A Tailândia estreou no Mundial de Motovelocidade como sede da 15ª etapa da temporada, neste domingo, com vitória de Marc Márquez (93, Repsol Honda Team). O piloto faturou a pole, manteve-se entre os ponteiros durante todo o tempo e garantiu a vitória na última curva da última volta, fazendo jus ao favoritismo ao título. O segundo lugar ficou com Andrea Dovizioso (4, Ducati Team) e o terceiro com Maverick Viñales (25, Movistar Yamaha MotoGP).
A prova disputada no Circuito de Chang teve ritmo intenso, favorecido pelo desenho do traçado (com longas retas e freadas fortes) e calor de 57 graus que cozinhava o asfalto. Da primeira fila largaram Márquez, Valentino Rossi (46, Movistar Yamaha MotoGP) e Dovi, que lutaram pela liderança durante praticamente toda a prova – inclusive, com a Yamaha liderando por quatro voltas. Contudo, Rossi perdeu desempenho e foi ultrapassado pelo colega de equipe, Viñales, num resultado quase animador da Yamaha (que está em seu maior jejum de vitórias da história do Mundial).
A dez voltas do fim, a Ducati de Dovi fez valer a força de seu motor e tomou a ponta na reta principal, trazendo a Honda de MM93 consigo e, na volta final, Márquez mostrou a experiência de um multicampeão e deixou Dovi para trás numa manobra impecável. Com o resultado Márquez mantém seus 72 pontos de vantagem na liderança e pode garantir o campeonato antecipado já na próxima etapa, no Japão. Se o fizer, Marc conquista seu sétimo título no mundial e quinto na MotoGP.
Agora, Marc Márquez tem 246 pontos, ante 174 de Dovi e distantes 159 de Rossi. Jorge Lorenzo (99, Ducati Team), que não correu pois está se recuperando de um acidente na última etapa e outro nos treinos livres para este GP, é o quarto colocado com 130 pontos, mesma pontuação de Viñales, que fecha o “top5”. A próxima etapa da MotoGP acontece no dia 21 de outubro em Montegi, no Japão. No ano passado a corrida teve Dovi, Márquez e Danilo Petrucci nas três primeiras posições, respectivamente.