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A MotoGP vem se aprimorando ao decorrer dos anos e não é nenhum demérito afirmar que ela tem seguido passos da Fórmula 1 em alguns aspectos. Agora, vai adotar mais uma prática vista no principal campeonato do automobilismo do mundo, a Sprint Race.

Logo após o sucesso que tem sido as corridas sprint na F1, a MotoGP também vai aderir a esse formato para a próxima temporada de 2023. Porém com algumas diferenças com relação às demais categorias. Veja o que e como vai funcionar.

O que são corridas sprint?

O formato Sprint serve como uma alternativa ao treino classificatório. Assim, a sprint é uma corrida de curta duração que define o grid de largada para a corrida principal. No caso da MotoGP, a ideia é que a Sprint tenha 50% da distância de uma corrida principal. No último GP da Áustria que contou com 28 voltas, a Sprint teria então 14.

MotoGP da Catalunha

Em 2023, a MotoGP vai ganhar as Sprint Race, mas num formato diferente da F1. Enquanto nos carros a ‘mini corrida’ vale como classificatória para o domingo, nas motos ela acontecerá no sábado e vai somar pontos direto para o campeonato

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Ou seja, ao invés do formato tradicional de treino classificatório, onde os pilotos correm com pista livre para marcar os melhores tempos, eles disputam uma prova de tiro curto para buscarem as melhores colocações na largada. Dessa forma, o piloto que vence a Sprint race é considerado o Pole Position. No entanto, a Dorna pretende usar esse formato de outra maneira.

Formato da Sprint Race na MotoGP

A princípio, a Dorna iria adicionar a Sprint race não como formato de classificação, como é feito na F1, mas como uma corrida de tiro curto e pontuação reduzida. Dessa forma, o pole position continuaria sendo o piloto mais rápido do treino classificatório e não o vencedor da Sprint – a não ser que o mesmo também tenha feito o melhor tempo, claro.

Desta forma, os fãs se perguntaram qual seria então a razão de implantar a corrida sprint, que só serviria para somar pontos aos pilotos que já estão melhores no campeonato. No entanto, a Donra afirmou que a ideia é criar uma nova linha de competições dentro da MotoGP.

“Um piloto terá várias voltas mais rápidas, pódios e vitórias que só contam a partir de domingo. E uma linha separada onde você terá as vitórias e pódios das corridas de Sprint, que não contarão para o total de pódios e vitórias”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.

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Carmelo Ezpeleta, diretor da Dorna, anunciou o novo formato para 2023

Pontuação da Sprint MotoGP

Atualmente, na Fórmula 1 o vencedor da corrida sprint recebe 3 pontos, o segundo colocado 2, e o terceiro apenas 1. Sendo assim, os demais pilotos não pontuam durante a prova. Contudo, o formato de Sprint race idealizado pela Dorna para a MotoGP é da seguinte pontuação:

  • P1 – 12 (pontos)
  • P2 – 9
  • P3 – 7
  • P4 – 6
  • P5 – 5
  • P6 – 4
  • P7 – 3
  • P8 – 2
  • P9 – 1

Com isso, o vencedor de uma corrida de curta duração, que equivale a metade da corrida principal,  também receberia o equivalente a metade dos pontos de um vencedor da etapa principal, com 25.

Isso iria de certa forma inflar a pontuação dos pilotos ao decorrer da temporada, possivelmente quebrar recordes históricos, como o de Marc Márquez em 2019, somando 420 pontos.  Além disso, pode bagunçar de vez com a tabela de classificação uma vez que a MotoGP é uma das categorias mais concorridas do mundo.

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Marc Márquez é o recordista de pontos somados em uma única edição, com 420 em 2019.

No entanto, a Dorna afirmou estar estudando bem o novo formato que irá impactar as sessões do fim de semana. A partir do ano que vem, a Sprint race ocupará o lugar do TL4 (treino livre), em todos os finais de semana. Já treino classificatório do sábado define o grid de largada tanto para a corrida sprint quanto para a principal no domingo.

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Quais são as vantagens da Sprint Race na MotoGP?

A princípio, em corridas de longa duração, os pilotos precisam administrar pneus e combustíveis. Já na sprint race as equipes entram com força máxima. Dessa forma, as prova costumam ser frenéticas com muitas ultrapassagens em um curto espaço de tempo.

Fabio Quartararo e Francesco Bagnaia apontam como a disputa do título mundial.

Em situações como a de agora, onde Francesco Bagnaia persegue Fabio Quartararo, 12 pontos em jogo de uma corrida sprint certamente fariam a diferença de 44 pontos ser bem menor. Por fim, opiniões e especulações serão colocadas em prova no apagar das luzes da primeira corrida sprint em 2023.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.