Publicidade

A MotoGP vai ganhar uma grande novidade tecnológica para a temporada 2025. A partir do próximo ano, os pilotos vão receber mensagens da direção de prova via rádio! Confira como será usado o recurso – que já é visto há décadas na Fórmula 1.

MotoGP vai ganhar tecnologia da F1

A promotora do campeonato da MotoGP, a Dorna, vai trazer uma novidade tecnológica para a classe, ainda sem prazo definido. Trata-se da comunicação via rádio entre pilotos e times. A mudança vem após a empresa de entretenimento norte-americana, Liberty Media, dona da F1, adquirir também os direitos da categoria de motos.

MotoGP

Atualmente a principal comunicação em pista na MotoGP ocorre por meio de placas, uma forma antiga e limitada e com pouco atrativo para os fãs

Entretanto, a novidade ainda estará em fase de testes na MotoGP e os pilotos ainda não vão poder responder de volta, algo que deve mudar apenas em 2026. Recentemente, a novidade já foi testada no GP de Misano, pelos pilotos Fabio Quartararo, Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori.

Publicidade

Contudo, a introdução da comunicação via rádio já vem sendo estudada pela MotoGP, com testes ainda em 2020 e 2023. Enfim, a novidade agora vem sendo desenvolvida pela Dorna e por uma equipe de televisão.

Mercedes F1

O mundo na Fórmula 1 é mais dinâmico: a comunicação entre o chefe de equipe, engenheiro e piloto fica a “apenas um apertar de botão” de distância

Veja também:

Tecnologia será como na F1? 

A princípio, no mundo da Fórmula 1, a comunicação via rádio é um recurso conhecido de longa data. Com a tecnologia, times e pilotos podem se comunicar sobre estratégias, ritmo de corrida e trocar os mais diversos recados – que seriam impossíveis via as tradicionais placas apontadas apenas nas retas.

Publicidade
Ferrari F1

Assim como ocorre na F1, MotoGP terá que lidar com as prováveis ordens de equipe via rádio – que já renderam polêmicas como a passagem “concedida” por Barrichello à Schumacher momentos antes da linha de chegada

Na F1, a inovação chegou nos anos 1970, quando o lendário chefe Colin Chapman começou a usar fones para driblar o barulho dos motores nos boxes. Porém, uma comunicação com os pilotos correndo na pista só foi ocorrer oficialmente na categoria em 1984.

Por fim, atualmente, algumas mensagens de rádio são abertas para o público durante as transmissões, a fim de aproximar o público com a corrida. Entretanto, todos os recados ouvidos na F1 são gravados e editados antes de irem ao ar, nada de ao vivo!

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]