Publicidade

Foi Cortese que conseguiu o melhor arranque e liderou até à primeira curva, à frente de Maverick Viñales, da Blusens Avintia, Zulfahmi Khairuddin, da Air-Asia-SIC-Ajo, Miguel Oliveira, da Estrella Galicia 0,0, e Efrén Vázquez, da JHK T-Shirt Laglisse.

Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, assinou a vitória após brilhante batalha até à linha de meta com Maverick Viñales no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril, enquanto Oliveira se vai traído por problemas.

Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, assinou a vitória após brilhante batalha até à linha de meta com Maverick Viñales no Grande Prémio de Portugal Circuito Estoril, enquanto Oliveira se vai traído por problemas.

Depois da largada geral, quando as 34 motas trocam de posições nas rondas iniciais, constituiu-se um grupo dianteiro com Cortese, Luis Salom (RW Racing GP), Vázquez, Viñales e Kent, companheiro de equipa de Cortese. O público português teve um desgosto quando Oliveira foi obrigado a regressar às boxes com um problema mecânico.

Niccolo Antonelli, da San Carlo Gresini Moto 3, mostrou-se em boa forma e a 16 voltas do fim fez uma jogada arriscada para tirar o sexto lugar a Kent, mas este resistiu. Na mesma volta, Danny Webb, da Mahindra Racing, regressou às boxes com um problema mecânico na mota.

Publicidade

Quando Viñales já liderava o grupo da frente, dava-se uma batalha pelo quinto lugar entre Fenati, Kent, Antonelli e Vázquez. Num passe espectacular no fim da recta da meta, Fenati aproveitou a saída de trajectória dos rivais para subir para quinto, embora tenha sido ultrapassado novamente por Kent na Curva 2. Quando faltavam 12 voltas, Viñales e Cortese subiram a fasquia, deixando Salom e Khairuddin a lutar pelo derradeiro lugar no pódio.

Nove voltas antes do fim, tanto Kent como Fenati saíram de trajectória, caindo para o fim da fila. A sorte do italiano piorou ainda mais algumas voltas depois quando ele e Louis Rossi (Racing Team Germany) caíram devido ao mesmo acidente. Rossi soma agora dois acidentes em duas corridas consecutivas.

Algumas voltas mais tarde, Jasper Iwema, da MotoFGR, perdeu a dianteira da mota e terminou a prova mais cedo, enquanto mais à frente Cortese ultrapassava Viñales no fim da meta e ficava em primeiro. Cortese não conseguia livrar-se do jovem espanhol, correndo os dois lado a lado nas três voltas derradeiras. Salom também avançou contra Khairuddin, forçando a ultrapassagem na primeira curva a três voltas do final.

A última volta foi de grande emoção, com Viñales e Cortese a baterem-se lado a lado até ao fim, mas foi o alemão que chegou primeiro à meta após a última curva, conquistando a primeira vitória da temporada e o primeiro lugar no campeonato. O terceiro lugar foi para Salom, que conseguiu relegar Khairuddin para quarto. Os restantes lugares do Top 10 foram ocupados por Efrén Vázquez, Niccolo Antonelli, Alex Rins (Estrella Galicia 0,0), Danny Kent, Alexis Masbou (Caretta-Technology) e Jakub Kornfeil (Redox-Ongetta-Centro Seta).

Publicidade