Publicidade

Em vários quesitos, a Rússia é um dos países mais poderosos do mundo… então era de se esperar que também tivessem seus próprios clássicos sobre duas rodas. É por isso que estamos aqui, para apresentar algumas das mais curiosas motos da Rússia, sejam elas autênticas, feitas para guerras ou ‘bastante inspiradas’ em outros modelos de sucesso.

 

1 – Ural CT – Motos da Rússia

O primeiro lote de motos da marca foi destinado a militares e ficou pronto em novembro de 1942, pronto para servir o Exército Soviético na Segunda Guerra Mundial. O modelo com destino ao combate era o M-72. O novo nome “Ural” – em homenagem à região geográfica russa – só foi criado em 1962, mas após a queda da URSS a tradicional fábrica de motos da Rússia veio à falência.

Motos da Rússia

Motos da Rússia: a clássica Ural CT

Publicidade

Em 1998, membros da antiga gerência recompraram o empreendimento. Atualmente, a empresa produz os modelos Ural CT e Gear Up, com motor de 745 cm³ e sempre ao lado do sidecar. Os modelos são exportados e entre seus compradores e fãs estão o ator Brad Pitt, o cantor Steven Tyler e, claro, Vladimir Putin

2 – Stels Stealth 400GS

O grupo de empresas “Velomotors” é uma holding integrada de comércio industrial que possui subsidiárias nas maiores regiões da Rússia. Desse conglomerado pertence a marca “STELS“, que produz motocicletas, ATVs e veículos diversões off-road.

Motos da Rússia

Stels Stealth leva GS no estilo e no nome!

A empresa produzia até pouco tempo a Stealth 400GS, uma trail de média cilindrada. Entre os principais destaques, nota-se de cara a sua extrema semelhança de estilo com modelos BMW da Série GS. Certamente, foi fruto da parceria entre russos e fabricantes chineses…

Publicidade

Veja também:

3 – Irbis XR 250

A Irbis é uma marca de motos da Rússia que surgiu no mercado de motocicletas há 17 anos. Os fundadores são jovens de Vladivostok (cidade a 9 mil km de Moscou, já perto da divisa com a Coreia do Norte) apaixonados por motocicletas, inspirados nas grandes marcas do Japão.

Motos da Rússia

XR 250 da Rússia é assim!

Talvez seja por isso que eles produzem a XR 250. Isso mesmo que você leu, um modelo trail inspirado no modelo japonês e com a cara e carenagens semelhantes a XRE 300 de primeira geração. Coisas da Rússia, não é?!

Publicidade

4 – IZH Planeta Sport 

A IZH foi uma das primeiras marcas de motos da Russia (ainda na época da União Soviética), datada do final da década de 1920. Dezenas de modelos da fabricante foram produzidos. Entretanto, uma das motocicletas de mais sucesso foi a Planeta Sport. Nada menos que a primeira moto esportiva soviética, movida por motor de 2 tempos e 346 cm³, destinada ao uso doméstico e exportação.

Planeta Sport, a primeira esportiva russa

Em 2008, a produção de motocicletas IZH na fábrica cessou. Atualmente, a marca pertence a AvtoVAZ, desde 2010, uma empresa de propriedade do grupo francês Renault. Da AvtoVAZ saíram modelos Nissan e os clássicos Lada.

5 – As curiosas motos da Rússia, Tula Tulitza 200

A marca Tula (Tula Motorzikly Zavod) nasceu em 1955, na cidade de mesmo nome. Seu primeiro modelo foi a Tulitza 200, simplesmente a cópia da volumosa scooter alemã Glas. A scooter de época tinha motor de 200 cc e câmbio de quatro marchas.

O curioso modelo do tempo da União Soviética tinha inspiração alemã

Diga-se de passagem, o projeto da Glas foi um sucesso, levantou o desejo de mercados como os dos EUA. Por isso foi “reprisado” pelos engenheiros russos, substancialmente inalterado quanto às suas principais características. No entanto, a produção da Tulitza 200 foi interrompida no final dos anos 80.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]