Publicidade

Pol Espargaró sagrou-se Campeão do Mundo de Moto2™ de 2013 com uma corrida de antecipação ao vencer o Grande Prémio AirAsia do Japão deste domingo em grande estilo. A tarefa do espanhol ficou facilitada quando os principais rivais ao título, Scott Redding e Tito Rabat, foram colocados fora de ação na sequência de uma colisão múltipla na primeira volta. Mika Kallio e Tom Lüthi completaram o pódio.

Pol Espargaro da Tuenti HP 40 é o campeão 2013 da Moto2™

Pol Espargaro da Tuenti HP 40 é o campeão 2013 da Moto2™

O fim-de-semana de Motegi já tinha sido muito afetado, sem qualquer atividade em pista na sexta-feira e com o programa de sábado sofrendo grandes alterações devido ao nevoeiro cerrado e chuva forte. Isto trouxe apenas mais desafios para o antigo líder do campeonato Redding (Marc VDS Racing Team), que já estava com dores depois de ter fraturado o pulso no fim-de-semana australiano.

Publicidade

Mas domingo trouxe consigo céu limpo e temperaturas de 20ºC, com uma largada limpa para a corrida até à saída da segunda curva quando Redding, Rabat (Tuenti HP 40) e Alex Mariñelarena (Blusens Avintia) envolveram-se em um acidente e nenhum dos três conseguiu alinhou no segundo procedimento de largada. Na Curva 3 Dominique Aegerter foi vítima de incidente separado, mas o piloto da Technomag carXpert conseguiu marcar presença na segunda formação do grid grelha após a apresentação das bandeiras vermelhas.

Espargaró comemora a vitória e o título antecipado em Montegi

Espargaró comemora a vitória e o título antecipado em Montegi

Na primeira das 15 voltas após a segunda largada, Espargaró tomou a liderança a Kallio (Marc VDS) e não mais perdeu a posição até o final, deixando o finlandês em segundo depois de largar da pole position, com Tom Lüthi (Interwetten Paddock Moto2) fechando o pódio pela terceira vez consecutiva e sexta nesta temporada. Xavier Simeon (Maptaq SAG Zelos Team) e Julian Simon (Italtrans Racing Team) completaram o Top 5, à frente de Nico Terol (Aspar Team Moto2), Alex de Angelis (NGM Mobile Forward Racing) e Takaaki Nakagami (Italtrans Racing Team) – o melhor piloto da casa. Foi uma corrida com vários incidentes, com nove pilotos não chegando ao final, se bem que Aegerter recuperou até o oitavo posto depois de estar em último após a segunda largada.

Publicidade

Com o título já conquistado por Espargaró, resta agora disputar mais uma corrida de Moto2™ em 2013. O Grande Prêmio Generali da Comunidade Valenciana tem lugar no circuito Ricardo Tormo em 10 de Novembro.