Seguindo a eterna discussão de quem é mais veloz – carro ou motocicleta – vamos trazer desta vez concorrentes de ponta. Que tal dois expoentes máximos das pistas, como um Fórmula 1 ou uma máquina da MotoGP?
Mas afinal, qual deles é mais rápido? Essa pergunta já passou na cabeça dos fãs de esporte a motor. Ou mesmo, aos que apenas ligaram a TV no domingo pela manhã e presenciaram alguns instantes de uma corrida.
Veja também:
- MotoGP 2021: veja as novas motos, times e calendário
- Suzuki quebra jejum de 20 anos na MotoGP com título de Mir
- Saiba tudo sobre a MotoGP
MotoGP vs Fórmula 1
Diferentes são as variantes e elementos que podem nos responder quem é o mais rápido, Fórmula 1 ou MotoGP. Entretanto, levando-se em consideração alguns dados, chegamos perto de uma solução
Como exemplo, ainda em 2014 o piloto Dani Pedrosa obteve o melhor tempo na classificação para o GP da Catalunha, com 1min40s985 a bordo da Honda na MotoGP. Mas o recorde de velocidade na pista foi do italiano Andrea Iannone, levando a Ducati a nada menos que 349,6 km/h!
No mesmo ano, o alemão Nico Rosberg marcou o tempo de 1min24s681 com a Mercedes na pista de Barcelona. Foram 16 segundos mais rápido do que as máquinas da MotoGP. Mas a velocidade máxima com os carros foi de “apenas” 325 km/h.
A força da aerodinâmica
Mas o que explicaria essa diferença no tempo, apesar da alta velocidade das motos? Bem, o regulamento da MotoGP especifica o uso de um motores de 4 tempos, no máximo com 4 cilindros, aspirados e com capacidade cúbica de 1000cc.
Já a Fórmula 1 utiliza motores 1.6 V6 turbo, com um sistema híbrido complexo, que permite a recuperação de energia. A potência na época (2014) era semelhante, se não abaixo, mas hoje passa dos 1000 cavalos.
Mas a verdade mesmo é que, apesar dos carros terem pneus mais largos, a aerodinâmica dos F1 permite curvas mais ousadas. É o uso extremo do popular downforce.
Os carros são maiores e utilizam esta – que parecia ser uma desvantagem – para ir além no desenvolvimento do conjunto de carenagens aerodinâmicas. Com isso ganha mais estabilidade.
Frendo para lá do Deus me livre…
Com tamanho o downforce, em circuitos como o de Valência, um carro de F1 precisava reduzir de 312 km/h para 240 km/h em determinados pontos com curvas. Já as motos reduzem de 327 km/h para 115 km/h.
Lembrando que na MotoGP o piloto precisa usar com respeito o freio há 200 metros, antes das curvas, e trabalhar com todo o corpo. O monoposto de F1 sendo mais estável, graças ao centro de gravidade baixo e aerodinâmica, permite retardar a frenagem, quando não apenas tirar o pé do acelerador.
Motos são 20, 30 segundos mais lentas
Muitos fãs, assim como o ex-piloto de F1 Gerhard Berger, elegem a MotoGP como a mais espetacular atualmente. Entretanto, os carros estão mais rápidos, em especial após o novo pacote adotado pela categoria em 2017, com pneus maiores e novas regras aerodinâmicas.
Mesmo em uma pista com menos curvas, como no Red Bull Ring, a MotoGP ficou atrás. Ainda em 2016, a moto mais rápida anotou 1mim23s142 e a Fórmula 1 registrou 1mim07s922. Mas a diferença aumentou mais atualmente…
Em 2020, na pista de Mugello, o piloto Lewis Hamilton anotou 1mim15s144 com sua Mercedes. Enquanto isso, neste ano o francês Fabio Quartararo fez um tempo de classificação com 1mim45s187 na moto da Yamaha. Por fim, pode ser mais lento, mas não menos fascinante.