Ela produz motos que tem um visual é agressivo, tecnologia de ponta e o bordão “Ready to Race” (pronta para correr) faz jus aos modelos. Estamos falando da marca austríaca KTM, a qual tem uma legião de fãs no Brasil e já trouxe motocicletas icônicas, algumas com apelo esportivo e outras voltadas ao off road.

Desde sua chegada oficial no Brasil em 2014, uma KTM é para muitos motociclistas um objeto de desejo, seja para colocar nas pistas, jogar em estrada terra ou apenas para deslocamento urbano. Inclusive a austríaca tem planos para produzir as motos em solo brasileiro! Sabendo da trajetória da marca no país e, separamos 5 modelos que já estiveram ou estão no Brasil. Confira!
1 – KTM Duke 390, pequena mas valente
A Duke 390 foi lançada em 2015 no Brasil, mas ganhou como uma nova geração em 2018. O modelo ainda é o principal produto “de rua” da KTM no país. O motor monocilíndirco de 373 cc e a transmissão de 6 marchas garantem impressionantes 44 cv de potência, entregues a 9.500 rotações. O pacote inclui suspensão invertida, embreagem deslizante, ABS, painel TFT, iluminação full-LED… tudo isso em uma motocicleta de 150 kg a seco.
Apesar das características “premium” da motocicleta, esse pequeno monstro em performance não é tão conhecido pela maioria dos motociclistas brasileiros. Entretanto, para os fãs da marca e entusiastas do motociclismo, uma KTM Duke 390 é uma naked esportiva que brilha os olhos. Você pode adquirir uma máquina dessa em 2025, com um representante da marca, no valor médio de R$ 36.900.
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2 – KTM 1190 Adventure, aventureira de respeito
A austríaca não economizou nessa moto quando foi lançada nas terras brasileiras e ofereceu uma motocicleta potente, versátil e com todos os aspectos de uma top de linha. Lançada em 2015 por aqui, a KTM 1190 Adventure oferecia uma pilotagem digna do lema “Ready to Race”. Com seu poderoso motor de dois cilindros em “V” de 1.190 cc e câmbio de 6 velocidades, o piloto podia experimentar os 150 cv de brutalidade entregues a 9.500 rpm.
Não bastava um motor motor parrudo, a KTM ainda oferecia nessa motocicleta um pacote tecnológico para melhorar a experiência de pilotagem. A Adventure tinha acelerador eletrônico, embreagem deslizante, quatro modos de pilotagem, ABS e ajuste de suspensão eletrônico. A KTM 1190 Adventure foi atualizada em 2018 para a KTM 1290 Super Adventure e logo depois para o modelo de 1390 Super Adventure, que pode ser adquirido por meio de importação. Seria legal ver uma por aqui, não é?
3 – KTM 250 SX-F, a primeira off-road da marca produzida no Brasil
Fazendo jus a própria sigla SX (Super Cross), a KTM 250 SX-F é destinada para os trilheiros e fãs de motocross. A motocicleta de apenas 101 kg tem um compacto motor de 249,9 cm³, mas que entrega 47 cv de potência. Essa desbravadora de estradas off-road marcou a história da KTM aqui no Brasil por ter sido a sua primeira motocicleta do segmento produzida em território nacional, lá em 2022.
A 250 SX-F também recebe um pacote de tecnologias para melhorar a experiência para o piloto, seja em competições ou apenas para lazer em uma trilha. O controle de largada (Launch Control) e sistema Quickshifter já vem de série, além disso a motocicleta entrega um controle de tração com dois mapas de potência.
4 – KTM 1290 Superduke R
“Unleash the Beast”! O slogan da moto já diz muito sobre ela: “Solte a fera”. O visual agressivo combina com seu motor “V2” de 180 cavalos de potência e 14,7 kgf.m de torque. A KTM sabendo da ferocidade da moto, investiu pesadamente na tecnologia para “domesticar a 1290 Superduke tendo computador de bordo, três modos de pilotagem, controle de tração, ABS e uma ciclística muito acertada.
No Brasil essa Streetfigther foi importada pela Dafra e ficou por aqui até 2023, sendo substituída no ano seguinte pela irmã maior com o motor de 1350 cm³. A KTM 1290 Superduke R para muitos motociclistas é conhecida apenas como “Beast” (Fera), apelido que condiz com seu slogan, estilo e potência.
5 – KTM Duke 200
A irmã mais menor da Duke 390, teve sua passagem no Brasil de 2015 a 2022. Apelidada como Dukezinha, o modelo da KTM tem uma pegada bastante esportiva, principalmente após sua atualização em 2018, que a deixou ainda mais parecida com a versão maior, com traços angulosos e visual agressivo.
O motor de 26 cv e câmbio de 6 marchas em um bloco de 200 cm³ colocaram a KTM Duke 200 como a mais potente de sua categoria e garantia um desempenho excepcional em uso urbano por ser fina e muito ágil no trânsito. Já na estrada a Dukezinha não fazia feio, mas também não era seu “habitat natural” e não performava tão bem. Em sua época competia com motos como a CB Twister e Fazer 250 e tinha várias características superiores.
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Vai ter fábrica da KTM no Brasil?
A KTM encaminhou em 2024 um “projeto industrial de implantação” para a iniciar uma fábrica na Zona Franca de Manaus. Segundo o Codam, a KTM tem o orçamento de R$ 97 milhões para essa nova empreitada e a projeção é que mais de 22 mil motocicletas sejam produzidas nos primeiros três anos de operação.
Apesar da iniciava, a KTM passa por uma situação delicada. Em novembro de 2024, a marca apresentou um processo de recuperação judicial para conter a crise financeira e se reestruturar no mercado. Os planos da empresa para o Brasil não estão muito claros e não há informações sobre o impacto dessa crise as operações nacionais.