Ela produz motos que tem um visual é agressivo, tecnologia de ponta e o bordão “Ready to Race” (pronta para correr) faz jus aos modelos. Estamos falando da marca austríaca KTM, a qual tem uma legião de fãs no Brasil e já trouxe motocicletas icônicas, algumas com apelo esportivo e outras voltadas ao off road.

 

KTM Duke 990 2024
A KTM passa por situação delicada, mas não deixa de produzir motos fantásticas

 

 

Desde sua chegada oficial no Brasil em 2014, uma KTM é para muitos motociclistas um objeto de desejo, seja para colocar nas pistas, jogar em estrada terra ou apenas para deslocamento urbano. Inclusive a austríaca tem planos para produzir as motos em solo brasileiro! Sabendo da trajetória da marca no país e, separamos 5 modelos que já estiveram ou estão no Brasil. Confira!

 

1 – KTM Duke 390, pequena mas valente

A Duke 390 foi lançada em 2015 no Brasil, mas ganhou como uma nova geração em 2018. O modelo ainda é o principal produto “de rua” da KTM no país. O motor monocilíndirco de 373 cc e a transmissão de 6 marchas garantem impressionantes 44 cv de potência, entregues a 9.500 rotações. O pacote inclui suspensão invertida, embreagem deslizante, ABS, painel TFT, iluminação full-LED… tudo isso em uma motocicleta de 150 kg a seco.

 

KTM 390
Duke 390: visual insano e ciclística invejável

 

Apesar das características “premium” da motocicleta, esse pequeno monstro em performance não é tão conhecido pela maioria dos motociclistas brasileiros. Entretanto, para os fãs da marca e entusiastas do motociclismo, uma KTM Duke 390 é uma naked esportiva que brilha os olhos. Você pode adquirir uma máquina dessa em 2025, com um representante da marca, no valor médio de R$ 36.900.

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2 – KTM 1190 Adventure, aventureira de respeito

A austríaca não economizou nessa moto quando foi lançada nas terras brasileiras e ofereceu uma motocicleta potente, versátil e com todos os aspectos de uma top de linha. Lançada em 2015 por aqui, a KTM 1190 Adventure oferecia uma pilotagem digna do lema “Ready to Race”. Com seu poderoso motor de dois cilindros em “V” de 1.190 cc e câmbio de 6 velocidades, o piloto podia experimentar os 150 cv de brutalidade entregues a 9.500 rpm.

 

DICA OFF ROAD KTM 1190 TWIN FOTO CARLA GOMES
KTM 1190 Adventure: boa pra terra e boa no asfalto

 

Não bastava um motor motor parrudo, a KTM ainda oferecia nessa motocicleta um pacote tecnológico para melhorar a experiência de pilotagem. A Adventure tinha acelerador eletrônico, embreagem deslizante, quatro modos de pilotagem, ABS e ajuste de suspensão eletrônico. A KTM 1190 Adventure foi atualizada em 2018 para a KTM 1290 Super Adventure e logo depois para o modelo de 1390 Super Adventure, que pode ser adquirido por meio de importação. Seria legal ver uma por aqui, não é?

 

3 – KTM 250 SX-F, a primeira off-road da marca produzida no Brasil

Fazendo jus a própria sigla SX (Super Cross), a KTM 250 SX-F é destinada para os trilheiros e fãs de motocross. A motocicleta de apenas 101 kg tem um compacto motor de 249,9 cm³, mas que entrega 47 cv de potência. Essa desbravadora de estradas off-road marcou a história da KTM aqui no Brasil por ter sido a sua primeira motocicleta do segmento produzida em território nacional, lá em 2022.

 

KTM 250 SX F 2023
A KTM 250SX-F foi a primeira moto enduro da marca a ser produzida no Brasil

A 250 SX-F também recebe um pacote de tecnologias para melhorar a experiência para o piloto, seja em competições ou apenas para lazer em uma trilha. O controle de largada (Launch Control) e sistema Quickshifter já vem de série, além disso a motocicleta entrega um controle de tração com dois mapas de potência.

 

4 – KTM 1290 Superduke R

“Unleash the Beast”! O slogan da moto já diz muito sobre ela: “Solte a fera”.  O visual agressivo combina com seu motor “V2” de 180 cavalos de potência e 14,7 kgf.m de torque. A KTM sabendo da ferocidade da moto, investiu pesadamente na tecnologia para “domesticar a 1290 Superduke tendo computador de bordo, três modos de pilotagem, controle de tração, ABS e uma ciclística muito acertada.

 

KTM 1290 SuperDuke R 1
Solte a Fera! Esse era o slogan dessa besta em formato de moto

 

No Brasil essa Streetfigther foi importada pela Dafra e ficou por aqui até 2023, sendo substituída no ano seguinte pela irmã maior com o motor de 1350 cm³. A KTM 1290 Superduke R para muitos motociclistas é conhecida apenas como “Beast” (Fera), apelido que condiz com seu slogan, estilo e potência.

 

5 – KTM Duke 200

 

ktm 200 duke abs 2019 2
KTM Duke 200 – diversão em pequena escala

 

A irmã mais menor da Duke 390, teve sua passagem no Brasil de 2015 a 2022. Apelidada como Dukezinha, o modelo da KTM tem uma pegada bastante esportiva, principalmente após sua atualização em 2018, que a deixou ainda mais parecida com a versão maior, com traços angulosos e visual agressivo.

O motor de 26 cv e câmbio de 6 marchas em um bloco de 200 cm³ colocaram a KTM Duke 200 como a mais potente de sua categoria e garantia um desempenho excepcional em uso urbano por ser fina e muito ágil no trânsito. Já na estrada a Dukezinha não fazia feio, mas também não era seu “habitat natural” e não performava tão bem. Em sua época competia com motos como a CB Twister e Fazer 250 e tinha várias características superiores.

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Vai ter fábrica da KTM no Brasil?

A KTM encaminhou em 2024 um “projeto industrial de implantação” para a iniciar uma fábrica na Zona Franca de Manaus. Segundo o Codam, a KTM tem o orçamento de R$ 97 milhões para essa nova empreitada e a projeção é que mais de 22 mil motocicletas sejam produzidas nos primeiros três anos de operação.

 

documento ktm fabrica no brasil
Codam, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, emitiu parecer favorável ao pedido de projeto industrial da KTM

Apesar da iniciava, a KTM passa por uma situação delicada. Em novembro de 2024, a marca apresentou um processo de recuperação judicial para conter a crise financeira e se reestruturar no mercado. Os planos da empresa para o Brasil não estão muito claros e não há informações sobre o impacto dessa crise as operações nacionais.

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