O mercado de motos custom no país já contou com inúmeras opções, das mais variadas cilindradas. Algumas tiveram presença forte por aqui, outras nem tanto. Confira 5 motos custom que deixaram saudades (ou não) no Brasil.
1 – Honda Shadow 600 – motos custom
A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom ‘brasileiras’. Oferecida no Brasil de 1994 a 2005, a VT 600 C era equipada com motor de dois cilindros em “V” em ângulo de 52º, comando simples no cabeçote, arrefecimento a líquido e alimentada por dois carburadores Keihin 34 mm.
Curiosamente, o modelo foi em 1997 a primeira das motos custom da Honda a ser nacionalizado no Brasil, passando a ser montada em Manaus. Além disso, a Shadow também segue lembrada pela extensa lista de acessórios, muitos oferecidos pela própria Honda, um apelo para a customização.
2 – Yamaha Virago 535
A Yamaha XV 535 S Virago, ou apenas Virago 535, foi uma custom vendida pela japonesa no Brasil de 1994 a 2002. O modelo rivalizava em vendas com a citada Honda Shadow 600 e integrava a linha que ainda tinha as irmãs de 250, 750 e 1.110 cm³.
Entre os destaques da Virago estava seu motor de dois cilindros em V, com refrigeração a ar, que proporciona um ruído mecânico maior do que nos motores de refrigeração líquida. Junto disso, a motocicleta tinha um visual que remetia a máquinas da Harley-Davidson.
3 – Suzuki Intruder 125
Entre as motos custom que marcaram seu nome no Brasil, existem modelos de baixa cilindrada também. A Suzuki Intruder 125 é uma destas! O modelo de 125cc foi o último modelo da linha Intruder a chegar no país, em 2002, sendo também a menor e mais acessível das custom da marca.
Porém, a pequena custom foi a que mais marcou presença no país da sua linha. O modelo chamava a atenção nas ruas pelo estilo diferente, frente às populares street da época como as Honda CG 125 e Yamaha YBR 125. Entretanto, a Intruder também era movida por um motor monocilíndrico de 125cc como as concorrentes.
4 – Kasinski Mirage 650
A Kasinski Mirage 650 esteve no Brasil disponível de 2006 a 2013. Como destaque, o modelo também apostava nas linhas das clássicas motos custom. Porém, a Mirage também se dava ao luxo de exibir um estilo com design mais moderno.
Em resumo, a Mirage 650 seguia a mesma linha de visual vista em modelos como as Harley-Davidson V-Rod e Yamaha V-Max – sucessos na época. Na motorização, a moto da Kasinski era movida por um motor de dois cilindros em V a 90 graus – recheado de muitos detalhes cromados!
5 – Honda Magna 750
Se a Honda tinha a Shadow, uma das mais famosas motos custom do Brasil, a marca também contava como modelos nem tão populares. Um exemplo é a Magna 750, uma motocicleta que também veio para aproveitar a “grande onda custom” dos anos 90 e 2000.
Porém, a Magna 750 ficou no mercado nacional apenas de 1994 a 1998. Entre as suas curiosidades, o modelo era movido pelo quatro cilindros em V herdado da esportiva VFR 750. Uma raridade nos dias atuais, somente os fãs de motos custom lembram dela ainda.
Que outra moto custom deixou saudades (ou não) no Brasil?