Publicidade

No último domingo Eric Granado largou da 13ª colocação e chegou em segundo numa prova de apenas cinco voltas. E isto nos trouxe um insight: ‘caramba, podemos ter um brasileiro campeão do Mundial de Motovelocidade’.

eric granado faz bornout celebrando vitoria na motoe

Eric Granado pode ser o primeiro brasileiro a se tornar campeão numa categoria da MotoGP

O paulista é o atual vice-líder da MotoE, categoria de motos elétricas da MotoGP. Está a apenas 7 pontos do primeiro colocado e tem duas provas pela frente. Além disso, possui a boa campanha de 2021 jogando a seu favor, afinal nesta temporada ele faturou 4 (das 5) poles e foi o único a vencer duas corridas. E agora, o título vem?

  • Assita ao vídeo: Granado larga em 13º e chega em 2º no GP da Áustria

Publicidade

MotoGP: Brasil pode ter seu primeiro título Mundial

Na verdade, poucas vezes estivemos tão perto de levantar um troféu no Mundial, seja na MotoGP ou demais categorias. A última esperança foi nas temporadas de 2000 a 2002, com Alex Barros.

alex barros celebra vitoria motogp

Barros levantando a bandeira do Brasil ao vencer com sua Honda West Pons é uma imagem inesquecível. Brasileiro fechou três temporadas na quarta posição

Na ocasião, o piloto da Honda faturou 13 pódios e 5 vitórias, encerrando todos os três calendários na quarta colocação. Vale lembrar que foi nesta época em que surgiu o fenômeno Valentino Rossi.

Veja também:

Publicidade

Indas e vindas de Eric Granado na MotoGP

Hoje com 25 anos, o paulista tem relação com as pistas desde muito cedo. Começou a andar de moto com 6 anos e na sequência participou das principais competições da época, como os campeonatos Paulista e Brasileiro de Motovelocidade – de CG 125. Depois foi ao exterior, passou a correr na Espanha, teve títulos pela 70cc e em 2012 chegou ao Mundial de Motovelocidade. O resto da história você já sabe.

eric granado criança de moto

Eric Granado começou a competir de moto com seis anos

Não sabe? Granado estrou na Moto2 em 2012, com 16 anos, teve 11 largadas e não somou pontos. Nos dois anos seguintes desceu um degrau e competiu na Moto3, mas acabou tendo resultados igualmente desmotivadores. Somou apenas 9 pontos. Era jovem demais e precisava ganhar experiência.

Sua primeira incursão no Mundial foi precipitada, quando tinha apenas 16 anos. Foram 3 temporadas, 2 categorias e apenas 9 pontos

Publicidade

Passou então a dividir seu tempo entre Brasil e Europa. Foi bicampeão da categoria SuperSport 600 no SuperBike Brasil e depois faturou quatro títulos consecutivos na classe principal. Em paralelo, foi ao Campeonato Europeu CEV e conquistou o campeonato Europeu de Moto2, sagrando-se o primeiro brasileiro a levantar este troféu.

eric granado campeão moto2 europa honda cbr

Do chão ao pódio. Alguns anos depois Eric se tornaria o primeiro brasileiro campeão Europeu de Moto2

Granado chega à MotoE / MotoGP

Embalado pelo título de destaque mundial, Granado teve oportunidade de voltar ao Mundial em 2018, novamente alinhando no grid da Moto2. Agora defendia as cores da Forward Racing, equipe que estranhamente lhe dispensou no meio da temporada, sem justificativa pública. Parecia o fim, mas não foi.

eric granado vence na motoe motogp 2019

Com duas vitórias em seis provas, o paulista teve um belo ano de estreia na MotoE. Na mesmo calendário, faturou o tricampeonato do Superbike Brasil

No ano seguinte o brasileiro recebe convite para acelerar na MotoE, calsse que fazia sua temporada de estreia como classe de elétricas da MotoGP . Obteve duas vitórias em seis provas, teve dias brilhantes e encerrou o calendário no terceio lugar. Depois, em 2020, encerrou na sétima colocação.

eric granado acidente motoe

Nem só de louros vive um atleta. Temporada de 2021 foi prejudicada por acidentes e penalizações

Granado pode conquistar o título na MotoE

E é desta forma que chegamos a 2021 – ano em que Eric também compete na categoria principal do Espanhol de SuperBike. A temporada vigente da MotoE terá 7 provas e assim acompanha a MotoGP por boa parte de sua passagem pela Europa. Até agora já foram disputadas 5 corridas.

eric granado espanhol sbk honda cbr 1000rr fireblade

Em 2021, Eric também corre pelo Espanhol de SuperBike

Nesse ano o brasileiro vem fazendo uma ótima campanha. Faturou quatro poles e venceu duas corridas, na França e na Holanda. Ao todo, obteve três pódios, se considerarmos ainda o segundo lugar da última corrida, disputada neste domingo.

Assim, Eric soma 73 pontos. Está a 7 do líder Alessandro Zaccone (80 pontos) e apenas um na frente do espanhol Jordi Torres (72, atual campeão). No top 5 ainda há Dominique Aegerter (69) e Lucas Tulovic (53). O sexto lugar é de Matteo Ferrari, campeão em 2019.

A expectativa do título verde e amarelo mira num futuro próximo. Há duas etapas pela frente, que serão disputadas num mesmo final de semana. Quem recebe a rodada dupla é o icônico circuito de Misano, na Itália, dias 18 e 19 de setembro. Em 2020, a corrida foi vencida por Ferrari, que certamente não levará nossa torcida em 2021.

Restam cerca de 30 dias de espera e poucos pontos para faturar o título. Boa sorte, Eric.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza