Publicidade

Mika Kallio conquista a primeira vitória de Moto2™ após emocionante disputa no Grande Prêmio Bwin da República Checa. O finlandês dividiu o pódio com Takaaki Nakagami e Tom Lüthi, enquanto o líder do Campeonato Scott Redding limitou a terminar quatro lugares atrás de Pol Espargaró.

Mika Kallio, Marc VDS Racing Team em Brno na República Checa

Mika Kallio, Marc VDS Racing Team em Brno na República Checa

 

Publicidade

Antes do início da corrida de 20 voltas ao circuito de Brno a preocupação era a ameaça de chuva, mas a prova acabou sendo disputada em pista seca. Kallio largou na quarta posição do grid, com a máquina da Marc VDS Racing Team, enquanto o grid era liderado por Nakagami (Italtrans Racing Team). Com o finlandês pulando para a segunda posição na largada, o restante pelotão largou sem qualquer incidente, com exceção ao companheiro de equipe de Nakagami, Julian Simon, que caiu na primeira curva.

A corrida acabou tendo dois momentos especiais. O primeiro foi a disputa titânica pela liderança, que se desenrolou ao longo de toda a prova entre Tom Lüthi (Interwetten Paddock Moto2 Racing) e Nico Terol (Aspar Team Moto2), bem como entre Nakagami e Kallio. Na quarta volta Kallio saltou para a liderança, mas o momento mais importante foi quando ele dilatou a vantagem para meio segundo na última volta.

O finlandês conquistou assim a primeira vitória em 5 anos, desde aquela obtida nas 250cc em Donington Park em 2008. A outra batalha foi entre os candidatos ao título, com Espargaró (Tuenti HP 40) e Redding (companheiro de equipe de Kallio na Marc VDS Racing Team) a se degladiarem na pista, o que não deixou de ser uma surpresa porque o espanhol largou da frente do grupo, enquanto o britânico saiu de 13º no grid após difícil qualificação. Redding roubou o quinto posto do rival na 9ª volta, mas acabou depois sendo superado por outros pilotos e caindo para oitavo enquanto o seu mais direto rival terminou em quarto, relegando Johann Zarco (Came Iodaracing Project) para quinto na última volta.

Com  Kallio superando Nakagami para conquistar a primeira vitória de Moto2 e Lüthi garantindo o segundo pódio da temporada, Espargaró e Zarco completaram a lista dos cinco primeiros, com Terol, o vencedor de Indy Tito Rabat (Tuenti HP 40) e Redding logo atrás. Foram oito os pilotos que não terminaram, entre eles o Campeão do Mundo de Moto3™ Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP), que sofreu queda na Curva 1. A cinco voltas do final houve uma colisão a três, precisamente na Curva 3: Mike di Meglio (JiR Moto2), Alberto Moncayo (Argiñano & Gines Racing) e Marcel Schrotter (Maptaq SAG Zelos Team).

Publicidade

O resultado deste domingo deixa Espargaró cinco pontos mais perto do líder Redding, agora a 21 num momento em que faltam sete corridas para o final da temporada. O vencedor Kallio sobe uma posição na geral, para quarto.

A Moto2™ retorna no próximo fim-de-semana no Grande Prêmio Hertz da Inglaterra, em Silverstone.