Publicidade
O circuito de Le Mans já recebeu o MotoGP™ por 25 vezes, o que nos deixa com muitos factos e números antes da quarta jornada da época de 2013...

O circuito de Le Mans já recebeu o MotoGP™ por 25 vezes, o que nos deixa com muitos factos e números antes da quarta jornada da época de 2013...

2.986 – Dani Pedrosa somou um total de 2.986 pontos nas três categorias ao longo da carreira de Grandes Prémios. Um resultado nos três primeiros fará com que seja o terceiro piloto na história a ultrapassar a marca de 3.000 pontos em Grandes Prémios, depois de Valentino Rossi (com um total de 4.604) e Loris Capirossi (3.215 em toda a carreira).

46 – A vitória de Dani Pedrosa em Jerez foi a sua 46ª em todas as categorias dos Grandes Prémios, todas elas com a Honda. Trata-se de mais um triunfo com maquinaria Honda que o seis vezes Campeão do Mundo Jim Redman durante toda a carreira de GPs. Apenas Mick Doohan, com 54, conta com mais triunfos em Grandes Prémios aos comandos de motos Honda.
44 anos – No dia da qualificação em Le Mans passam exactamente 44 anos sobre o dia em que Jean Aureal, aos comandos de uma Yamaha, se tornou no primeiro gaulês a vencer um Grande Prémio de 125cc, precisamente no GP de França de 1969 em Le Mans.

28 anos – No dia da corrida em Le Mans passam exactamente 28 anos sobre dia em que Christian Sarron venceu o único Grande Prémio da carreira na corrida molhada das 500cc no circuito de Hockenheim, na Alemanha, em 1985. Esta vitória de Sarron colocou ponto final na sequência de 28 triunfos por parte de pilotos americanos, a mais longa sequência de vitórias por parte de uma nação na categoria rainha.

Publicidade

20 anos e 77 dias – No Grande Prémio de Espanha Marc Márquez tornou-se, com 20 anos e 77 dias de idade, no mais jovem piloto de sempre a somar três pódios consecutivos em Grandes Prémios da categoria rainha, batendo o recorde de 20 anos e 345 dias de idade de Jorge Lorenzo, quando conquistou o terceiro pódio consecutivo em 2008.

11 – As últimas 11 corridas das três categorias foram ganhas por pilotos espanhóis. A última vez que um Grande Prémio foi ganho por um não espanhol foi na corrida de Moto3™ do ano passado em Valência com Danny Kent a ser o primeiro a cruzar a linha de meta. A Espanha detém o recorde de mais longa sequências de vitórias em todas as classes dos Grandes Prémios, estabelecida em 2010 quando 15 corridas seguidas foram ganhas por pilotos espanhóis.

9 – As primeiras nove corridas de Grande Prémio do ano das três classes apresentaram nove vencedores diferentes. Em 65 anos de história dos Grandes Prémios só por uma vez se assistiu a três vencedores diferentes nas primeiras três corridas do ano no equivalente às actuais três categorias do campeonato. Em 1951 os três vencedores de cada uma das classes foram: 125cc – Guido Leoni, Cromie McCandless e Gianni Leoni. 250cc – Dario Ambrosini, Tommy Wood e Bruno Ruffo. 500cc – Umberto Masetti, Fergus Anderson e Geoff Duke.

5 – No dia da qualificação em Le Mans passam exactamente cinco anos sobre a vitória de Mike di Meglio no Grande Prémio de França de 125cc de 2008, o que fez dele o primeiro gaulês a vencer uma corrida de 125cc em Le Mans desde Guy Bertin em 1979.

Publicidade