Publicidade
Foto: JT

Foto: JT

A revolu‡Æo explodiu no dia 9 de julho de 1932 e durou trˆs meses, foi uma revolu‡Æo de paulistas que lutavam contra a ditadura de Get£lio Vargas e por uma constitui‡Æo para o pa¡s.

A Revolu‡Æo Constitucionalista ou Revolu‡Æo de 32 teve seu estopim ainda na elei‡Æo de 1930. J£lio Prestes de Albuquerque que acusava irregularidades no pleito em que fora derrotado por Get£lio Vargas.

Ao estabelecer governos provis¢rios, o caudilho substituiu os presidentes de Estado por interventores federais, que se prolongou indefinidamente, sem que medidas objetivas fossem tomadas no sentido de democratizar o pa¡s. Inconformados com a situa‡Æo, os paulistas exigiam de Vargas uma constitui‡Æo (conjunto de leis que regem uma na‡Æo) para o Brasil, da qual estavam privados desde 1930.

Publicidade

Como todas as outras Leis dependem da constitui‡Æo, e s¢ podem ser feitas de acordo com ela, nem os paulistas nem os brasileiros em geral tinham garantido os seus direitos, estando, portanto sujeitos a toda sorte de arb¡trios, o principal inimigo da liberdade. SÆo Paulo tinha razÆo. Todo dia 9 de julho SÆo Paulo festeja O Dia do Soldado Constitucionalista, mas o dia 23 de maio de 1932 tamb‚m foi determinante para os revolucion rios.

Foto: JT

Foto: JT

Foi neste dia que o povo saiu …s ruas, com o objetivo de lutar pela constitui‡Æo, e tamb‚m o dia que se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista. Ele lembra a participa‡Æo dos jovens no movimento e, principalmente, os quatro estudantes v¡timas da repressÆo simbolizados na sigla MMDC – Martins, Miragaia, Drausio e Camargo.

> Fonte : www.rotaryclubbraganca.hpg.ig.com.br/r10_revconst.html

Publicidade

Nesse festejo, ocorrido no Parque do Ibirapuera, o Motonline nÆo poderia estar de fora, e fomos na “garupa” do Lambretta Tradicional do Brasil, que abrilhantou o desfile, em conjunto a v rias outras entidades reconhecidas no antigomobilismo.

Nos encontramos na Esta‡Æo da Luz e sa¡mos em carreata pelo Anhangaba£, Av. 9 de Julho, Av. Brasil, parando em posi‡Æo na entrada do Parque do Ibirapuera at‚ a nossa hora de passar frente ao palanque das autoridades. Encerramos as festividades com um churrasquinho amigo no Tatuap‚.

Ficou patente que o paulista ainda tem uma boa dose de patriotismo correndo em suas veias!

Parab‚ns SÆo Paulo …

Publicidade