Publicidade
Foto: As estrelas da categoria rainha regressam à luta este fim-de-semana na República Checa no histórico circuito de Brno.

Foto: As estrelas da categoria rainha regressam à luta este fim-de-semana na República Checa no histórico circuito de Brno.

O Campeonato do Mundo de MotoGP de 2009 regressa às pistas em Brno, na República Checa neste fim-de-semana depois de breve paragem de Verão e da histórica última visita do mundial a Donington Park, que viu o campeão em título Valentino Rossi a aumentar a vantagem na frente da classificação face aos rivais em circunstâncias de alguma sorte.

Apesar de Rossi ter assinado o segundo pior resultado da época em Donington, cruzando a meta em quinto depois de caído quando liderava, o azar dos seus principais rivais acabou por fazer com que o italiano aumentasse a vantagem para os 25 pontos.

A caminho da sexta coroa da categoria rainha no ano passado, Rossi foi o vencedor de Brno – além de também o ter sido nos palcos das próximas duas rondas, Indianápolis e Misano – e vai tentar levar a melhor sobre os adversários conforte a corrida pelo título se intensifica. Brno foi também o local onde Rossi conquistou a primeira vitória em GPs, em 1996, nas 125cc, isto além de contar ainda com mais quatro vitórias na categoria rainha na pista checa desde 2001.

Publicidade

Atrás de Rossi na geral de MotoGP surge o talentoso companheiro de equipa na Fiat Yamaha, Jorge Lorenzo, que foi para a paragem de Verão dorido depois de se ter lesionado em Laguna Seca no início de Julho e de ter sofrido a segunda desistência do ano na Inglaterra. O espanhol foi 10º na estreia em Brno no MotoGP no que foi uma corrida difícil para os pilotos com pneus Michelin em 2008, mas conta com grandes resultados na pista checa nas 250cc e 125cc.

Infelizmente para a Ducati, a conclusão da paragem de Verão coincidiu com as notícias que o Campeão do Mundo de MotoPG de 2007 Casey Stoner vai falhar as próximas três corridas devido aos problemas de saúde de que tem sido vítima. Desde Barcelona, em Junho, que Stoner tem lutado contra um vírus que acabou por lhe provocar uma gastrite e uma anemia e os médicos na Austrália aconselharam-no a ficar no país a descansar durante as próximas semanas.

Já a 37 pontos de Rossi em terceiro – Donington foi um desastre para Stoner e para o companheiro de equipa Nicky Hayden (13º da geral) devido à má aposta nos pneus de chuva quando a pista se apresentava mista e ambos terminaram fora dos dez primeiros. E agora a notícia de não alinhar nas próximas três jornadas deixam Stoner definitivamente fora da corrida ao título. O australiano vai ser substituído durante este período pelo finlandês Mika Kallio, enquanto Michel Fabrizio vai ocupar o seu lugar em Brno na Pramac Racing.

Após a soberba vitória em Laguna e o pódio em Sachsenring a inconsistência de Dani Pedrosa voltou a ser aparente em Donington, com o piloto da Repsol Honda a lutar em condições traiçoeiras e a não conseguir melhor que o nono posto (vindo de segundo da grelha), afectando as suas esperanças de regressar à luta pelo ceptro. O espanhol é quarto da geral neste momento, dois lugares à frente do companheiro de equipa italiano Andrea Dovizioso que vai estar muito optimista no regresso às pistas depois de ter conquistado brilhante primeira vitória no MotoGP em Donington.

Publicidade

O mesmo se pode dizer do quinto classificado Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech 3, que igualou o seu melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo ao ser segundo na Inglaterra, à frente de Randy de Puniet no pódio de Donington.

De Puniet é oitavo no campeonato (logo atrás de Marco Melandri, da Hayate Racing), mas os bons resultados de 2009 do homem da LCR Honda podem vir a ser afectados pelo acidente que sofreu após o fim-de-semana do GP de Inglaterra quando treinava motocross e no qual fracturou o tornozelo esquerdo. O gaulês deverá, ainda assim, alinhar em Brno, mas não deverá estar a 100%.

O actual Top 10 do MotoGP conta ainda com Chris Vermeulen e Loris Capirossi, da Rizla Suzuki, ambos sob pressão para apresentarem bons resultados na República Checa depois de terem terminado em 13º e 11º na Inglaterra. A repetição do pódio de Capirossi em Brno em 2008 seria uma boa motivação para piloto e equipa.

Os treinos livres do Cardion AB Grande Prémio da República Checa começam na tarde de sexta-feira, 14 de Agosto.

Publicidade