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As motos esportivas mexem com nosso imaginário desde sempre. Talvez tenhamos visto tantas vezes lendas como o Valentino Rossi raspar os joelhos que acabamos sonhando com o dia em que seria a nossa vez. Bom, talvez ele esteja chegando.

Infelizmente, os preços das esportivas faz com que elas jamais deixem apenas de ser um sonho para a maioria. Como nem todos têm R$ 94 mil para comprar uma Honda CBR 1000RR Fireblade SP zero quilômetro, as usadas são uma alternativa interessante.

motos esportivas - fireblade 2020

Todos amamos motos esportivas e seu som inconfundível, mas tem todos temos saldo suficiente para levar uma 0km para casa

 

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Motos esportivas baratas: por até R$ 35 mil

Se você está pensando em comprar uma moto usada e barata, nós podemos ajudar. Separamos aqui cinco boas opções de motos esportivas que custem de R$ 30 mil a R$ 35 mil. Outro critério na escolha foi a idade, já que todas têm no máximo 10 anos de estrada.

Motos esportivas baratas: top6 até R$ 35 mil

Modelo Ano Preço
1 Suzuki GSX 650F 2016 R$ 30.476
2 Kawasaki Ninja 650R 2018 R$ 31.371
3 Ducati 848 Evo 2012 R$ 33.916
4 Honda CBR 650F 2014 R$ 34.829
5 Kawasaki Ninja ZX6R 2012 R$ 35.214
6 Triumph Daytona 675R 2013 R$ 35.672

 

Esportivas com preços da tabela Fipe

Antes que você pergunte, os preços citados acima foram extraídos da Tabela Fipe. A referência, claro, é o mês de setembro de 2021.

É importante lembrar que a tabela expressa um valor médio cobrado por cada modelo, presumindo seu estado e quilometragem com base numa média geral. Fatores como região onde a moto está, baixa quilometragem, acessórios ou nível de conservação atípico podem alterar o modelo – para mais ou menos.

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E as motos esportivas Honda e Yamaha?

Quem admira as motos esportivas Honda e busca uma por até R$ 35 mil tem na CBR 650F uma boa opção. É, a grosso modo, a versão carenada da substituta da Hornet, a CB 650F. Há ainda nem tão empolgante CBR 500R. Seu último modelo, 2018, sai por aproximadamente R$ 28.622.

motos esportivas - cbr 500r

A CBR 500R é mais esportiva no visual do que no desempenho. Ainda assim pode ser uma boa opção para quem quer acelerar com tranquilidade

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Mas e a Yamaha? Bom, ela ficou de fora das nossa lista de motos esportivas baratas. Todas ficaram acima do valor ou abaixo do ano usados como critério. A R6 2011, último ano à venda por aqui, bateu na trave. A esportiva média custa cerca de R$ 37.894. Quem não abre mão da marca terá de se contentar com uma R3. Zero quilômetro, tem preço médio de R$ 30.048.

motos esportivas - r6 2011

Ou as Yamaha custam mais caro ou são mais velhas que os demais modelos da lista. A R6 2011 bateu na trave

 

1 – Motos esportivas baratas: Suzuki GSX 650F

Com visual inspirado nas superesportivas da marca, a Suzuki GSX 650F é uma sport touring. Assim, alia seu desempenho esportivo a um nível de conforto ausente em motos como as GSX-R. Esteve no Brasil de 2009 a 2016. Veja nosso teste com o modelo.

motos esportivas - gsx 650f

Grande, pesada e confortável, a GSX 650F é uma boa opção de sport touring barata

Motor: 4 cilindros em linha, DOHC, arrefecido a líquido, 656 cm³
Potência: 85 cv a 10.500 rpm
Torque: 6,2 kgf.m a 8.900 rpm
Peso: 215 kg (a seco)

 

2 – Moto esportiva usada: Kawasaki Ninja 650R

A Ninja 650R é um clássico da Kawasaki no Brasil, à venda no país de 2011 até hoje. Ela leva o motor e chassi da naked Z 650 (antes, da ER-6N) à uma proposta mais esportiva. É divertida e até confortável para a categoria, mas sem ser estúpida. Uma zero quilômetro sai por aproximadamente R$ 43.158.

motos esportivas - ninja 650r

Apesar do visual, a Ninja 650R não nasceu para as pistas. É uma opção divertida e até econômica para passeios de final de semana

Motor: 2 cilindros em linha, 649 cm³, DOHC, arrefecimento a líquido
Potência: 68 cv a 8.000 rpm
Torque: 6,7 kgf.m a 6.500 rpm
Peso: 193 kg (já abastecida)

 

3 – Esportiva italiana: Ducati 848 Evo

A 848 ganhou o apelido de ‘mini-1098’ por ter design e desempenho que remetiam à superbike da marca. Nascida para as pistas, a Evo está longe de ser confortável, mas é rápida, linda, leve, brutal e, claro, uma Ducati. Ficou no país por pouco tempo, de 2011 a 2013, substituindo a 848 ‘padrão’, vendida de 2008 a 2011.

motos esportivas - ducati 848 evo

Que tal 140 cv distribuídos em menos de 170 kg. Para combinar, um visual arrebatador. Esta é a Ducati 848 Evo

Motor: 2 cilindros em V, 849 cm³
Potência: 140 cv a 10.500 rpm
Torque: 10 kgf.m a 9.750 rpm
Peso: 168 kg (a seco)

 

4 – Esportiva Honda barata: CBR 650F

A CBR 650F tem muitos componentes – e até o temperamento – da naked CB 650F, mas as diferenças são visíveis. Voltada à esportividade, é uma moto que empolga e garante diversão em estradas sinuosas ou até em pista, mas claramente não nasceu para os autódromos. É uma boa esportiva para quem quer alguma versatilidade. Relembre o teste.

CBR 650F

A CBR 650F nada mais é do que uma CB 650F modificada. Por isso, é gostosa, confiável e garante esportividade na medida para uma estrada sinuosa

Motor: 4 cilindros, DOHC, arrefecimento a líquido, 649 cm³
Potência: 87 cv a 11.000 rpm
Torque: 6,4 kgf.m a 8.000 rpm
Peso: 197 kg (a seco, com ABS)

 

5 – Kawasaki Ninja ZX6R

Apesar da cilindrada próxima, a ZX-6R nada tem a ver com a Ninja 650R. Está muito mais para uma mini ZX-10R, com relação peso potência de 1cv para cada 1,4kg. Leve e poderosa, não é recomendada para ser a primeira moto de ninguém. Não é indicada para a cidade, mas é garantia de sorrisos na pista. Relembre o teste.

motos esportivas - zx6r 2013

Basta olhar nos olhos para ver que a ZX-6R nasceu para as pistas. Leve, potente e áspera é a companhia perfeita para um track day

Motor: 4 cilindros, DOHC, arrefecimento a líquido, 599 cm³
Potência: 128 cv a 14.000 rpm (138 cv com RAM Air)
Torque: 6,8 kgf.m a 11.800 rpm
Peso: 191 kg (abastecida)

 

6 – Esportiva inglesa barata :Triumph Daytona 675R

A Daytona 675R fecha a nossa lista de motos esportivas usadas por até R$ 35 mil. Na verdade ela quase extrapola este valor, por R$ 600, mas nós a perdoamos. Este é o primeiro ano do modelo que permanceu no país até 2016. Atenção, pois esta é a R, versão ‘mais apimentada’ (com suspensões e freios específicos) que a 675 padrão.

motos esportivas - 675r 2012

Os três cilindros garantem uma experiência única a Daytona 675R. Claro, os 128 cv e 7,5 kgf.m de torque também ajudam

Motor: 3 cilindros em linha, DOHC, arrefecimento a líquido, 675 cm³
Potência: 128 cv a 12.500 rpm
Torque: 7,5 kgf.m a 11.900 rpm
Peso: 184 kg (abastecida)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza