Publicidade

Elas estão em todos os lugares! As motos elétricas, conhecidas por sua economia e silêncio, agora estão sendo testadas por diferenças forças militares. Entre elas, o Exército Australiano. Em fase de testes para missões de reconhecimento, a ideia é que as motocicletas elétricas do modelo Sur-Ron Light Bee sejam cada vez mais utilizadas em exércitos de outros países.

motos elétricas

Silenciosas, as elétricas estão invadindo os campos de batalha! Exército Australiano testa moto super leve para missões de reconhecimento

 

Motos elétricas: úteis para pequenas tarefas

As motocicletas elétricas Sur-Ron Light Bee vem ganhando cada vez mais espaço. A vantagem de pesar míseros 43 kg certamente é um diferencial, pois facilita o desempenho durante rotas fora de regiões urbanas. A não necessidade de abastecimento de gasolina também é um  destaque, ajudando na realização de tarefas emergenciais.

Publicidade
motos elétricas

A Sur-Ron Light Bee é um ciclomotor de míseros 43 kg e motor de 9,5 cv, que promete autonomia de 100 km e velocidade máxima de 45 km/h

E foi pensando nisso que as elétricas passaram a ganhar espaço em testagens do Exército Australiano. Com potencial para atingir 80km/h, podem percorrer quase 100 km sem precisar realizar ‘reabastecer’. Com estas características, dá para imaginar que elas serão de extrema utilidade para missões oficiais.

E não custa caro. Nos Estados Unidos, esta moto elétrica sai por menos de 4 mil dólares, mais ou menos o que custa um Honda PCX por lá

Vale destacar também que as motocicletas elétricas Sur-Ron Light Bee possuem uma tecnologia que faz seu propulsor elétrico emitir menos som, chegando a um resultado final próximo a 55dB. Uma redução considerável em comparação às motocicletas à combustão de pequena cilindrada, cujos decibéis se aproximam de 80dB.

Publicidade

Veja também:

 

Como é a moto do exército

A Light Bee é fabricada pela startup chinesa Sur-Ron. Com especificações de ciclomotor, se destaca pela agilidade e peso pena, registrando apenas 43 kg na balança. Tem motor de 9,5 cv (7kW), 20 kgf.m de torque (!), bateria removível de lítio e freios a disco. Também pode usar bateria Panasonic de 32 Ah, a mesma adotada pelo Tesla Model S. Atinge 45 km/h de velocidade máxima e tem autonomia para até 100 km.

motos elétricas

Moto elétrica usada pelo Exército Australiano ainda não está disponível à venda no Brasil

Publicidade

Por enquanto, o modelo Sur-Ron Light Bee pode ser encontrado nos Estados Unidos sob o preço de 3.495 dólares, equivalente a R$ 19 mil. Ao menos até aqui, ela ainda não está disponível para compra em nosso mercado.

Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.