Publicidade

A Yamaha segue desenvolvendo novas tecnologias e, inevitavelmente, reduzindo o espaรงo para outras. Agora, a fabricante pode aposentar da MotoGP seu motor que obteve inรบmeras glรณrias no passado e atรฉ chegou a modelos de produรงรฃo, como as famรญlias R (esportivas) e MT (nakeds). Sim, o crossplane pode deixar as pistas.

Yamaha mudar motor na MotoGP

A Yamaha estรก buscando uma nova visรฃo para a MotoGP. E para isso, a marca pretende ter uma nova arquitetura de motor para a competiรงรฃo. Em resumo, a empresa anunciou esta semana que tem trabalhado em uma novรญssima unidade, que deve substituir o seu glorioso sistema crossplane.

Yamaha MotoGP

Sistema crossplane pode estar com os dias contados na MotoGP

Segundo o chefe da equipe Yamaha, Lin Jarvis, um novo protรณtipo de pista com a novidade pode chegar em meados de 2025. Isso significaria que, provavelmente, a Yamaha jรก estรก de olho nos novos regulamentos da categoria, para 2027.

Publicidade

Contudo, atรฉ o momento, a marca nรฃo declarou em que passo exatamente estรก, mas informa trabalhar dentro do cronograma prรณprio de planejamento. Enfim, o novo motor projetado jรก estรก sendo testado, mas ainda nรฃo em uma motocicleta.

Yamaha MotoGP

Buscando melhores resultados, Yamaha pode por fim ao sistema que migrou das pista para as suas motos de rua

Veja tambรฉm:

Fim do crossplane nas ruas?ย 

O crossplane nasceu como uma tecnologia para as pistas. Mas como a marca gostou tanto do resultado que hoje o sistema รฉ um diferencial de vรกrias usinas usadas nas linhas R e MT, como as nakeds MT 07, MT 09 e claro, a grande R1.

Publicidade

Trata-se de um virabrequim onde sรฃo fixadas as bielas com a defasagem de 90ยฐ entre si. Na hora do funcionamento, ร  medida que um pistรฃo fica no ponto morto superior, o pistรฃo de outra extremidade fica no ponto morto inferior, sendo que os dois pistรตes do centro estรฃo na metade do caminho.

Assim, quando visto lateralmente o funcionamento dos pistรตes, o conjunto gera um formato de cruz, daรญ nome crossplane. Por fim, diferente das pistas, o sistema deve continuar a ser visto nas motos de ruas por um bom tempo. Entretanto, seja qual for a nova tecnologia substituta, em breve na MotoGP, ela pode ajudar a criar uma nova geraรงรฃo para a R1 – jรก que a esportiva estรก saindo de linha na Europa.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]