Texto de Maicon Ribeiro de Santana
A grande atração desta temporada da MotoGP sem dúvida é a volta de Valentino Rossi à equipe Yamaha, onde conquistou seus quatro últimos títulos mundiais. “The doctor” transferiu-se em 2010 para a Ducati, o que gerou uma grande expectativa nos fãs, principalmente na Itália, já que juntaria o talento do piloto à performance da máquina italiana. A transação tornou Rossi um dos atletas mais bem pagos do mundo.
Mas não foi como o esperado e após dois anos sem conquistar vitórias, Valentino abriu mão de um salário milionário para voltar a sua antiga casa e, com a tecnologia dos japoneses, tentar voltar a vencer. Mas não será fácil. Seu companheiro é o atual campeão mundial, o espanhol Jorge Lorenzo, que também era da equipe no último ano de Rossi e o derrotou na disputa pelo título daquele ano. É bom lembrar que Valentino sofreu uma fratura no tornozelo e ficou de fora de algumas etapas. Sem este acidente certamente seria campeão.
Toda essa badalação em torno do italiano tirou o foco do atual campeão. Lorenzo é o favorito para conquista do título deste ano, já que está em melhor forma que Rossi. Mas nos testes de pré-temporada os tempos dos dois foram bem parecidos e Rossi fechou os dois últimos testes em primeiro e segundo respectivamente. Será que veremos batalhas emocionantes entre os dois novamente?
Não podemos esquecer da equipe Honda, que trouxe o espanhol Marc Màrquez, com apenas 20 anos e muito talento. Ele foi o campeão da categoria Moto2 com 56 pontos de vantagem para o segundo colocado, o compatriota Pol Espargaró. Màrquez tem a difícil missão de substituir o bicampeão da MotoGP e agora aposentado Casey Stoner, mas mostrou personalidade nos testes e andou muito forte, assim como seu companheiro de equipe, o também espanhol Dani Pedrosa.
Pedrosa disputou o título com Lorenzo na temporada passada até a penúltima prova. Porém sucessivos erros e tombos deixaram o caminho mais fácil para o piloto da Yamaha. Dani foi bem nos primeiros testes de pré-temporada, mas geralmente falha quando está sob pressão e ainda não conquistou um título na categoria principal. Por isto esta nova dupla da Honda é uma incógnita, já que a rival Yamaha tem dois pilotos experientes e que somam 11 títulos mundiais.
Alguns pilotos podem surpreender neste ano. O primeiro é o britânico Cal Crutchlow da equipe satélite Monster Yamaha Tech 3. Cal, que estreou na MotoGP em 2011 e foi sétimo na classificação geral da temporada passada, fez o melhor tempo no último teste em Jerez e nos outros andou sempre próximo dos líderes.
O italiano Andrea Iannone deve ser outro a incomodar. Correndo pela Pramac Racing Team, satelite da Ducati, fez o sexto tempo em Jerez e foi o terceiro colocado na classificação geral na Moto2 em 2012, pela equipe Speed Up. Quarto colocado na temporada passada pela equipe Monster Yamaha, o italiano Andrea Dovizioso pode ser uma zebra. Mas assim como seu xará Iannone, terá muito trabalho para acertar a nova moto. Missão difícil, já que seu antecessor na Ducati foi nada menos que Valentino Rossi, que em dois anos não conseguiu uma única vitória com a equipe italiana.
Brasil na pista
O brasileiro Eric Granado estreou na MotoGP no ano passado, na categoria Moto2 (600cc) correndo a partir da segunda metade do campeonato pois o regulamento exige que os pilotos tenham no mínimo 16 anos. O caminho natural seria começar pela Moto3 (250cc), mas pelo seu peso Eric achou que não acompanharia os pilotos mais leves e por isso não seria competitivo. Com o fim do campeonato e sua participação abaixo do esperado na equipe JiR, o brasileiro voltou atrás e decidiu disputar a Moto3 nesta temporada. Irá correr pela equipe Mapfre Aspar Team, com uma KTM.
Talvez a opção de pular um degrau tenha sido um equívoco, mas sem dúvida foi uma grande experiência para Eric. Com apenas 16 anos o brasileiro terá muito tempo para mostrar seu talento. Nos últimos testes em Jerez fez bons tempos, tendo como melhor resultado o sexto lugar na sexta sessão, finalizando em décimo quarto na classificação geral em um grid com 28 motos. Vamos ficar na torcida.
A temporada terá início com os treinos livres nesta quinta-feira (4/4) no circuito Losail (Catar). No domingo as provas começarão às 19 horas (no horário de brasília) com a Moto3. Às 20:20 será a largada da Moto2 e a categoria principal vai para pista às 22 horas. Não perca!