Publicidade

Depois do resultado atípico no GP do Qatar, quando amargou apenas a 5ª colocação, Marc Márquez (Repsol Honda Team) fez as pazes com a vitória neste domingo no Grande Prêmio das Américas, realizado na cidade de Austin, nos Estados Unidos. Foi a primeira vitória do bicampeão (2013 e 2014) nesta temporada, entretanto sem a costumeira tranquilidade de temporadas passadas, sendo pressionado pela Ducati de Andrea Dovizioso (Ducati Team) e a Yamaha de Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), que completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

MotoGP_Rossi_12_04

As Ducati mostraram que o resultado da corrida passada (2º lugar com Dovizioso e 3º lugar com Andrea Iannone) não foi apenas um acaso. Provaram que vieram para disputar de igual para igual com Honda e Yamaha as primeiras posições, apresentando excepcional força nas retas, mas perdendo para Honda e Yamaha nas curvas e saídas de curvas. Seguramente vão dar muita dor de cabeça às líderes por tradição. Quem ganha com isso é o amante da motovelocidade pois essa equalização de forças favorece mais equilíbrio nas disputas, prometendo pegas espetaculares nas próximas corridas da temporada.

A corrida começou com um atraso de 37 minutos provocado por uma indesejável poça d’água causada pelas chuvas que caíram momentos antes da corrida de Moto3™, tempo necessário para que a equipe de manutenção do circuito secasse o local que oferecia grande risco aos pilotos da categoria mais rápida do motociclismo mundial. Na primeira curva a Ducati de Dovizioso pulou na frente do pole Márquez e Rossi também teve um bom momento, ganhando uma posição, passando a ocupar o 3º posto. Também na primeira volta, Pol Espargaró caiu levando consigo Scott Redding, que não conseguiu desviar sua trajetória a tempo. Espargaró abandonou na primeira volta e Redding na 16ª volta.

Publicidade

Na 4ª volta Doviziozo era o líder, seguido de perto por Márquez, que por sua vez corria pressionado com Rossi colado na rabeta da sua moto, sendo obrigado a acelerar e a arriscar muito, culminando por ultrapassar Doviziozo no final da volta para assumir a ponta, mantendo-a até o final da corrida. Na 6ª volta Iannone passa Lorenzo, enquanto Rossi passa Doviziozo.

Na 11ª volta a corrida mostrou uma briga ferrenha entre as Ducati, culminando com a vantagem de Doviziozo, que manteve-se na 3ª colocação, deixando seu companheiro de equipe, Iannone, logo atrás. Poucos momentos depois Dovizioso consegue ultrapassar Rossi, assumindo a 2ª posição, mantendo-se nela até o final da corrida. Jorge Lorenzo tentou sem sucesso ganhar posições e terminou a prova na 4ª colocação, seguido de pertinho por Iannone. Dani Pedrosa não correu devido estar em recuperação sofrida no braço a poucos dias, tendo sido substituido por Hiroshi Aoyama, que terminou a corrida na 11ª posição.

Resultado – MotoGP™

MotoGP™ - resultado - GP das Américas

MotoGP™ – resultado – GP das Américas

Publicidade

Com esses resultados, a pontuação acumulada do Mundial de MotoGP conta com Valentino Rossi na liderança (41 pontos), seguido de Andrea Doviziozo (40) e Marc Márquez (36).

A próxima corrida do Campeonato do Mundo de MotoGP™ acontece no dia 19 de Abril no Grande Prêmio da Argentina, no circuito de Termas de Río Hondo.

Banner GP Dorna

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.