O iFood deu um passo ousado: a empresa pretende produzir até 600 mil motos elétricas por ano até 2035.

O iFood deu um passo ousado: a empresa pretende produzir até 600 mil motos elétricas por ano até 2035, inclusive com planos para fabricá-las em território nacional.

A meta faz parte de um amplo projeto que visa reduzir o impacto ambiental da operação logística da empresa e oferecer alternativas mais sustentáveis para os trabalhadores da plataforma.

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No passado a empresa já tece parceria com a falecida Voltz, mas não deu certo por conta de problemas com a fabricante – Foto: divulgação

Para viabilizar esse plano audacioso, o iFood firmou uma parceria com a gestora YvY Capital, lançando o Fundo FIP YvY Fábrica de Negócios, que já conta com um aporte inicial de US$ 7,5 milhões. Caso der certo trazer uma fábrica para cá isso pode gerar empregos e movimentar esse mercado crescente. Será que isso vai dar certo?

Fim das motos a gasolina?

Apesar de o iFood ainda não ter definido uma data oficial para abandonar completamente as motos a combustão, o movimento em direção à eletrificação é claro e crescente. Entretanto, se for comparar o custo benefício das motos elétricas e as motos à combustão, é nítido que as mais ecológicas precisam evoluir muito, principalmente em relação à autonomia e tempo de recarga.

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Será que os trabalhadores vão trocar uma moto como a Pop 110i por uma outra elétrica? – Foto: divulgação

A iniciativa pode influenciar o mercado como um todo, incentivando outras plataformas de delivery e empresas de logística a adotarem frotas mais limpas e eficientes. Ecologicamente é muito bom, mas será que seria uma boa para os trabalhadores que as utilizariam? Por enquanto, as motos a combustão são mais baratas de comprar e tem autonomia muito superior, será que as elétricas vão estar à altura no prazo que o iFood quer?

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A Shineray tem várias opções elétricas, porém com desempenho bem modesto – Foto: divulgação

A transição para as motos elétricas está diretamente alinhada com os objetivos de sustentabilidade do iFood, que busca reduzir drasticamente suas emissões de carbono. A empresa já vinha testando modelos elétricos em parceria com a Vammo, Riba e Origem, com mais de 800 motos elétricas circulando em São Paulo e Brasília.

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Será que esse será o futuro para os trabalhadores de aplicativo? – Foto: divulgação

Segundo a diretora de Logística Sustentável e Soluções de Impacto do iFood, Renata Torres “o uso de motos elétricas não apenas reduz o impacto ambiental, mas também aumenta os ganhos dos entregadores ao diminuir gastos com combustível e manutenção”, afirma.

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