Publicidade

Foto: José Leomar

Uma sessão solene homenageou, na noite da quinta-feira (06/12), na Assembleia Legislativa os Motoclubes e Motogrupos do Ceará. O deputado Hermínio Resende (PSL), autor da iniciativa, agradeceu aos presentes e disse que também costuma usar motocicletas. Ele informou que os grupos fazem parte da Federação de Moto Clubes do Ceará.

No entanto, o parlamentar chamou atenção para o aumento do número de acidentes envolvendo motos. “Hoje mais de 60% dos leitos ocupados no IJF são de acidentes causados por pessoas que conduzem motocicleta erroneamente, diferente desse grupo”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, o não uso de capacete é uma preocupação e será necessário promover campanhas para aumentar o uso do equipamento e diminuir os índices de acidentes nas estradas estaduais.

Publicidade

O Governo do Estado tem se utilizado dos motoclubes para ajudar na educação de trânsito.

O presidente da Federação dos Motoclubes e Motogrupos do Ceará, Jaime Ferreira Junior, parabenizou a Assembleia pela iniciativa, e disse que os grupos de motociclistas do Estado têm dado exemplo ao Brasil.

Segundo Jaime, mais de 40 mil/ano pessoas morrem e 150 mil/ano são hospitalizados por conta de acidentes de moto no Brasil. “Os acidentes tem preocupado a todos nós que usamos motocicletas. No Ceará, dos 184 municípios, apenas 50 possuem Departamento Municipal de Transito (Demutran). Já se torna obrigatório que a implantação aconteça”, disse.

Zelson Aguiar, dep Hermínio Resende(PSL) e Rubens Sucupira (pai do motonliner Luis Sucupira)

Publicidade

Foram agraciados com placas comemorativas o presidente da Caveira Confraria, Carlos Benevides; coordenador da MotosNet Confraria, Gerardo Aguiar Vale Filho; presidente da Associação dos Motociclistas do Ceará, Edson Peixoto Maia; presidente da Associação dos Motoclubes e Motogrupos de Fortaleza, Zelson Luis Aguiar Veríssimo; presidente do primeiro motoclube do Estado (Os Rabos de Burro), Carlos Rubens Rabelo Sucupira; e o presidente da Federação dos Motoclubes e Motogrupos do  Ceará, Jaime Ferreira Lima Junior.

Emocionante a homenagem feita ao Sr. Rubens Sucupira, na Assembléia. O velho motociclista não segurou as lágrimas e se emocionou ao ver sua história de fundador do primeiro moto grupo do Ceará sendo passada na tela. Ali passou um filme que fez ele retornar 55 anos no tempo e ao ler a citação: “o motociclista é imune ao tempo e ao clima, mas sempre é abatido pela emoção toda vez que ouve o som daquele bicho que anda em duas rodas chamado motocicleta.”  A emoção tomou seu devido lugar.

Já o deputado Herminio Resende recebeu do presidente Jaime um certificado denominado-o “Amigo dos Motociclistas” e já se comprometeu a atuar para que projetos importantes, inclusive os que desoneram impostos para equipamentos de segurança, andem com maior celeridade.

Finalmente o Ceará tem um motociclista como deputado. Juntos com as associações e federação de motoclubes e motociclistas, o Ceará dá exemplo de luta sendo reconhecido por parte do governo como colaborador efetivo paras as ações voltadas para educação de trânsito e solidariedade. O Ceará é hoje o estado que reúne um grupo expressivo de motociclistas voluntários da Cruz Vermelha.

Publicidade
Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.