Publicidade

Miguel Oliveira encerrou a temporada 2020 da MotoGP levando a KTM Tech 3 a mais uma vitória. O português fechou a última corrida do ano em grande estilo, correndo em casa no GP de Portugal. Ainda no sábado o piloto marcou a pole e no domingo disparou na ponta para vencer com folga pela segunda vez na categoria principal.

Pódio completo por Franco Morbidelli, Miguel Oliveira e Jack Miller

Oliveira largou bem e se manteve na frente, seguido de perto pela Yamaha SRT de Franco Morbidelli. Entretanto, o português abriu uma diferença considerável para o ítalo-brasileiro. A dez voltas do fim, a Yamaha seguiu dominando a corrida, com mais de 4s de vantagem para Morbidelli.

Em seguida, o campeão da temporada Joan Mir abandonava a prova, após diversos problemas com a sua Suzuki. Assim, Oliveira cruzou a linha de chegada. Desta vez, ao contrário da corrida no GP da Estíria, o piloto assumiu o domínio de ponta a ponta.

Publicidade

Oliveira fez a festa em casa com pole, pódio e vitória

Morbidelli segurou a segunda posição até o final. Entretanto, o piloto foi ultrapassado pela Ducati de Jack Miller nos metros finais. Assim, o australiano faturou o segundo lugar no pódio, à frente do ítalo-brasileiro que terminou com o vice-campeonato da MotoGP.

Mir não completou a prova, mas já havia ganhado o título na etapa anterior

Ducati vence título de construtores

A Suzuki não conseguiu completar a trinca de títulos na MotoGP. Apesar de vencer os Mundiais de Pilotos e Equipes, o triunfo entre os construtores foi para a Ducati. Os dois times haviam chegado nessa última etapa empatados, com 201 pontos. Uma vez que apenas o melhor resultado consta para a tabela, o piloto da equipe mais a frente decidiu quem levaria o troféu.

Publicidade

Desta forma, com o terceiro lugar de Miller contra o 12º de Rins, a Ducati levou o caneco. Com tudo definido, a MotoGP entra em seu período de férias, retornando com a temporada 2021 apenas em 28 de março. A primeira prova do próximo ano acontece na corrida noturna do GP do Catar.

Suzuki foi a grande vitoriosa em 2020, entretanto, não levou o troféu de construtores

Resultado – GP de Portugal

1) Miguel Oliveira – 88, KTM
2) Jack Miller – 43, Ducati
3) Franco Morbidelli – 21, Yamaha
4) Pol Espargaró – 44, KTM
5) Takaai Nakagami – 30, Honda
6) Andrea Dovizioso – 04, Ducati
7) Stefan Bradl – 6, Honda
8) Aleix Espargaró – 41, Aprilia
9) Alex Marquez -73, Honda
10) Johann Zarco – 5, Ducati
11) Maverick Viñales – 12, Yamaha
12) Valentino Rossi – 46, Yamaha
13) Cal Crutchlow – 35, Honda
14) Fabio Quartararo – 20, Yamaha
15) Alex Rins – 42, Suzuki
16) Danilo Petrucci – 9, Ducati
17) MIka Kallio – 82, KTM
18) Tito Rabat – 53, Ducati

OUT
Lorenzo Savadori
Joan Mir – 36, Suzuki
Brad Binder – 33 KTM
Francesco Bagnaia – 63, Ducati

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza