Shineray no Brasil, voltada à ampliação de portfólio e à conquista de um público que busca desempenho e quem sabe, experimentar novidades.
Entre as novidades da SBM, os dois modelos “trail” chamaram atenção pela proposta robusta e promessa de bom custo-benefício. Vamos conhecer os detalhes desses dois modelos trail, nada convencionais, que chamaram a atenção durante o evento.
Veja Também:
Shineray apresenta a linha SBM com 6 motos; Detalhes e preços
Shineray SBM 600R é a melhor esportiva média? Compare ela às rivais
Moto trail – SBM 600S
A SBM 600S, já lançada oficialmente, é a versão nacional da QJMotor SRT 600 SX. Seu preço sugerido é de R$ 46.990 (sem frete). Aqui no Brasil deverá competir com modelos intermediários do segmento trail, como a Suzuki V-Strom 650, por exemplo.
O modelo apresenta rodas raiadas com pneus sem câmara, característica valorizada entre motociclistas aventureiros. O motor bicilíndrico de 554 cm³, refrigerado a líquido, entrega 55,1 cv de potência e 5,5 kgfm de torque, com injeção eletrônica e câmbio de seis marchas. Conta também embreagem assistida e deslizante, item que auxilia inclusive na segurança, além da comodidade.
No quesito ciclística, a SBM 600S traz suspensão dianteira invertida, disco duplo de freio na dianteira (320 mm) e disco traseiro de 260 mm, ambos com sistema ABS de dois canais, com possibilidade de desligamento. Os pneus são de medidas 110/80 R19 na frente e 150/70 R17 atrás, adequados para diferentes terrenos — um ponto forte para quem busca uma verdadeira moto trail.
O design segue a linha adventure, com bolha frontal, carenagens e suportes para bagageiros. A presença de protetores de manopla e estrutura para malas laterais e top case sinaliza que a moto tem foco no turismo.
Moto trail – SBM Adventure 400
Essa não foi lançada, mas a Adventure 400 chamou bastante a atenção pelo seu visual. Baseada na Lifan KPT 400 — marca também pertencente ao grupo QJMotor —, a trail não ainda confirmada pela Shineray. Ao que buscamos de informações, ainda está em testes e avaliações.
O motor é um bicilíndrico paralelo de 400 cm³, que gera 42 cv a 9.500 rpm e torque de 3,57 kgfm a 7.500 rpm – segundo dados da Lifan KPT 400. A proposta se alinha a modelos de média cilindrada, oferecendo um desempenho intermediário que equilibra potência e economia. Caso seja realmente lançada, poderá concorrer no Brasil com os recentes lançamentos na faixa das 400cc, como a Himalayan 450 e até mesmo a futura CFMoto Ibex 450.
Em termos de estrutura, a trail de 400 cilindradas utiliza quadro de treliça em aço, suspensão dianteira invertida e monoamortecedor traseiro. As rodas de liga leve estão associadas a freios a disco com pinças de dois pistões na frente e um na traseira. O painel é TFT com conectividade via Bluetooth.
O design segue uma linguagem inspirada em modelos maiores, com farol de LED retangular e carenagens volumosas. Elementos que remetem à Harley-Davidson Pan America são perceptíveis, especialmente no conjunto frontal elevado. Apesar do visual aventureiro, o objetivo do modelo está mais voltado para o crossover que propriamente off-road. Uso em estradas asfaltadas e quem sabe, trilhas leves.
Expectativa de chegada ao mercado
Atualmente, apenas a SBM 600S estará disponível para venda. A Shineray anunciou oficialmente, a criação de 33 lojas exclusivas para sua linha SBM, previstas para o segundo semestre de 2025. As unidades estarão distribuídas estrategicamente em várias regiões do Brasil, o que deve facilitar o acesso aos novos produtos.
A chegada da Adventure 400 ao mercado ainda depende de etapas regulatórias, mas como já foi apresentada publicamente, tudo indica que o modelo será confirmado em breve, dada a receptividade positiva durante o Festival Interlagos 2025.