Embora ambas compartilhem o mesmo objetivo de correr em alta velocidade existem grandes diferenças técnicas, regulamentares e filosóficas. Confira

A MotoGP e o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) continuam a ser as duas principais competições de motovelocidade do planeta, atraindo milhões de fãs e gerando debates acalorados sobre qual categoria oferece a melhor experiência sobre duas rodas.

 

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Time MV Agusta no Campeonato Mundial de Superbike – Foto: Manfred M.

 

Embora ambas compartilhem o mesmo objetivo de correr em alta velocidade existem grandes diferenças técnicas, regulamentares e filosóficas. Quais são elas?

Protótipo vs. Produção: A Essência das Motos

A principal diferença entre a MotoGP e o WSBK está na origem das motocicletas. A MotoGP utiliza protótipos feitos para as pistas, o WSBK baseia-se em motos de produção, ou seja, modelos que podem ser comprados em concessionárias, mas adaptados para competições.

 

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Marc Marquez SPA, Ducati Lenovo Team – Foto: MICHELIN

 

No WSBK as motos são as mesmas daquelas encontradas nas concessionárias, como a Ducati Panigale V4 R, a Kawasaki Ninja ZX-10RR e a Yamaha YZF-R1. Mas elas não são exatamente as mesmas motos, o motor, a suspensão, os freios e aerodinâmica são modificadas. Uma WSBK pronta para competir gira em torno de 500 mil euros (aproximadamente R$ 2,5 milhões), mas nem se comparam aos valores da MotoGP.

 

BMW S 1000 RR.
As superbikes usadas no WSBK são quase as mesmas daquelas vendidas nas concessionarias, como a BMW S 1000 RR – Foto: divulgação

Se as superbikes são caras, na MotoGP as marcas como Ducati, Yamaha, Honda e Aprilia investem centenas de milhões no desenvolvimento de motores, chassis ultraleves e sistemas de eletrônica avançada. Um protótipo custa, em média, 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões), sem contar os custos de desenvolvimento.

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Desempenho nas Pistas

As motos da MotoGP, por serem projetadas para as pistas, são em média 3 a 6 segundos mais rápidas por volta do que as do WSBK, dependendo do circuito.

Os motores da GP são mais potentes e mais leves com cerca de 300 cv e 157 kg, que fazem ela passar de 360 km/h. Já as Superbikes variam entre 220 e 240 cv, pesando em média 170 kg e fica entre 320 e 330 km/h de velocidade máxima.

Corrida no circuito Termas de Rio Honda na Argentina no MotoGP
Alex Rins SPA, Monster Energy Yamaha MotoGP Team – Foto: MICHELIN

Categorias e Estrutura dos Campeonatos

Além da categoria principal, o Campeonato Mundial de Motovelocidade inclui a Moto2 (765 cc) e a Moto3 (250 cc), todas utilizando protótipos. Em 2025, a MotoE, categoria de motos elétricas, ganhou ainda mais destaque, refletindo a tendência global de sustentabilidade e inovação tecnológica.

O Campeonato Mundial de Superbike mantém suas categorias tradicionais: WorldSBK (1000 cc), WorldSSP (600 cc – 955 cc) e WorldSSP300 (300 a 500cc). Em 2025, a categoria WorldSSP300 se consolidou como um celeiro de novos talentos, atraindo jovens pilotos de todo o mundo.

 

Característica MotoGP WSBK
Tipo de moto Protótipos Modelos de produção modificados
Potência ~300 cv ~250 cv
Velocidade máx. 360+ km/h 320-330 km/h
Corridas por etapa 1 3
Nível tecnológico Muito alto Mais próximo das motos de rua
Custos Altíssimos Moderados

 

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