No ano que vem o Mundial de Motovelocidade terá uma temporada mais extensa do que a habitual – mas o Brasil segue fora da lista de países sede, infelizmente. Aliás, será a mais longa desde o início da competição, há mais de 70 anos, com 19 corridas. A Federação Internacional de Motociclismo e a Dorna (promotora da MotoGP) divulgaram o calendário provisório de 2018 nesta semana e ele tem apenas uma novidade em relação ao atual: mais uma prova na Ásia.
Depois da corrida em Aragão, a 15ª etapa da MotoGP será o GP da Tailândia, realizada no Circuito Internacional de Chang. O traçado é novo, construído em 2014, e já recebeu grandes provas internacionais de automobilismo, como o Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e o Porsche Carrera Cup. A motovelocidade também já passou por lá, através do Mundial de SuperBike (WSBK), disputado em Chang em 2015, 2016 e 2017. A prova pela MotoGP ocorre no dia 7 de outubro.
Além da prova adicional na Ásia, talvez surja outra alteração da próxima temporada em relação a 2017. Isto porque a organização estuda substituir Silverstone por um eventual regresso ao tradicional traçado de Donington Park, na prova da Inglaterra. De resto, os mesmos circuitos, países e ordem dos confrontos.
Calendário provisório da MotoGP 2018
18 de março – Qatar, Losail
8 de abril – Argentina, Termas de Rio Hondo
22 de abril – Américas, Circuito das Américas – Austin, Texas
6 de maio – Espanha, Jerez de la Frontera
20 de maio – França, Le Mans
3 de junho – Itália, Mugello
17 de junho – Catalunha, Barcelona
1 de julho – Holanda, Assen
15 de julho – Alemanha, Sachsenring
5 de agosto – República Checa, Brno
12 de agosto – Áustria, Red Bull Ring – Spielberg
26 de agosto – Inglaterra (a definir)
9 de setembro – S. Marino, Misano
23 de setembro – Aragón, Motorland Aragón
7 de outubro – Tailândia, Chang
21 de outubro – Japão, Motegi
28 de outubro – Austrália, Phillip Island
4 de novembro – Malásia, Sepang
18 de novembro – Comunidade Valenciana, Valência