Quando falamos em aventura sobre duas rodas, é impossível não lembrar do Rally Dakar. O cenário brutal, que já cruzou desertos africanos e hoje percorre paisagens inóspitas na Arábia Saudita, moldou o conceito de um dos modelos mais amados hoje em dia: as big trail.
Algumas marcas mergulharam de cabeça nesse estilo, criando modelos que não apenas homenageiam o passado glorioso do Dakar, mas também oferecem desempenho de sobra para quem quer encarar qualquer terreno.
Um ótimo exemplo dessa homenagem as motos do Dakar é a Yamaha Ténéré 700, que chegou recentemente no mercado brasileiro. Mas saiba que ela não está sozinha nessa estrada. Conheça 5 motos que são inspiradas no Rally Dakar.
Ducati DesertX
Se o assunto é ser extremamente trail, a DesertX é uma das representantes mais modernas e corajosas dessa linhagem. Inspirada na Cagiva Elefant, que brilhou no Dakar nos anos 80 e 90, ela combina o visual retrô com mecânica atual: motor Testastretta 937 cc, 110 cv e 9,2 kgf.m de torque.
Ela tem tanque de 21 litros (com opção de tanque extra traseiro), e um design pronto para o deserto ou qualquer outra aventura. No Brasil é possível comprar uma dessa por R$ 102.995, segundo a Fipe.
Honda Africa Twin 1100L
Não dá pra falar de Dakar sem mencionar a Honda Africa Twin, que nasceu justamente da experiência da marca na competição. A atual CRF 1100L é uma das big trail mais desejadas do Brasil, por ser robusta, tecnológica e com desempenho de sobra.
O seu motor de 1.084 cc é capaz de gerar 101 cv e 10,5 kgf.m de torque. O preço médio praticado para a Africa Twin é de R$ 90.328.
Veja também:
Vale o preço? Veja posicionamento da Tenere 700 entre as big trail
Agora vem? Honda registra NT 1100 no Brasil
Em recuperação financeira, marca prepara rival da Tenere 700
BMW R 1250 GS
A lendária BMW R 1250 GS é provavelmente a mais desejada pelos fãs de motos big trail. Ela é descendente direta da R 80 GS que venceu o Dakar em 1981. Com motor boxer de 1.254 cc, 136 cv e uma série de recursos eletrônicos, ela é referência em conforto e desempenho para viagens longas e terrenos variados.
MV Agusta
Essa não tem no Brasil, mas resgata o passado com estilo é a MV Agusta Lucky Explorer, que homenageia a gloriosa Cagiva Elefant. Disponível em duas versões 9.5 e 5.5, elas utilizam motor bicilíndrico de 554 cc, capaz de entregar potência de 47,6 cv e torque de 5,2 kgf.m.
Aprilia Taureg 660
A Aprilia Tuareg 660 também revive um nome clássico da marca italiana. Com motor bicilíndrico de 659 cc que entrega 80 cv de potência e torque de 7 kgf.m, sendo leve, potente e preparada para aventuras fora do asfalto, sendo uma forte concorrente da Ténéré 700.