Publicidade

A temporada 2020 da MotoGP está com quase tudo pronto para começar. As equipes já apresentaram suas máquinas para o desafio e tem avaliado seus equipamentos nos testes de pré-temporada, iniciados este ano no Circuito de Sepang.

Um dos principais destaques da temporada serão os irmãos Márquez no comando da Honda

Um dos principais destaques da temporada serão os irmãos Márquez no comando da Honda

Além das motos, as principais novidades estão nos competidores. A Honda vai contar com a estreia de Álex Márquez, fazendo dupla com o irmão Marc Márquez na RC213V. Na Yamaha Valentino Rossi viverá seu último ano no time de fábrica, enquanto Jorge Lorenzo retorna da aposentadoria como piloto de testes. Esta será também a maior temporada da história, com o total de 20 etapas.

Honda, Yamaha, Suzuki, Ducati, KTM e Aprilia na MotoGP

O time de corridas oficial da Honda apresentou a nova RC213V para a temporada 2020 da MotoGP em Jacarta, na Indonésia. A moto apresenta o tradicional esquema de cores da empresa patrocinadora de longa data, Repsol. Este ano a principal atração da equipe de fábrica é a dupla de pilotos, afinal será defendida pelos irmãos: Marc Márquez, que detém quatro títulos consecutivos na categoria e que ainda se recupera de uma cirurgia no ombro direito, e Álex Márquez, atual campeão da Moto2.

Publicidade

A equipe de fábrica da Yamaha apresentou a nova YZR-M1 sem grandes mudanças no design aerodinâmico e mantendo o padrão de cores semelhante ao de 2019. O maior destaque, durante a apresentação no circuito de Sepang, ficou por conta da presença do novo piloto de testes Jorge Lorenzo. A formação oficial de corrida mantém Maverick Viñales, que anunciou sua renovação para 2021, e Valentino Rossi, que entra em sua última temporada pela equipe oficial.

A Suzuki foi outro time que optou por revelar sua nova moto durante os testes em Sepang. Em 2020, a marca completa seu centenário e em celebração a GSX-RR MotoGP chegou nas novas cores azul e prata. No ano passado o time marcou duas vitórias, alcançadas por Álex Rins no Circuito das Américas e em Silverstone, fato inédito desde o retorno da equipe à categoria em 2015. Mantendo o projeto, a Suzuki segue com a dupla de pilotos composta por Rins e o campeão da Moto3 de 2017, Joan Mir.

O time de corrida oficial da Ducati revelou a Desmosedici GP20 em um evento na cidade de Bolonha, na Itália. A moto segue com as cores em tom de vermelho escuro e o destaque ficou por conta do retorno da marca Mission Winnow, da principal patrocinadora Philip Morris, além das novidades aerodinâmicas nas rodas e carenagens.

Nesta temporada a fabricante segue com a dupla de pilotos italianos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci. A Ducati pretende ir além das marcas de 2019, quando ficou em terceiro lugar entre os construtores, atrás de Honda e Yamaha, com apenas três vitórias.

Publicidade

O time de fábrica da KTM revelou as suas cores, apresentando a nova RC16, durante um lançamento digital. Neste ano o grupo austríaco entra em sua quarta temporada na categoria principal. Desde a entrada na MotoGP, em 2017, a equipe esteve apenas em um único pódio, conquistado na corrida de Valência em 2018. O piloto Pol Espargaró, que levou a KTM a sua melhor marca até o momento, segue na formação junto de Brad Binder, vice-campeão da Moto2 no ano passado.

A Aprilia foi a última a apresentar suas cores – e tem várias movimentações acontecendo. A começar pela moto, a RS-GP, que mostrou-se ousada em sua carenagem aerodinâmica, assim como no novo motor V4 90°, mesmo ângulo da Honda e Ducati. Quanto aos pilotos, segue o time com Aleix Espargaró e Andrea Iannone, que enfrenta uma suspensão devido a um caso de doping. Por esse motivo o piloto de testes Bradley Smith fez parte das apresentações, e deve assumir o posto de Iannone nas primeiras corridas, ou além disso.

Calendário MotoGP 2020

Adotando procedimentos de segurança em virtude do coronavírus, o Mundial teve um leve ajustes no calendário. Além da estreia da MotoGP, que passou de 8 de março para 5 de abril, o GP da Tailândia, que seria a segunda etapa de 2020, passa a ser o 16º encontro da temporada. Ainda, o GP de Aragão, na Espanha, foi antecipado de 04 de outubro para 27 de setembro.

GP da Finlândia é a grande novidade da temporada. Calendário sofreu alterações em decorrência do coronavírus

GP da Finlândia é a grande novidade da temporada. Calendário sofreu alterações em decorrência do coronavírus

Publicidade

1ª – 08 de março – GP do Catar/Losail (apenas Moto2 e Moto3)
2ª – 05 de abril – GP das Américas/Austin
3ª – 19 de abril – GP da Argentina/Termas de Rio Hondo
4ª – 03 de maio – GP da Espanha/Jerez (válido também pela MotoE)
5ª – 17 de maio – GP da França/Le Mans
6ª – 31 de maio – GP da Itália/Mugello
7ª – 07 de junho – GP da Catalunha/Barcelona
8ª – 21 de junho – GP da Alemanha/Sachsenring
90ª – 28 de junho – GP da Holanda/Assen TT (válido também pela MotoE)
10ª – 12 de julho – GP da Finlândia/KymiRing
11ª – 09 de agosto – GP da República Tcheca/Brno
12ª – 16 de agosto – GP da Áustria/Red Bull Ring (válido também pela MotoE)
13ª – 30 de agosto – GP da Grã-Bretanha/Silverstone
14ª – 13 de setembro – GP da San Marino/Misano (válido também pela MotoE)
15ª – 27 de setembro – GP da Aragão/MotorLand
16ª – 04 de outubro – GP da Tailândia/Chang
17ª – 18 de outubro – GP da Japão/Motegi
18ª – 25 de outubro – GP da Austrália/Phillip Island
19ª – 01 de novembro – GP da Malásia/Sepang
20ª – 15 de novembro – GP da Valência/Ricardo Tormo (válido também pela MotoE)

MotoGP 2020 – pilotos e equipes

Equipes de fábrica

Brasil estará representado no Mundial de Motovelocidade, mais uma vez, por Eric Granado. O piloto da MotoE encerrou a temporada passada na terceira posição, com duas vitórias

Brasil estará representado no Mundial de Motovelocidade, mais uma vez, por Eric Granado. O piloto da MotoE encerrou a temporada passada na terceira posição, com duas vitórias

Repsol Honda Team
Álex Márquez #73
Marc Márquez #93

Monster Energy Yamaha MotoGP
Maverick Viñales #12
Valentino Rossi #46

Team Suzuki Ecstar
Joan Mir #36
Álex Rins #42

Ducati Team
Andrea Dovizioso #4
Danilo Petrucci #9

Red Bull KTM Factory Racing
Brad Binder #33
Pol Espargaro #44

Aprilia Racing Team Gresini
Andrea Iannone #29
Aleix Espargaró #41

Equipes satélite

LCR Honda
Takaaki Nakagami #30
Cal Crutchlow #35

Petronas Yamaha SRT – SIC
Fabio Quartararo #20
Franco Morbidelli #21

Pramac Racing (Ducati)
Jack Miller #43
Francesco Bagnaia #63

Reale Avintia Racing (Ducati)
Johann Zarco #5
Tito Rabat #53

Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona #27
Miguel Oliveira #88

vinheta-instagram_8

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza