A Honda registrou o projeto de uma nova moto nova cafe racer 300 cc! O modelo teve a sua propriedade resguardada no exterior, mas pode ter tido a sua origem no Brasil. Afinal, tem o motor da Sahara? Confira como é o novo modelo da marca japonesa.
Motor da Sahara? Honda mostra nova cafe racer 300 cc
A Honda registrou nova moto cafe racer 300 cc, no Japão. A partir dos documentos, foi possível ver imagens ilustrativas em preto e branco do modelo. Porém, o que chama atenção no registro é o suposto conjunto da motocicleta vista nos documentos.

Em resumo, o modelo parece ser equipado com o motor visto nas Honda CB300F Twister, XR300L Tornado e XRE 300 Sahara. Sim, estamos falando do monocilíndrico SOHC arrefecido a ar, de 293,5 cm³. A unidade, bicombustível no mercado brasileiro, entrega potência máxima de 24,8 cv e torque máximo de de 2,74 kgf.m.
Além disso, a moto cafe racer 300 cc registrada pela Honda tem outros pontos familiares. O modelo parece compartilhar também o quadro com a naked CB300F Twister. Porém, a motocicleta agrega novidades exclusivas, que conferem a moto o seu design diferenciado.
O modelo cafe racer tem tanque de combustível com novo desenho, mas que parece apresentar recursos vistos também nas Twister, Tornado e Sahara. Ou seja, trata-se de uma nova cobertura plástica, sobre o reservatório, que facilita o design e a moldagem por parte da Honda.
Além disso, a moto tem banco e rabeta também exclusivos. O conjunto ainda agrega grandes discos de freio dianteiros duplos e um novo sistema de escapamento. Por fim, o conjunto tem ainda faróis com quatro LEDs individuais, provavelmente vindos da custom Honda Rebel CMX500, do exterior.
Veja também:
- Mudanças pontuais: como é a CB 300 Twister 2025
- Teste: Lander ou XRE 300?
- Nova CB 300 Twister é melhor que a antiga CB 300R?
Projeto brasileiro para o mercado asiático?
No exterior, especula-se que este projeto cafe racer seja uma iniciativa com origem no departamento brasileiro de P&D da Honda. Porém, ainda não há informações oficiais sobre a moto cafe racer 300 cc.
Além disso, embora o conjunto do motor monocilíndrico de 293,5 cm³ mova três motos no Brasil, o propulsor foi lançado primeiramente na Índia, com a Honda CB300F. Ou seja, tanto a moto, quanto a unidade, tem sua origem asiática, embora aqui no Brasil tenha ganhado ajustes com a tecnologia flex.
Enfim, isso indica que a nova cafe racer 300 cc deva ser um projeto destinado ao mercado asiático, para além do Japão e com muitas probabilidades para a Índia. Em resumo, recentemente o mercado indiano tem se mostrado um desafio para a Honda.
Mais precisamente, marcas locais como Royal Enfield e Hero têm dominado o mercado, seja em números e opções de motos custom/retro. Desta forma, a cafe racer parece ser mais uma opção futura, para rivalizar com motos como a Royal Hunter 350.