Publicidade

Jorge Lorenzo venceu pela sétima vez em 2013 no Grande Prêmio AirAsia do Japão. O piloto da Yamaha Factory Racing lutou bem contra a oposição da dupla da Repsol Honda Team, Marc Márquez e Dani Pedrosa, para garantir que a luta pelo título segue para a última prova da temporada, a primeira vez que tal fato acontece desde 2006.

Vitória de Lorenzo leva decisão do título para a última etapa em Valência

Vitória de Lorenzo leva decisão do título para a última etapa em Valência

Proporcionando um final totalmente inesperado à sequência tripla do Extremo Oriente, o fim-de-semana de Motegi foi fortemente marcado por condições climáticas inclementes, o que levou ao cancelamento de todos os treinos livres. Ironicamente, a corrida de domingo aconteceu sob céu limpo no Japão.

Publicidade

Vindo da quarta pole do ano, Lorenzo liderou do início ao fim para somar mais uma vitória à frente de Márquez na temporada de 2013. O colega de equipe Valentino Rossi parecia funcionar como proteção entre o atual campeão e a dupla de fábrica da Honda, mas cometeu dois erros na Curva 11 e caiu na classificação.

Márquez não aproveitou a última chance de conquista antecipada do título

Márquez não aproveitou a última chance de conquista antecipada do título

Lorenzo acabou ficando sob forte pressão de Márquez no meio da prova, com Pedrosa logo atrás. Contudo, o maiorquino foi poupado a momentos mais emocionantes com os erros cometidos por Márquez nas Curvas 11 e 1. O jovem de 20 anos não mais mais voltou a estar tão próximo de Lorenzo, que terminou a corrida 3,1s à frente do segundo colocado.

Publicidade

O terceiro lugar de Pedrosa foi o 12º pódio da temporada, mas o piloto de Sabadell não conseguiu dar continuidade às vitórias das duas últimas temporadas em Motegi e com isso perdeu todas as possibilidades de chegar ao título em 2013. Álvaro Bautista e Stefan Bradl completaram a lista dos cinco primeiros, com o piloto da GO&FUN Honda Gresini aproveitando o vácuo do germânico da LCR Honda MotoGP no início da oitava volta. Rossi lutou muito para se recuperar até o sexto posto, depois de ter chegado a estar em 11º, enquanto Cal Crutchlow levou a melhor sobre um impressionante colega de equipe na Monster Yamaha Tech3, Bradley Smith, para terminarem em sétimo e oitavo, respectivamente.

A Ducati Team completou o Top 10 com Nicky Hayden e Andrea Dovizioso, enquanto o 11º posto ficou com o piloto da casa Katsuyuki Nakasuga, da Yamaha YSP Racing Team. Em 12º ficou o melhor CRT, Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), com Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar) sendo o último dos três pilotos que desistiram; o espanhol sofreu queda em alta velocidade, mas saiu ileso.

O resultado de domingo representou a 200ª vitória da Yamaha na Classe Rainha e deixou Lorenzo a 13 pontos de Márquez quando falta disputar apenas uma corrida, o Grande Prêmio Generali da Comunidade Valenciana. Esta será a primeira vez em sete anos que o título da categoria rainha é decidido na última corrida; em 2006 também foi em um duelo entre Honda e Yamaha, com a coroa sendo conquistada por Nicky Hayden batendo o então Campeão do Mundo Valentino Rossi.

Publicidade