Publicidade

Alex Márquez conseguiu a primeira vitória da carreira no Campeonato do Mundo no Grande Prêmio AirAsia do Japão de Moto3™. Numa corrida repleta de surpresas, os candidatos ao título Luís Salom e Alex Rins sofreram quedas antes de Márquez, da Estrella Galícia 0,0, se impor sobre Maverick Viñales por apenas dois centésimos de segundo.

Alex Marquez da Estrella Galicia no GP de Motegi

Alex Marquez da Estrella Galicia no GP de Motegi

Ninguém podia antever os acontecimentos de domingo no Twin Ring Motegi em uma corrida emocionante da largada à linha de chegada, com alternância do desfecho do campeonato a cada volta. Quando tudo estava definido, um acontecimento novo provocava uma reviravolta no campeonato, isso em muitas ocasiões durante a corrida.

Rins (Estrella Galicia 0,0) largou da pole pela sétima vez nesta temporada, enquanto o líder do campeonato Salom (Red Bull KTM Ajo) saiu do quarto posto e teria o título caso vencesse com Rins terminando em 11º, ou pior. Contudo, o destino do Campeonato foi abalado em várias ocasiões ao longo da corrida. A primeira volta foi absolutamente chocante para a Red Bull KTM Ajo. Segundos depois de Zulfahmi Khairuddin ser colocado para fora em um incidente na Curva 1 com Brad Binder, da Ambrogio Racing, Salom viu-se envolvido em uma colisão com Isaac Viñales, da Ongetta-Centro Seta, na Curva V. O maiorquino ainda voltou à corrida e começou a estabelecer tempos recordes enquanto recuperava terreno, mas acabou sendo cuspido da moto na Curva 4, na oitava volta.

Publicidade

Sabendo que o líder do campeonato estava fora da corrida, Rins estava destinado a liderar a pontuação caso mantivesse a posição daquele momento, terceiro colocado, atrás de Viñales (Team Calvo) e do colega de equipe Márquez, na 14ª volta, isto após acirrada disputa entre os dois pilotos que seguiam à sua frente.

De forma incrível, um erro de Rins levou-o a perder o controle da moto e a deixar uma vez mais a luta pelo título totalmente em aberto. Ele voltou à pista, mas recuperou apenas até a 24ª colocação, terminando fora da zona de pontuação. Viñales era o líder ao iniciar a última volta, mas um erro na Curva 10 foi o bastante para Márquez. O irmão mais novo do líder do Campeonato do Mundo de MotoGP™, Marc, saltou para a liderança e conquistou a primeira vitória da carreira por apenas 27 milésimos de segundo. Viñales acabou voltando à luta pelo título com o segundo posto, enquanto o pódio foi completado por Jonas Folger, da Mapfre Aspar Team Moto3.

Eric Granado não tem conseguido bons resultados

Eric Granado não tem conseguido bons resultados

Publicidade

Miguel Oliveira, da Mahindra Racing, fez uma corrida tranquila, terminando em quarto, enquanto atrás dele se desenvolvia dramática luta pelo quinto posto, com Romano Fenati (San Carlo Team Italia) levando vantagem sobre a dupla da Caretta Technology – RTG, Jack Miller e John McPhee. A lista dos dez primeiros contou ainda com Niklas Ajo (Avant Tecno), Niccolo Antonelli (GO&FUN Gresini Moto3) e o já referido Binder.

Foram nove os pilotos que não terminaram, incluindo Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold), que sofreu queda na última volta, enquanto o brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar Team Moto3) foi 19º. Os acontecimentos de Motegi acabaram fazendo com que a corrida ao título da Moto3™ se estenda até à última etapa num duelo a três. Salom lidera a geral antes do Grande Prémio Generali da Comunidade Valenciana com dois pontos de margem sobre Viñales e Rins a apenas mais três.

A etapa de Valência, no circuito Ricardo Tormo, acontece dia 10 de Novembro.

Publicidade