O mercado de motos custom no Brasil já contou com inúmeras opções, das mais variadas cilindradas!

O mercado de motos custom no país já contou com inúmeras opções, das mais variadas cilindradas. Algumas tiveram presença forte por aqui, outras nem tanto. Confira 5 motos custom que deixaram saudades (ou não) no Brasil.

1 – Honda Shadow 600  – motos custom 

A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom ‘brasileiras’. Oferecida no Brasil de 1994 a 2005, a VT 600 C era equipada com motor de dois cilindros em “V” em ângulo de 52º, comando simples no cabeçote, arrefecimento a líquido e alimentada por dois carburadores Keihin 34 mm.

Honda Shadow 600  - motos custom 
Shadow 600 entregava 39 cv de potência a 6.500 rpm e 5,1 kgfm de torque a 3.500 rpm – Foto: Divulgação/Honda

Curiosamente, o modelo foi em 1997 a primeira das motos custom da Honda a ser nacionalizado no Brasil, passando a ser montada em Manaus. Além disso, a Shadow também segue lembrada pela extensa lista de acessórios, muitos oferecidos pela própria Honda, um apelo para a customização.

2 – Yamaha Virago 535 

A Yamaha XV 535 S Virago, ou apenas Virago 535, foi uma custom vendida pela japonesa no Brasil de 1994 a 2002. O modelo rivalizava em vendas com a citada Honda Shadow 600 e integrava a linha que ainda tinha as irmãs de 250, 750 e 1.110 cm³.

Yamaha Virago 535 
Virago 535 rendia 45 cv a 7.500 rpm e torque de 4.56 kgf.m a 5.000 rpm – Foto: Divulgação/Yamaha

Entre os destaques da Virago estava seu motor de dois cilindros em V, com refrigeração a ar, que proporciona um ruído mecânico maior do que nos motores de refrigeração líquida. Junto disso, a motocicleta tinha um visual que remetia a máquinas da Harley-Davidson.

3 –  Suzuki Intruder 125  

Entre as motos custom que marcaram seu nome no Brasil, existem modelos de baixa cilindrada também. A Suzuki Intruder 125 é uma destas! O modelo de 125cc foi o último modelo da linha Intruder a chegar no país, em 2002, sendo também a menor e mais acessível das custom da marca.

Suzuki Intruder 125  
Modelo tinha versões com 12,5 cv /11 cv a e 1,19 kgfm /0,98 kgfm (dependendo do ano de fabricação) – Foto: Divulgação/Suzuki

Porém, a pequena custom foi a que mais marcou presença no país da sua linha. O modelo chamava a atenção nas ruas pelo estilo diferente, frente às populares street da época como as Honda CG 125 e Yamaha YBR 125. Entretanto, a Intruder também era movida por um motor monocilíndrico de 125cc como as concorrentes.

4 – Kasinski Mirage 650  

A Kasinski Mirage 650 esteve no Brasil disponível de 2006 a 2013. Como destaque, o modelo também apostava nas linhas das clássicas motos custom. Porém, a Mirage também se dava ao luxo de exibir um estilo com design mais moderno.

Kasinski Mirage 650
Mirage entregava 80,7 cv a 9.250 rpm e 6,90 kgf.m a 7.250 rpm – Foto: Divulgação/Kasinski

Em resumo, a Mirage 650 seguia a mesma linha de visual vista em modelos como as Harley-Davidson V-Rod e Yamaha V-Max – sucessos na época. Na motorização, a moto da Kasinski era movida por um motor de dois cilindros em V a 90 graus – recheado de muitos detalhes cromados!

5 – Honda Magna 750

Se a Honda tinha a Shadow, uma das mais famosas motos custom do Brasil, a marca também contava como modelos nem tão populares. Um exemplo é a Magna 750, uma motocicleta que também veio para aproveitar a “grande onda custom” dos anos 90 e 2000.

motos custom - Magna
Magna entregava quase 90 cv e mais de 7 kgf.m de torque – Foto: Divulgação/Honda

Porém, a Magna 750 ficou no mercado nacional apenas de 1994 a 1998. Entre as suas curiosidades, o modelo era movido pelo quatro cilindros em V herdado da esportiva VFR 750. Uma raridade nos dias atuais, somente os fãs de motos custom lembram dela ainda.

Que outra moto custom deixou saudades (ou não) no Brasil?

Vinheta Instagram 8

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Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
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