Publicidade

Jerez recebeu a quarta etapa da MotoGP 2021 na manhã deste domingo, 2 de maio, e assistiu a primeira vitória de Jack Miller (43, Ducati) desde 2016 – e sua segunda na categoria. A prova burocrática, com raras demonstrações de usadia por parte dos pilotos, ainda teve Francesco Bagnaia (63, Ducati) e Franco Morbidelli (21, Yamaha) no pódio.

Veja também:

Jack Miller e Francesco Bagnaia comemoram dobradinha da Ducati no GP da Espanha. Vitória marca o reencontro do australiano com o troféu após 4 anos

MotoGP de Jerez em dois atos

Na verdade, a corrida pode ser dividida em dois atos. No primeiro, o poleposition e até então líder do campeonato Fabio Quartararo dominou o circuito, abrindo mais de 1,5 segundo de vantagem sobre os demais na décima volta. Atrás dele, Muller mantém confortável distância de Morbidelli, que se vê estreito para segurar a posição de rivais com motos superiores, como Bagnaia.

Publicidade

Quartararo era favorito à vitória… mas não rolou. Francês fez a pole, assegurou o primeiro lugar por metade da corrida, cravou voltas rápidas, mas acabou perdendo rendimento

Já o segundo momento levou ao resultado final. Com pneus desgastados, Quartararo sofre um queda abrupta de desempenho e despenca para depois da décima colocação, abrindo espaço para que Muller assuma a liderança e se distancie dos demais. Depois há Bagnaia, com mais de 1,4 segundo para Morbidelli, que consegue manter algum fôlego para Takaai Nakagami (30, Honda).

No ‘segundo ato’ da corrida, Quartararo perdeu posições progressivamente. Ao final, recebeu a bandeirada em 13º

Aprilia voando… Repsol Honda ainda devagar

Este ritmo foi mantido até a bandeirada, sem mais disputas diretas entre os primeiros colocados – ou qualquer outra emoção. Além do ótimo quarto lugar de Nakagami, destaque ao desempenho de Aleix Espargaró (41), que manteve a Aprilia no top5 por boa parte da prova e encerrou-a na sexta colocação. Além, claro, de méritos à dobradinha da Ducati oficial, com seus dois pilotos no ponto mais alto do pódio.

Publicidade

Márquez parece não estar disposto a correr riscos em sua volta à MotoGP. Sem arriscar em momento algum, terminou na nona posição

Já a Repsol Honda Team, assim como todos que acompanham o Mundial, segue acompanhando a volta de Marc Márquez. Esta foi a segunda prova do piloto, afastado todo um temporada depois de um acidente, que novamente opta por uma atuação segura. Sem correr qualquer risco, o espanhol terminou o dia na nona posição, um a frente do colega de equipe Pol Espargaró (44).

Ótimo dia ao ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, que levou sua Yamaha (quase) 2019 ao pódio pela primeira vez em 2021

Campeonato tem novo líder

Largando da pole e com ótimo desempenho na primeira metade da prova, o então líder Quartararo tinha tudo para tomar distância na ponta da classificação. Mas não rolou. Com os míseros 3 pontos garantidos pela 13ª colocação em Jerez o francês viu Bagnaia ascender ao primeiro lugar.

Publicidade

Bagnaia assume a liderança da MotoGP, com pequena vantagem sobre Quartararo

Desta forma, Francesco é o novo líder, com 66 pontos, seguido por Fabio e seus 64 pontos. Então Maverick Viñales (50), Joan Mir (49) e Johann Zarco (48) fecham o top5. Depois estão Miller (39), Aleix Espargaró (35), Morbidelli (33), Alex Rins (23) e Brad Binder (21), completando o time dos dez primeiros.

  • Vídeo: Ducati comemora dobrainha na MotoGP

Próxima prova

Equipes e pilotos se preparam agora para o GP da França. O evento acontece em 16 de maio, no histórico circuito de Le Mans. Ano passado a disputa teve Danilo Petrucci (9, Ducati), Alex Márquez (73, Honda) e Pol Espargaró (44, KTM), nesta ordem, nos três lugares do pódio.

Tempo entre os primeiros colocados dá o tom morno que a prova teve em sua segunda metade. Próximo GP será na França, em 16 de maio

A MotoGP deve acelerar às 9h de domingo, no horário de Brasília, enquanto a MotoE sai do grid às 5h05 para sua segunda prova na temporada. A Moto3 e a Moto2 largam às 6h e 7h20, respectivamente.

MotoGP: resultados 4ª etapa (Jerez, Espanha)

1 – Jack Miller (43, Ducati)
2 – Francesco Bagnaia (63, Ducati)
3 – Franco Morbidelli (21, Yamaha)
4 – Takaai Nakagami (30, Honda)
5 – Joan Mir (36, Suzuki)
6 – Aleix Espargaró (41, Aprilia)
7 – Maverick Viñales (12, Yamaha)
8 – Johann Zarco (5, Ducati)
9 – Marc Márquez (93, Honda)
10 – Pol Espargaró (44, Honda)
11 – Miguel Oliveira (88, KTM)
12 – Stefan Bradl (6, Honda)
13 – Fabio Quartararo (20, Yamaha)
14 – Danilo Petrucci (9, KTM)
15 – Iker Lecuona (27, KTM)
16 – Luca Marini (10, Ducati)
17 – Valentino Rossi (46, Yamaha)
18 – Tito Rabat (53, Ducati)
19 – Lorenzo Savadori (32, Aprilia)
20 – Alex Rins (42, Suzuki)
OUT
Brad Brinder (33, KTM)
Enea Bastianini (23, Ducati)
Alex Márquez (73)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza