Publicidade

O nome de Fabio Quartararo (20, Monster Energy Yamaha MotoGP) volta a brilhar na MotoGP. O francês venceu a segunda prova da MotoGP 2021, disputada novamente no Qatar, neste domingo, 4 de abril. O pódio foi completado por Johan Zarco (5) e o novato Jorge Martin (89), ambos da Pramac Racing (Ducati).

Zarco mais uma vez no pódio. Desta vez, ao lado do vencedor Quartararo e do colega de equipe Jorge Martin, em terceiro

MotoGP: grande dia de Quartararo e Martin

Aliás, que corrida fez Martin. O espanhol roubou a cena em seu seu segundo GP na principal categoria do Mundial de Motovelocidade ao faturar a pole, fazer ótima largada e permanecer 17 voltas na primeira posição – sem sofrer qualquer ameaça. Nas voltas finais foi ultrapassado por Quartararo e, nos metros finais, acabou perendo o segundo posto ao colega de equipe, o que não diminui o brilhantismo de seu dia.

Quartararo guardou o melhor para o final. O francês disparou na segunda metade da prova e não tomou conhecimento dos rivais

Publicidade

Voltemos ao vencedor. Fabio largou da quinta posição mas com desempenho ruim, caindo para o fim do pelotão que liderou boa parte da prova, aproximadamente na oitava posição. Disputava posição, sobretudo, com o colega Maverick Viñales, que venceu a prova passada.

Belo registro da festa da Pramac. Equipe satélite obteve resultados melhores que a Ducati de fábrica nas duas primeras provas do ano, com direito a P2 e P3 na segunda

Porém, nas dez voltas finais a dupla da Yamaha ascendeu rapidamente e a cinco voltas da bandeirada Quartararo tomou a ponta. Encontrou resistência em Martin, chegou a ser ultrapassado, mas logo aproveitou a agilidade de seu protótipo para tomar distância no miolo de Losail e não ser ameaçado nem mesmo na longa reta principal, que favorece as Ducati.

Audacioso, Quartararo atrasa pontos de frenagem para tomar a ponta – e distância – nas voltas finais

Publicidade

Prova à moda Losail

Exceto pela briga nas voltas finais e algumas ultrapassagens anteriores, foi uma corrida morna. A primeira metade resumiu-se ao domínio das Ducati, incluindo a estrela do dia Pramac e as motos da equipe principal. Em dado momento chegaram a ter 4 pilotos da marca italiana entre os 5 primeiros – ‘atrapalhados’ apenas por Alex Rins (42, Suzuki Ecstar).

 

Na segunda metade da prova de 22 voltas o jogo mudou. As Yamaha ganharam ritmo e as Ducati passaram a competir entre si e com as Suzuki, também de Joan Mir. Assim, nas voltas finais havia um pelotão líder formado por Quartararo, Martin, Zarco, Viñales e Rins.

Mal dia para as Yamaha satélite. Valentino Rossi chegou a habitar a indesejável 20ª colocação, ao passo que nem ele ou o colega Franco Morbidelli conseguiram brigar ao menos no top10. As KTM também não tiveram seu melhor dia. Miguel Oliveira se manteve por boas voltas entre os 6 melhores, mas acabou perdendo rendimento com o passar das voltas.

Publicidade

Mau dia para a Yamaha Petronas SRT, que chegou a beliscar o 20º lugar. KTM e Aprilia chegaram perto de um bom resultado, mas escapou pelos dedos

O mesmo ocorreu com a Aprilia, que viu uma excelente largada de Aleix Espargaró, lutando como igual entre os quatro mais rápidos, mas perdeu posições aos poucos. O colega de equipe, Danilo Petrucci, encerrou o dia na amarga penúltima posição. Na prova anterior ele caiu e não completou. O italiano não faz um bom início em suas primeiras provas pela nova equipe.

Próxima corrida

Depois de duas provas em sequência, os protagonistas da MotoGP, Moto2 e Moto3 têm uma semana de oxigênio até o próximo encontro. A tarceira etapa ocorre no Grande Prêmio 888 de Portugal, no Circuito de Algarve. A pista voltou ao Mundial em 2020, quando o português Miguel Oliveira venceu em casa.

Como fica o campeonato da MotoGP 2021

Os segundos lugares obtidos por Zarco até aqui lhe garantem a liderança da MotoGP nesta reta inicial. O francês tem 40 pontos, seguido por Quartararo (36), Viñales (36), Francesco Bagnaia (26) e Alex Rins (23), completando o top5.

Zarco é o novo líder do campeonato seguido por Quartararo e Viñales. Prova prova ocorre dia 18 de abril, em Portugal

MotoGP: resultados 2ª etapa

1 – Fabio Quartararo – 20, Yamaha
2 – Johan Zarco – 5, Ducati
3 – Jorge Martin – 89, Ducati
4 – Alex Rins – 42, Suzuki
5 – Maverick Viñales – 12, Yamaha
6 – Francesco Bagnaia – 63, Ducati
7 – Joan Mir – 36, Suzuki
8 – Brad Binder – 33, KTM
9 – Jack Miller – 43, Ducati
10 – Aleix Espargaro – 41, Aprilia
11 – Enea Bastianini – 23, Ducati
12 – Franco Morbidelli – 21, Yamaha
13 – Pol Espargaro – 44, Honda
14 – Stefan Bradl – 6, Honda
15 – Miguel Oliveira – 88, KTM
16 – Valentino Rossi – 46, Yamaha
17 – Takaai Nakagami – 30, Honda
18 – Luca Marini – 10, Ducati
19 – Danilo Petrucci – 9, KTM
20 – Lorenzo Savadori – 32, Aprilia

OUT
Alex Marquez – 73, Honda
Iker Lecuona – 27, KTM

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza