A MotoGP segue a todo vapor, proporcionado aos fãs um pouco da diversão dos finais de semana de corrida… mas desta vez virtualmente. Assim, neste domingo, 17 de maio, veremos outro confronto no game oficial da competição. Agora, a quarta edição da virtual race irá acontecer no circuito Marco Simoncelli, em Misano.
- MotoGP: segunda corrida virtual teve a participação de Valentino Rossi
- Saiba quem são todos os campeões da MotoGP / 500cc
- Curiosidade: relembre a história (gloriosa) da Harley-Davidson na MotoGP
- Fox Sports transmite a temporada 2020
Eric Granado no game
O ‘encontro’ terá 20 pilotos, representando as categorias MotoE (elétricas) e, claro, MotoGP (a classe principal). Na lista de confirmados estão os nomes do veterano Valetino Rossi – que se aventura no console aos 41 anos de idade – e do brasileiro Eric Granado, que faz sua estreia nas disputas virtuais.
O paulista irá desafiar alguns de seus colegas de pista, como o atual campeão Matteo Ferrari e, também, o novato Dominique Aegerter. A categoria terá 9 pilotos e disputará o total de cinco voltas (50% da distância da corrida ‘real’), além de disputa para a classificação.
MotoGP: ninguém é favorito
Claro que as corridas virtuais não têm a mesma adrenalina dos GP’s reais, entretanto, são inegavelmente divertidas. É curioso, por exemplo, comparar o contraste no desempenho de um mesmo piloto no asfalto e no video-game – Marc Márquez, campeão pela MotoGP (em 2013, 14, 16, 17, 18 e 19) que o diga: até aqui não venceu nenhuma partida do sofá da sua casa.
Além disso, não há favoritos. As provas foram vencidas, respectivamente, por Álex Márquez, Francesco Bagnaia e Maverick Viñales – os três já confirmados para a quarta disputa. Além deles, estrelas do certame como Marc Márquez e Fabio Quartararo também estão prontas para acelerar no joystick.
Ao todo, 11 pilotos da categoria irão participar. A corrida da classe principal terá o total de nove voltas (35% da distância da etapa tradicional). Anteriormente, uma prova de classificação de cinco minutos será realizada para estabelecer o pole e demais posições.
O que rolou no 3º GP Virtual
A última etapa virtual ocorreu no dia 3 de maio, com nomes da MotoGP, Moto2 e Moto3, na pista de Jerez. Assim, como de costume, a Moto3 abriu as atividades e, nela Gabriel Rodrigo fez a pole e faturou a vitória. Logo atrás Albert Arenas ficou em segundo e Raul Fernandez completou o pódio. Na Moto2, Lorenzo Baldassarri também dominou fazendo a pole e conquistando a vitória. Enfim, Jake Dixon e Bo Bendsneyer completaram em segundo e terceiro, respectivamente.
Na MotoGP foi Fabio Quartararo quem largou na primeira posição. Entretanto, o piloto perdeu posições para Pecco Bagnaia e Álex Márquez logo após a largada, depois de um incidente envolvendo várias motos. Ao longo do evento houve diversas trocas de posições, assim como quedas. Por fim, Bagnaia vinha liderando até a 10ª (das 13) volta, quando caiu deixando a vitória para Maverick Viñales. Como resultado, Álex completou em segundo e Pecco ficou com a terceira colocação.
MotoGP Virtual Race: resultados
- 1ª etapa /29 de março / Vencedor: Álex Márquez
- 2ª etapa /12 de abril / Vencedor: Francesco Bagnaia
- 3ª etapa / 3 de maio / Vencedores:
Moto3: Gabriel Rodrigo
Moto2: Lorenzo Baldassarri
MotoGP: Maverick Viñales
Como assistir a corrida virtual
Assim como nas provas anteriores, os fãs podem assistir ao programa inteiro de corridas e demais transmissões a partir das 10h de domingo, no horário de Brasília. Desse modo, é possível acompanhar pelas redes sociais oficiais da MotoGP, como o instagram @motogp e canal do YouTube. No Brasil, o parceiro de cobertura do evento na TV inclui a Fox Sports. Vale lembrar, ainda, que todas as corridas virtuais anteriores estão disponíveis e você pode relembrá-las aqui.
Virtual Race 4: pilotos participantes
MotoGP
Repsol Honda Team – Marc Márquez and Álex Márquez
Monster Energy Yamaha MotoGP – Maverick Viñales and Valentino Rossi
Ducati Team – Michele Pirro
Team Suzuki Ecstar – Joan Mir
Aprilia Racing Team Gresini – Lorenzo Savadori
Petronas Yamaha SRT – Fabio Quartararo
Pramac Racing – Franceso Bagnaia
LCR Honda Idemitsu – Takaaki Nakagami
Reale Avintia Racing – Tito Rabat
MotoE
Avintia Esponsorama Racing – Eric Granado
Trentino Gresini MotoE – Matteo Ferrari
LCR E-Team – Xavier Simeon
EG 0,0 Marc VDS – Mike Di Meglio
Join Contract Pons 40 – Jordi Torres
Intact GP – Dominque Aegerter
Tech 3 E-Racing – Lukas Tulovic
Ongetta SIC58 Squadracorse – Mattia Casadei
Openbank Aspar Team – Alex Medina