Publicidade

Alex Rins venceu de forma eletrizante a prova de Moto3™ do Grande Prêmio Tissot da Austrália, levando a melhor após batalha com vários pilotos para terminar à frente de Maverick Viñales por apenas três milésimos de segundo, o que equivale a menos de meia roda da moto. Ambos reduziram a desvantagem no campeonato para Luís Salom, que terminou em terceiro depois de largar da pole.

Depois de disputa eletrizante nas últimas 5 voltas, Rins levou a melhor sobre Vinãles

Depois de disputa eletrizante nas últimas 5 voltas, Rins levou a melhor sobre Viñales

A mais recente vitória de Rins em 2013 foi claramente a mais dramática, com o piloto agora em igualdade com Salom com seis vitórias cada um nesta temporada, quatro delas nas últimas quatro corridas. De forma impressionante, os sete primeiros ficaram separados por pouco mais de um segundo, com Niccolo Antonelli a apenas mais 1,1.

Publicidade

Philipp Oettl (Interwetten Paddock Moto3) acabou não largando devido a problemas na moto, enquanto Francesco Bagnaia (San Carlo Team Italia) e Hyuga Watanabe (La Fonte Tascaracing) desistiram, mas foram 30 os que chegaram ao final. A batalha titânica na frente viu vários pilotos passarem pela liderança, enquanto Salom chegou a estar em sétimo, mas parecia estar fazendo a sua já tradicional recuperação no final das corridas.

Foi necessário recorrer ao photo finish para saber quem cruzou a linha de chegada em primeiro

Rins e Viñales: foi necessário recorrer ao photo finish para saber quem cruzou a linha de chegada em primeiro

Contudo, foi Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3) que brilhou no início da última volta, disparando para a liderança na curva Doohan mas perdeu a trajetória e caiu para sexto três curvas depois. A corrida até à linha de chegada resultou no mais disputado final de prova do ano no Campeonato do Mundo de Moto3™, com Rins (Estrella Galicia 0,0) batendo Viñales (Team Calvo) após ambos terem largado da segunda linha do grid.

Publicidade

O vencedor ficou agora a cinco pontos do líder do Campeonato Salom (Red Bull KTM Ajo) quando faltam disputar as corridas do Japão e Valência, enquanto Viñales continua na luta, agora a 22 pontos do líder. O colega de equipe de Rins, Alex Márquez terminou em quarto, com o primeiro grupo sendo completado pelo herói da casa Jack Miller (Caretta Technology – RTG), Folger, o homem da primeira linha do grid, Efrén Vázquez (Mahindra Racing) e Antonelli (GO&FUN Gresini Moto3). Niklas Ajo (Avant Tecno) ficou a mais 12,8s, com Alexis Masbou fechando o Top 10 para a Ongetta-Rivacold. O brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar Team Moto3) foi 21º.

Com apenas cinco pontos separando os dois primeiros do Campeonato e 50 ainda em disputa luta, está tudo em aberto no que toca ao título. A temporada de 2013 da Moto3™ continua na próxima semana com o Grande Prêmio do Japão no Twin Ring Motegi.