Publicidade

Muitos comentaristas esportivos dizem que no motociclismo a chuva costuma “separar os homens dos meninos”, e isso ficou mais uma vez provado neste domingo (21), na corrida de MotoGP™ no circuito de Brno, República Tcheca. Entretanto, mesmo com a forte chuva que teimava em cair em vários momentos da corrida. ninguém, por mais otimista que fosse, imaginaria um desempenho tão espetacular de Cal Crutchlow (LCR Honda), que venceu depois de largar da 10ª posição e ter chegado a estar em 15º no final da primeira volta. O pódio foi completado por Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) em segundo e Marc Márquez (Repsol Honda Team) em terceiro.

Cal Crutchlow consegue a tão sonhada primeira vitória na MotoGP™

Cal Crutchlow consegue a tão sonhada primeira vitória na MotoGP™

Com o grid formado por Márquez, JorgeLorenzo (Movistar Yamaha MotoGP), Andrea Iannone (Ducati Team), Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3), Hector Barberá (Avintia Racing) e Rossi nas primeiras duas filas, todos largaram com pneus específicos para pista molhada. Ainda na primeira volta Márquez perdeu duas posições mas as recuperou em seguida com uma dupla ultrapassagem fantástica. Já se previa uma corrida daquelas de não poder tirar os olhos do monitor de TV.

Nesse momento Rossi era o 12º e Lorenzo perdia posições sucessivamente. Faltando 21 voltas para o final, MM93 foi ultrapassado pela dupla da Ducati (Dovi e Iannone) e fica relegado a terceiro. Na próxima volta seria rebaixado ainda mais uma posição, ficando em 4º. Nesse momento Rossi era 12º e Lorenzo o 13º.

Publicidade

Faltando 13 voltas para o final o equipamentos de Dovizioso apresentou problemas, forçando-o a abandonar. Neste momento da prova víamos um Cruthclow encapetado, pilotando no molhado como se fosse um dia de sol. Nas três voltas anteriores o britânico havia subido 5 posições, chegando facilmente ao segundo posto. Mas não se contentou até chegar a liderança para cruzar a linha de chegada 7,3 segundos à frente do segundo colocado, Valentino Rossi.

Resultado da corrida

MotoGP_corrida_21_08

Cal Crutchlow: “A maior emoção que eu tive na vida foi há três semanas, quando Willow nasceu (filho) – mas este é seguramente o melhor dia da minha carreira. Estou realmente muito satisfeito com a minha equipe. Nós trabalhamos duro para que esse dia chegasse. Quase cai na Curva 10, quando mudei para sexta marcha em vez da quinta, mas eu sabia que Valentino não estava vindo, foi quando adotei uma tocada para não correr riscos”.

Valentino Rossi: “Eu corria desesperado, mas não fui tão valente como Cal!”

Publicidade

Marc Marquez: “Hoje não tivemos a melhor estratégia e não fizemos a melhor escolha de pneus. Quando vi Crutchlow e Rossi passar vi que tinham pneus em melhor estado, foi quando decidi esquecê-los. Então eu me concentrei nas duas Ducati para tentar controlá-los. Então, hoje, dada a escolha de pneus, foi um bom resultado. A coisa mais importante para mim é que eu me sinto forte no seco e no molhado – em todas as condições – e isso é bom para o campeonato”.

Situação do campeonato – MotoGP™

MotoGP_campeonato_21_08

Para Jorge Lorenzo foi uma daquelas corridas para se esquecer. Não teve coragem de andar na mesma tocada dos seus principais concorrentes ao título, fez uma má escolha de pneus, entrando nos boxes a sete voltas do final para trocar de moto, voltando aos boxes na volta seguinte, isso para dar tempo à equipe de trocar os pneus da moto inicial. Com toda essa lambança, Lorenzo amargou a 17ª colocação, última entre os que receberam a bandeira quadriculada.

Não completaram a prova Andrea Dovizioso (Ducati Team), Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) e Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar).

Publicidade

O próximo encontro da MotoGP será dia 4 de setembro no Circuito de Silverstone.

Separador_MotoGP

Copyright by Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.