Publicidade

Levantamento foi realizado durante 13ª Edição do MotoCheck-Up da Abraciclo, durante Semana Nacional de Trânsito

Das 4000 mil motocicletas que passaram pela 13ª Edição do MotoCheck-Up, realizado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) na Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 20 e 24 de setembro, 49% apresentaram defeito no freio traseiro, 44% na caixa de direção e 42% no freio dianteiro. Mais de 30% das motos também apresentaram falhas no pneu traseiro, luz de freio e lanterna.

“O levantamento revela um perfil da frota circulante de motocicletas na maior capital do país. Os números mostram falta de manutenção no veículo, o que pode comprometer o funcionamento do equipamento no trânsito”, afirma Carlos Weiss, gerente de operações da Abraciclo e organizador do evento.

Os dados preocupam ainda mais quando avaliada a quantidade de itens com defeito por moto. Mais de 30% das motocicletas apresentaram problemas entre 4 a 6 itens, 11% trouxeram problemas entre 7 a 9 itens e 1% em mais de nove itens.

Publicidade

“Os condutores precisam fazer a revisão dos itens de segurança periodicamente, garantindo assim maior segurança nas ruas”, afirma Moacyr Paes, diretor executivo da Abraciclo.

O MotoCheck-Up é uma ação educativa, que tem como objetivo garantir maior segurança aos motociclistas, além de conscientizá-los sobre direção defensiva no trânsito, e já recebeu quase 23 mil participantes ao longo de suas 13 edições.