Publicidade

A marca Harley-Davidson é fortemente associada à imagem das suas motos grandes, as custom. No entanto, a fabricante norte-americana também faz modelos de três rodas, há muito tempo. Atualmente as “Trike” são veículos de luxo, mas nasceram como utilitários de serviço. Confira a história das motos Harley de 3 rodas.

Motos de 3 rodas: primeiras da Harley

Enquanto uns choram, outros vendem lenços… Essa foi a máxima colocada em prática pela Harley-Davidson durante a Crise de 1929. O fatídico período de recessão econômica pedia um veículo de trabalho, prático, simples e barato. Foi aí que a marca de motos apresentou em 1932 o seu modelo de três rodas, o G Servi-Car.

esta é a primeira moto de 3 rodas da harley

Harley colocou uma gama de modelos no mercado, mas o que se manteve foi a “moto de 3 rodas”

Antes disso, a fabricante já ensaiava curiosas soluções. Uma delas foi uma van lateral, que utilizava um sidecar como plataforma de carga para entregas. Mas os carros de serviço – adaptados de motos – precisavam ser reinventados para ir mais longe. Era a demanda de comerciantes, militares e demais setores.

Publicidade

Com isso, o acessório ao estilo reboque ficou definido como a opção definitiva. Nascia aí o G Servi-Car, movido por um motor V-twin de 750 cc, que acabava de ser introduzido na época. O propulsor dava conta do recado. Mesmo ao conduzir a moto de três em baixas velocidades, durante todo o dia, havia pouco sobreaquecimento.

antiga moto de 3 rodas da harley

Primeiros esboços do G Servi-Car, os Package Truck, tinham bagageiro na lateral

O modelo tinha duas rodas traseiras com diferencial, que vinham equipadas com uma engrenagem traseira. A transmissão era de três velocidades, o que resultava em um carrinho estável. Podia ser conduzido por qualquer pessoa. Juntando praticidade a confiabilidade dos americanos com o nome Harley, a moto de 3 rodas foi bem aceita. Foi produzida até 1973.

Modelo ficou disponível no mercado até a década de 70

Publicidade

Veja também:

Harley de 3 rodas viraram artigo de luxo

Mas a história das motos Harley de 3 rodas não ficou no passado. Atualmente, os modelos da marca com duas rodas na traseira são itens de luxo. São práticas soluções para viajantes que querem conforto e um porta malas a tiracolo, em uma motocicleta custom.

Na terra natal da Harley, a marca dispõe de uma gama de veículos de três rodas. A linha começa com a Freewheeler, um modelo equipado com o motor Milwaukee Eight 114, com 1.868 cc OHV e refrigerado a ar. São cerca de 87 cv de potência a 5.000 rpm, e torque de 16 kgf.m a 3.000 rpm, declarados pela fabricante.

Publicidade

Enquanto isso, o Tri Glide Ultra une o porta-malas integrado tradicional – com mais de 120 litros de capacidade de armazenamento – junto do top case de mais de 67 litros. Tudo isso movido também pelo Milwaukee Eight 114.

as moto de 3 rodas da harley são as mais caras da marca

CVO Tri Glide é hoje artigo de conforto e praticidade para longas viagens

Já o CVO Tri Glide é o trike top de linha, construído sobre a base da custom CVO Road Glide. Um modelo equipado com o motor V-Twin Milwaukee-Eight 117, com refrigeração a óleo/ar. Usina de 1.923 cc com 106 cv a 5.020 rpm e torque máximo de 17,1 kgfm aos 3.500 giros. Esse pacote inclui ainda sistema de som e conectividade.

Atualmente, as Trike estão entre as motos mais caras da Harley-Davidson no exterior. Enquanto a big trail Pan America 1250 Special custa 19.999 dólares (R$ 93 mil) e uma grande CVO Street Glide sai por 41.899 dólares (R$ 197 mil), a CVO Tri Glide tem preço sugerido de 49.999 dólares (R$ 234 mil). Como se vê, as motos de 3 rodas da Harley foram do trabalho ao lazer de luxo.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]