Publicidade

A passagem da MotoGP por Silverstone foi histórica por diferentes razões. E as principais estiveram no pódio, afinal a vitória de Fabio Quartararo (20, Yamaha) foi essencial para encaminhar seu título na categoria e Aleix Espargaró (41) conquistou o primeiro pódio da Aprilia em quase 20 anos, desde o início da era MotoGP – antes, 500cc.

A corrida aconteceu neste domingo, 29 de agosto. Assim, foi válida pela 12ª etapa da temporada, e ainda teve provas pelas classes Moto2 e Moto3. O próximo encontro será no GP de Aragon, na Espanha, no dia 12 de setembro. Teremos 18 etapas em 2021.

motogp quartaro silverstone

Quartararo não teve dificuldades para vencer em Silverstone

 

Publicidade

Quartararo vence pela MotoGP

Este não parecia ser o final de semana do francês, afinal caiu nos treinos, fraturou o tornozelo esquerdo e largou em terceiro. Mas bastaram menos de 5 voltas para que Quartararo tomasse o primeiro lugar – então do pole Pol Espargaró (44, Honda) – para tudo mudar.

fabio quartararo motogp

Quartararo abre 65 pontos de vantagem e coloca uma mão na taça. No momento, não há nenhum concorrente à sua altura

Uma vez na ponta, o piloto da Yamaha não deu qualquer chance aos rivais. Abriu vantagem rsobre os demais rapidamente até a casa dos 3 segundos, quando passou a administrar a corrida com suavidade e segurança. Manteve o ritmo até receber a bandeirada, carimbando sua quinta vitória na temporada.

 

Publicidade

Aprilia no pódio pela primeira vez

Com Quartararo correndo sozinho na liderança, as brigas principais foram travadas pelos demais lugares do pódio. A partir da décima volta o páreo ficou ainda mais acirrado, com Alex Rins (42, Suzuki), Aleix Espargaró, Pol Espargaró e Jack Miller (43, Ducati) brigando pelos espaços restantes.

jack miller e aleix espargaro motogp

Aleix Espargaró colocou o nome da Aprilia na história, mas não foi fácil. O espanhol travou batalha com Jack Miller nas voltas finais

Nas voltas finais Rins assegurou o segundo posto, deixando que Aleix e Miller travassem uma emocionante batalha pelo terceiro lugar. Nas voltas finais Jack tomou a frente, mas logo Espargaró deu o troco e garantiu o pódio para a Aprilia. Esta foi a primeira vez na era da MotoGP (que iniciou em 2002) que a fabricante chega ao pódio.

  • Assista ao vídeo: Aleix Espargaró corre para celebrar resultado inédito com a equipe

Publicidade

Veja também:

 

MotoGP: campeão 2021 está quase definido

Com o resultado na MotoGP de hoje, um piloto está ainda mais perto de se tornar o novo campeão da categoria principal. Fabio Quartararo venceu cinco provas (de 12 disputadas) e abre 61 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Além disso, há apenas 6 corridas – e 150 pontos – pela frente.

O único que pode tomar o título de Quartararo é o próprio francês. Porém, o jovem de 22 anos está mais maduro e vem cometendo poucos erros

E há mais fatores que trazem o título aos braços do piloto de apenas 22 anos. Primeiro, seu incontestável talento e maturidade psicológica, onde mostra uma grande evolução em relação à temporada passada. Por fim, o fato de não ter nenhum rival à altura.

Enquanto Fabio tem um desempenho regular, com 9 pódios em 2021, seus adversários vivem altos e baixos. Hoje, tivemos um bom exemplo. Os concorrentes diretos Francesco Bagnaia (63, Ducati) e Johann Zarco (5, Ducati) ficaram apenas com os 14º e 11º lugeres. E, lembrando, Quartararo venceu.

Numa atitude infantil, Marc Márquez caiu e derrubou Jorge Martin ao devolver um empurrão que tomou uma curva antes. Fim de prova para os dois

 

MotoGP: Classificação após 12 etapas

1 – Fabio Quartararo (206 pontos)
2 – Joan Mir (141)
3 – Johann Zarco (137)
4 – Francesco Bagnaia (136)
5 – Jack Miller (118)
6 – Brad Binder (108)
7 – Maverick Viñales (95)
8 – Miguel Olvieira (85)
9 – Aleix Espargaró (83)
10 – Jorge Martin (64)
11 – Alex Rins (64)
12 – Marc Márquez (59)
13 – Takaai Nakagami (58)
14 – Pol Espargaró (52)
15 – Alex Márquez (49)

 

Resultado do GP de Silverstone

1 – Fabio Quartararo (20, Yamaha)
2 – Alex Rins (42, Suzuki
3 – Aleix Espargaró (41, Aprilia)
4 – Jack Miller (43, Ducati)
5 – Pol Espargaró (44, Honda)
6 – Brad Binder (33, KTM)
7 – Iker Lekuona (27, KTM)
8 – Alex Márquez (73, Honda)
9 – Joan Mir (36, Suzuki)
10 – Danilo Petrucci (9, KTM)
11 – Johann Zarco (5, Ducati)
12 – Enea Bastianini (23, Ducati)
13 – Takaai Nakagami (30, Honda)
14 – Francesco Bagnaia (63, Ducati)
15 – Luca Marini (10, Ducati)
16 – Miguel Oliveira (88, KTM)
17 – Cal Crutchlow (35, Yamaha)
18 – Valentino Rossi (46, Yamaha)
19 – Jake Dixon (96, Yamaha)

OUT
Marc Márquez (93, Honda)
Jorge Martin (89, Ducati)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza