Publicidade

Mais um final de semana de corridas pela MotoGP, mas outra prova sem o atual campeão Marc Márquez (93, Repsol Honda Team) no grid. Dessa forma, o espanhol segue se recuperando do acidente sofrido na abertura do campeonato e de seus desdobramentos, como um ‘acidente doméstico’ que aconteceu dias depois.

Depois da surpreendente prova na Tchéquia, com KTM e Yamaha satélite no topo, a MotoGP está pronta para ir à Áustria

A quarta etapa da MotoGP 2020 ocorre no Red Bull Ring, neste domingo, 16 de agosto. Assim, o GP da Áustria será a primeira de duas provas realizadas em sequência no mesmo traçado, como aconteceu em Jerez, na Espanha, nas primeiras corridas da temporada.

MotoGP na Áustria

No ano passado a prova teve Andrea Dovizioso (04, Ducati Team), Márquez e Fabio Quartararo (20, Petronas Yamaha SRT), nesta ordem, nas três primeiras colocações. Aliás, o italiano é o único a ter duas vitórias nessa pista pela categoria rainha, enquanto Marc é o recordista em poles, com três.

Publicidade
A Áustria costuma render grandes provas. Assim, um exemplo disso foi a vitória de Lorenzo sobre Márquez, em 2018, conquistada nos centímetros finais do traçado

A Áustria costuma render grandes provas. Assim, um exemplo disso foi a vitória de Lorenzo sobre Márquez, em 2018, conquistada nos centímetros finais do traçado

Entretanto, é difícil apontar um favorito antes da bandeirada quadriculada dessa vez. Se Quartararo dominou as duas primeiras corridas, no terceiro encontro obteve apenas um sétimo lugar. Assim, assistiu à surpreendente primeira vitória da KTM na MotoGP, protagonizada por Brad Binder. Aliás, essa foi apenas sua terceira corrida na categoria.

Zebra com os favoritos

Além disso, as equipes tradicionais ainda não ‘se encontraram’ nessa temporada. Sem Márquez, a Repsol Honda somou apenas 13 pontos até aqui, uma média de míseros 3,25 por prova. Isso com o desempenho de Alex Márquez (73) e de Stefan Bradl (6), que competiu apenas na última prova, concluindo-a na última posição.

Assim, Álex Márquez ainda nem competiu pela Repsol Honda e já está fora da equipe

Representada basicamente por Álex Márquez, a Repsol Honda tem média de – míseros – 3,25 pontos por corrida até aqui. Dessa forma, sem Marc o time parece ter perdido a direção

Publicidade

Já a Ducati tem 42, com Doviozoso em quarto e Danilo Petrucci (9), distante, em 15º no campeonato. Aliás, até aqui a equipe tem apenas um top5, sendo o terceiro lugar obtido por Andrea na primeira etapa. O melhor resultado de Petrucci foi um nono posto, na primeira prova.

Na Ducati Team, o mesmo drama. Petrucci (foto) só conseguiu concluir uma prova entre os 10 primeiros até aqui

A Monster Yamaha MotoGP, entretanto, apresenta os melhores resultados até aqui. Com Maverick Viñales (12) em segundo e Valentino Rossi (46) em sétimo, o time soma 69 pontos – média de 17,25 por prova. Além disso, a fabricante fornece as motos de Quartararo e Franco Morbidelli (21, Petronas Yamaha SRT) e, assim, domina o top3 da classificação geral da temporada. Porém, o time oficial ainda não venceu em 2020.

Como fabricante a Yamaha está dominando, com as três primeiras posições no campeonato e vários pódios. Porém, os pilotos da equipe principal ainda não venceram em 2020

Publicidade

MotoGP na Áustria: como assistir

Novamente, não teremos etapas da MotoE. Dessa forma, a Moto3 abre o domingo com prova às 6h. Depois, às 7h20, entram em cena os protótipos da Moto2. Já a MotoGP finaliza o dia, competindo a partir das 9h. Os horários estão de acordo com o fuso de Brasília. Os eventos serão transmitidos ao vivo pela Fox Sports, responsável pela apresentação da temporada 2020 no Brasil.

O novato revelação Quartararo segue liderando o campeonato. Será que ele vai coneseguir sua terceira vitória neste fim de semana?

Horários

Sábado (Classificatórios)
7h35 – Moto3
9h10 – MotoGP
10h10 – Moto2

Domingo (Provas)
6h – Moto3
7h20 – Moto2
9h – MotoGP

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza