Publicidade

Estamos vivendo um boom no desenvolvimento de motos elétricas. Recentemente falamos da união do Big Four japonês em prol da padronização de baterias e também do protótipo da Triumph – que deve gerar quase 180 cv. Ainda há opções para quem quer acelerar silenciosamente a 200 km/h, como a SR/S da Zero Motorcycle.

Mas, felizmente, também há motos elétricas voltadas à mobilidade urbana, com foco em praticidade e economia. Este nicho recentemente recebeu mais um player, a Metacycle, produzida pela empresa Sondors.

Mais leve que um Neo e com torque superior ao de uma Gold Wing. Eis a Metacycle

Metacycle, uma moto elétrica barata

À venda apenas no exterior, basicamente nos Estados Unidos e Eruopa, o modelo custa ‘só’ 5 mil dólares – algo na casa dos R$ 29 mil em conversão direta. O valor pode parecer elevado para nós devido a cotação da moeda americana, mas é um pechincha perto dos 29.800 dólares da Harley-Davidson LiveWire, por exemplo, além de custar praticamente a metade do que é cobrado num modelo de entrada da Zero.

Publicidade

Chassi vazado em alumínio colabora para o baixo peso do modelo, de apenas 90 kg. O preço também é reduzido: 5 mil dólares

A Sondors é uma empresa com bagagem no segmento de veículos elétricos, sobretudo na produção de bicicletas. Além disso, está trabalhando no desenvolvimento de um carro, sobre o qual ainda há poucas informações. A Metacyle é sua primeira moto.

Motos elétricas ainda não são para todos nem mesmo no exterior. A LiveWire, por exemplo, custa mais caro que um Volkswagen Golf GTI 0km nos Estados Unidos

Para agradar mesmo os mais exigentes logo com o produto de entrada, a moto alia um belo pacote eletrônico a um design com muita identidade. A primeira coisa que prende a atenção no modelo é seu quadro vazado, em alumínio, com um grande espaço em branco onde ‘deveria’ estar o tanque de combustível, além das linhas que remetem às street pequenas.

Publicidade

Inicialmente bikes, agora moto e em breve seu primeiro carro. A Sondors trabalha no desenvolvimento de veículos elétricos

Motos elétricas com bons números

Os números da Metacycle impressionam. A começar porque o conjunto pesa apenas 90 kg (para comparação, o pequeno Yamaha Neo 125 marca 96 kg na balança), sobretudo em virtude do chassi em alumínio. Depois, claro, há o motor.

Farol em LED é preso as suspensões invertidas – e ajustáveis

Estamos falando de uma pequena usina de imã permanente e corrente alternada que entrega 17,9 kgf.m de torque – mais que as grandes Honda GoldWing ou BMW R 1250 GS e seus respectivos 17,3 e 14,5 kgf.m, por exemplo. Já a potência chega a 14.5 kW, o equivalente a 20 cv. Com esta receita, ela acelera até os 130 km/h – reais, claro.

Publicidade

Modelo tem dimensões similares as de uma street convencional – exceto pelo peso, mais leve

A bateria é de líons de lítio, com 4000 watts de capacidade. Segundo a Sondors, tem autonomia suficiente para rodar até 80 milhas – ou 128 quilômetros – com um única carga. Conta com um carregador simples 110v como item de fábrica ou um dispositivo ‘nível 2’ como acessório opcional.

Painel digital e espaço que carrega smartphones por indução também fazem parte do pacote

Por fim, a eletrônica. O modelo possui painel digital, iluminação em LED, suspensão dianteira invertida e espaço para carregar dispositivos por indução. Os freios são a disco nas duas de 17 polegadas e os pneus, da Michelin.

Por enquanto esta nova moto elétrica está apenas em fase de pré-venda, disponível nas opções de cores preto (Supremassive), branco (Arctic) e prata (Naked Silver). Interessado em levar uma para casa? Tenha calma ao usar o cartão de crédito. As primeiras unidades conhecerão seus compradores apenas no último trimestre de 2021.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza