Publicidade

Luís Salom aumentou a vantagem na liderança do Campeonato de Moto3™ ao vencer no Iveco TT Assen deste sábado. Ele conta agora com mais dez pontos que Maverick Viñaçes, que perdeu a liderança da corrida ao perder a tangência de uma curva nos momentos finais. Alex Rins completou o pódio depois de ter liderado durante muito tempo, enquanto Miguel Oliveira foi quarto.

Luis Salom vence e abre vantagem na liderança

Luis Salom vence e abre vantagem na liderança

Miguel Oliveira tornou-se, na sexta-feira, no primeiro português da história a garantir a pole position em qualquer classe do Campeonato do Mundo, garantindo também a primeira da Mahindra Racing na Moto3™. Ele acabou terminando a corrida em quarto e envolvido em uma luta titânica com Salom que conquistou a terceira vitória consecutiva e quarta de 2013.

Publicidade

Eric Granado só consegue a 28ª posição

Eric Granado só consegue a 28ª posição

Publicidade

Salom (Red Bull KTM Ajo) largou do quarto posto, depois de ter perdido a pole provisória ao sair de pista na qualificação. Ele passou para segundo nos momentos iniciais da corrida antes de voltar a cair para quarto, onde se manteve. Contudo, o seu ataque final – uma estratégia típica do maiorquino – a três voltas da bandeira quadriculada viu-o fazer impressionante manobra sobre Rins para chegar ao segundo posto. Parecia que Viñales tinha a corrida ganha graças à luta que decorria atrás, mas o piloto do Team Calvo perdeu a tangência na saída da Ramshoek, propiciando a chance que Salom precisava na última volta. Eles cruzaram a linha de chegada separados por apenas um décimo de segundo, com Alex Márquez caindo para quinto enquanto Rins completou o pódio. Rins liderou o pelotão durante a maior parte da corrida e à 10ª volta contava com uma vantagem de 1,3 segundos, mas começou a perder terreno rapidamente, principalmente a partir do momento em que Salom aumentou o ritmo do grupo perseguidor. A 19 segundos dos cinco primeiros terminou Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3), sexto, com Jack Miller (Caretta Technology – RTG, e mais rápido do Warm-Up) a mais oito segundos de distância. Arthur Sissis (Red Bull KTM Ajo), Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold) e Niklas Ajo (Avant Tecno) completaram o Top 10. Já o brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar Team Moto3) terminou em 28º.  O feito de Salom é a segunda vez que um piloto vence três corridas consecutivas na Moto3™. Curiosamente, a primeira vez que tal feito foi conseguido foi precisamente há um ano em Assen, quando Viñales venceu.

Publicidade

O Campeonato continua em Sachsenring com o eni Motorrad Grande Prémio da Alemanha dentro de duas semanas.