Publicidade

Dani Pedrosa fez corrida ao contrário para garantir brilhante vitória na emocionante corrida de Motegi, à frente de Rossi e Lorenzo. Após a largada e a fuga de Lorenzo desde a primeira curva, ninguém diria que no final do Grande Prêmio do Japão MotoGP™ o lugar mais alto do pódio seria ocupado por Dani Pedrosa (Repsol Honda), com Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) em segundo e Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) em terceiro.

Montegi foi palco da 50ª vitória na carreira de Pedrosa

Montegi foi palco da 50ª vitória na carreira de Pedrosa

Pedrosa, vindo de sexto do grid fez uma corrida de plena de tática, recuperando posições de forma gradual, sem forçar demais os pneus. Na 11ª volta Pedrosa superava Andrea Dovizioso (Ducati Team) para chegar a terceiro e iniciar o ataque a Rossi, que na altura corria isolado em segundo e dando sinais que já não tinha como alcançar o colega de equipe.

Contudo, quatro voltas mais tarde o italiano viu Pedrosa passar por ele sem qualquer cerimônia e, ao invés de dar tudo para recuperar a posição, Rossi optou por aproveitar para ir atrás de Lorenzo, que por esta altura começava a perder rendimento com problemas no pneu dianteiro, e a aposta deu frutos. Incapaz de manter o ritmo, Lorenzo não só foi passado por Pedrosa na 17ª volta, como duas voltas depois, na sequência de um erro, viu-se ultrpassado por Rossi. E assim, em apenas quatro voltas Lorenzo viu sua diferença para o líder do campeonato, Rossi, se dilatar em mais 5 pontos ao terminar na terceira posição, atrás de Rossi e de Pedrosa, que conquistou a 50ª vitória da carreira.

Publicidade

Logo_MotoGP_150x77Um resultado que não deixa de ser interessante, pois se na última corrida, em Aragão, Pedrosa foi crucial para Lorenzo ao terminar em segundo, à frente de Rossi, desta feita o espanhol foi crucial para Rossi ao levá-lo a reboque para o segundo posto à frente de Lorenzo.

Enquanto isso, atrás deles Marc Márquez (Repsol Honda) tinha uma corrida para esquecer. Depois da largada ruim desde o terceiro posto do grid e de perder algumas posições, o ainda Campeão do Mundo não conseguiu melhor que o quarto posto depois de passar Andrea Dovizioso (Ducati Team), que acabou por fechar a lista dos cinco primeiros, depois de ter chegado a estar em terceiro nos momentos iniciais da corrida.

Cal Crutchlow (LCR Honda) foi o grande vencedor da luta entre os pilotos Satélite ao bater Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3), em sétimo, enquanto o Katsuyuki Nakasuga (Yamaha Factory Racing Team) foi o melhor representante da casa com o oitavo posto. Héctor Barberá (Avintia Racing) foi o melhor piloto Open, em nono, enquanto Scott Redding (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) completou o Top 10.

Situação do campeonato de MotoGP™, faltando apenas três provas:

Publicidade

MotoGP_campeonato_11_10

Banner GP Dorna