Modelos das motos elétricas Royal Enfield surgem em testes na Índia e deverão ser lançadas em breve.

As motos elétricas Royal Enfield acabam de ser flagradas em testes na Índia, indicando que a marca está acelerando seus projetos de eletrificação. A foto do site indiano Bike Wale, revela dois modelos em desenvolvimento: a Flying Flea C6 e a Scrambler S6. Ambos os protótipos aparecem camuflados e rodando tanto em estradas quanto em regiões de montanha, reforçando que a marca está próxima de lançar suas primeiras motocicletas elétricas no mercado.

Flying Flea C6 sendo apresentada no EICMA 2024 - Divulgação
Flying Flea C6 sendo apresentada no EICMA 2024 – Divulgação

Novas motos elétricas Royal Enfield 

O desenvolvimento das motos elétricas Royal Enfield já vinha sendo especulado, principalmente após o aparecimento de uma versão elétrica da Big Himalayan, fotografada ao lado de uma suposta Himalayan-E. Agora, os registros dos testes da Flying Flea C6 e da Scrambler S6 confirmam que a Royal Enfield deve apostar inicialmente em modelos urbanos, mais compactos e focados na mobilidade do dia a dia.

A Flying Flea C6 foi apresentada como conceito durante o Salão de Milão no final de 2024, mas as imagens recentes revelam avanços significativos em direção ao modelo. A outra novidade fica por conta da Scrambler S6, que até então não havia tido detalhes revelados e surge pela primeira vez, também fortemente camuflada, indicando que o design final ainda está sendo mantido em sigilo.

Foto das motos elétricas Royal Enfield "vazadas" - Foto: Bike Wale
Foto das motos elétricas Royal Enfield “vazadas” – Foto: Bike Wale

Características observadas nos protótipos

Embora pouco ou quase nada tenha sido revelado sobre as motos elétricas Royal Enfield, a marca já adiantou que a C6 será equipada com o sistema de ABS para curvas (cornering) e o controle de tração, algo que ainda não havia sido visto nas motos da marca.

O pouco que conseguimos perceber pelas fotos da Flying Flea C6, o que se consegue supor, é de uma possível tração por correia. Algo totalmente incomum, levando em consideração que a moto não deverá ter tanta potência. De todo jeito, deveremos aguardar. O freio é a disco nas rodas dianteira e traseira com um sistema de suspensão diferenciado na frente: aparentemente amortecedores no garfo.

No caso da Scrambler S6, não ficou claro a parte da transmissão, mas ao que tudo indica, compartilha o freio a disco e o monoamotecedor traseiro. Os modelos parecem compartilhar também o painel arredondado, totalmente digital.

Flying Flea C6: amortecedores no garfo? - Divulgação
Flying Flea C6: amortecedores no garfo? – Divulgação

Expectativas sobre desempenho e lançamento

Ainda não há confirmação oficial sobre as especificações técnicas das motos elétricas Royal Enfield, mas estimativas apontam para uma autonomia próxima dos 100 km por carga. Esse alcance, embora modesto, está alinhado com a proposta de uso urbano e deslocamentos de curta distância.

De acordo com informações divulgadas pelo site especializado Bike Wale, o lançamento da Flying Flea C6 está previsto para fevereiro de 2026, com a Scrambler S6 chegando cerca de seis meses depois. Em relação aos preços, ainda não há dados concretos, mas especula-se que fiquem posicionados acima da média dos modelos a combustão da marca, refletindo o custo atual das tecnologias elétricas.

As motos elétricas Royal Enfield parecem compartilhar o painel redondo - Divulgação
As motos elétricas Royal Enfield parecem compartilhar o painel digital redondo – Divulgação

Tecnologias inéditas na marca

Uma das novidades é que, pela primeira vez, as motos elétricas Royal Enfield devem contar com controle de tração e sistema de ABS para curvas (cornering ABS), recursos que ainda não estavam disponíveis nas motocicletas da fabricante.

Essas adições demonstram que a Royal Enfield está buscando elevar o patamar tecnológico de seus modelos elétricos, oferecendo mais segurança e controle ao piloto, especialmente em ambientes urbanos, onde frenagens e manobras rápidas são frequentes.

Foto aparentemente "vazada" da Scrambler S6
Foto aparentemente “vazada” da Scrambler S6

A origem da Flying Flea

O nome Flying Flea carrega uma herança histórica relevante. A Royal Enfield WD/RE, conhecida como Flying Flea, foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial para ser lançada de paraquedas junto com tropas britânicas. Leve, com cerca de 56 kg, e equipada com motor monocilíndrico de 125 cm³, a pequena moto foi projetada para missões de comunicação e reconhecimento em terrenos de difícil acesso.

Seu design simples e robusto permitia que os soldados a carregassem quando necessário. Curiosamente, o projeto britânico foi inspirado na alemã DKW RT 125, utilizada também pelos adversários no conflito.

A Royal Enfield Flying Flea original - Divulgação
A Royal Enfield Flying Flea original – Divulgação

O avanço das motos elétricas Royal Enfield representa um passo importante na transição da marca para soluções mais sustentáveis e alinhadas com as demandas atuais de mobilidade urbana. A proposta dos modelos Flying Flea C6 e Scrambler S6 parece focada em oferecer praticidade, autonomia adequada para a cidade e tecnologias inéditas na linha da fabricante.

Embora muitos detalhes ainda estejam sob sigilo, as imagens dos testes revelam que a Royal Enfield está próxima de apresentar suas primeiras motocicletas elétricas ao mercado global. A expectativa agora é por mais informações oficiais, que devem surgir nos próximos meses, consolidando a entrada definitiva da marca no segmento de veículos elétricos. 

Vamos aguardar o lançamento dos modelos para mais detalhes.

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio