Publicidade

Neste final de semana acontece a quarta etapa do Mundial de Motovelocidade. O GP Red Bull da Espanha ocorre em Jerez, dia 2 de maio, reunindo pela primeira vez em 2021 disputas em todas as categorias do Campeonato: MotoGP, Moto3, Moto2 e MotoE, que fará sua estreia na temporada.

Leia também:

Saiba como assistir a MotoGP deste final de semana, que acontece num dos circuitos mais tradicionais da temporada: Jerez

Acompanhando a MotoGP

No Brasil teremos nova transmissão da Fox Sports, canal de tv por assinatura. A emissora do Grupo Disney irá acompanhar ao vivo diversos momentos da programação do final de semana, incluindo treinos livres de sexta, classificatórios de sábado e, claro, as corridas do domingo na íntegra.

Publicidade

O que rolou até aqui

A Yamaha está dominando este início de temporada. Venceu a primeira prova com Maverick Viñales e depois garantiu o troféu com Fabio Quartararo, no Qatar e em Portugal. A Ducati está acompanhnado de perto, ocupando dois lugares nos pódios das duas primeiras corridas e um na terceira, quando a Suzuki do atual campeão Joan Mir alcançou o terceiro posto.

A Yamaha está dominando este início de temporada, com três vitórias em três provas. Atrás dela está a Ducati, com cinco pódios

 

Desta forma, a classificação do campeonato é liderada pelo time azul e preto neste momento. Quartararo é o líder com 61 pontos, seguido por Francesco Bagnaia (Ducati, 46 pontos), Viñales (Yamaha, 41), Johann Zarco (Ducati, 40) e Mir (Suzuki, 38). Para surpresa de muitos a Aprilia aparece na sexta posição, graças aos bons resultados obtidos por Aleix Espargaró – que soma 25 pontos no campeonato.

Publicidade

Considerando todos os pilotos e equipes, a Honda soma apenas 41 pontos até aqui… cenário terrível que deve mudar com o retorno de Marc Márquez

Depois a lista segue com a Suzuki de Alex Rins… KTM… Ducati satélite… Yamaha satélite… e a Honda aparece apenas em 13º, com Pol Espargaró, que estreia na equipe Repsol em 2021. Até aqui a marca, considerando o desempenho de todos pilotos e equipes, soma apenas 41 pontos. Entretanto, seu astro Marc Márquez enfim voltou às pistas na última prova, depois de uma temporada inteira afastado. Ainda se recuperando de lesão, MM fechou o GP de Portugal com um sétimo lugar – melhor resultado da Honda no dia.

Expectativas para a Espanha

Diferente de Portimão, que sediou o último evento da MotoGP, Jerez tem uma grande tradição no Mundial de Motovelocidade, remetendo aos anos 1980. Para se ter uma noção, apenas Valentino Rossi já venceu 7 vezes no circuito, isso se considerarmos apenas a categoria principal.

Uma cena para esquecer. Foi em Jerez, então logo na primeira prova do ano, que Márquez sofreu o acidente que lhe custaria toda a temporada de 2020

Publicidade

Analisando o histórico, Márquez pode ser apontado como favorito na pista, onde coleciona três vitórias e o recorde de volta rápida em corrida, com o tempo de 1’38.051, obtido em 2019. Entretanto, sem o espanhol na briga, Quartararo não fez feio em 2020. O francês venceu a prova e ainda cravou volta mais rápida da história do circuito, de 1’36.705.

Com olhos nos números, poderíamos apontar para uma grande briga entre Márquez e Quartararo neste final de semana, mas estaríamos desconsiderando um detalhe essencial: Marc ainda não voltou ao seu ritmo original. Provavelmente, o octacampeão Mundial fará um retorno progressivo, sem fazer sacrifícios para brigar pelas primeiras posições.

Jovens, sorridentes e rápidos. Principais equipes estão investindo em jovens talentos – e colhendo bons frutos da MotoGP

Já Fabio deve sim manter o compasso forte que apresentou até aqui, aproveitando para ampliar sua vantagem na classificação geral – e numa pista que, ao contrário das duas primeiras corridas, não favorece motos concorrentes. Mais uma vez, deve ser acompanhado por outros pilotos tão jovens e talentosos quanto ele, como Bagnaia, Morbidelli, Rins e Mir.

Estreia da MotoE

A categoria de motos elétricas terá, novamente, um piloto brasileiro no grid. Eric Granado está incubido da missão de nos representar mais uma vez nesta que será sua terceira temporada na MotoE. No ano passado, o paulista encerrou o calendário na sétima posição e, em 2019, com duas vitórias em seis provas, no terceiro posto.

Eric Granado irá representar o Brasil mais uma vez no Mundial de MotoE. Na foto, piloto celebra pódio conquistado em Jerez no início do mês, pelo SBK espanhol

Desta vez serão sete corridas, finalizando com rodada dupla em Misano, em setembro. Antes, pilotos e equipes passam pela Espanha, França e Holanda – veja calendário abaixo.

Jerez é uma velha conhecida de Eric, onde já acelerou por diferentes competições e categorias. A última vez foi há menos de três semanas, quando estreou pela classe principal do Campeonato Espanhol de SuperBike. E com pódio – relembre. Aliás, também foi em Jerez que Eric faturou sua vitória pela MotoE em 2020.

Granado celebrando vitória em Jerez, em 2020. Paulista encerrou a temporada na sétima posição e, em 2019, a concluiu em terceiro

Como assistir a MotoGP – horários da transmissão pela Fox Sports

Sábado (Classificatórios)
07h35 / 8h15 – Q1 e Q2 Moto3
08h30 / 9h – FP4 MotoGP
9h10 / 9h50 – Q1 e Q2 MotoGP
10h10 / 10h50 – Q1 e Q2 Moto2
11h05 – E-Pole

Domingo (Provas)
05h – MotoE
06h – Moto3
07h20 – Moto2
09h – MotoGP

Prova de Jerez pela MotoGP foi dominada pela Yamaha em 2020, ocupando todos os lugares do pódio. E agora, o que está por vir?

Calendário MotoGP 2021

Depois de um 2020 muito conturbado em virtude da pandemia, o Mundial de Motovelocidade está se programando para realizar 21 etapas neste ano, com duas datas ainda em aberto. Na abertura e encerramento não houve novidades, com o Catar e Valência, na Espanha, recebendo os dois grandes eventos.

1ª ETAPA – 28/03 – GP do Catar – Losail (Noturno)
2ª ETAPA – 04/04 – GP de Doha – Losail
3ª ETAPA – 18/04 – GP 888 de Portugal – Portimão
4ª ETAPA – 02/05 – GP da Espanha – Jerez (MotoE)
5ª ETAPA – 16/05 – GP da França – Le Mans (MotoE)
6ª ETAPA – 30/05 – GP da Itália – Mugello
7ª ETAPA – 06/06 – GP da Catalunha – Barcelona (MotoE)
8ª ETAPA – 20/06 – GP da Alemanha – Sachsenring
9ª ETAPA – 27/06 – GP da Holanda – Assen (MotoE)
10ª ETAPA – 11/07 – GP da Finlândia – Kymiring
11ª ETAPA – 15/08 – GP da Áustria – Red Bull Ring (MotoE)
12ª ETAPA – 29/08 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone
13ª ETAPA – 12/09 – GP de Aragão – MotorLand
14ª ETAPA – 19/09 – GP de San Marino – Misano (18/9 e 19/09 MotoE)
15ª ETAPA – 03/10 – GP do Japão – Motegi
16ª ETAPA – 10/10 – GP da Tailândia – Buriram
17ª ETAPA – 24/10 – GP da Austrália – Phillip Island
18ª ETAPA – 31/10 – GP da Malásia – Sepang
19ª ETAPA – 14/11 – GP da Comunidade Valenciana – Ricardo Tormo
*GP da Argentina e GP dos Estados Unidos – Em definição de data
*GP da Indonésia – Circuito reservado

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza