Famosas pelas lindas carenagens, alta performance e por competições como a MotoGP, as motos esportivas são objeto de desejo de muitos motociclistas. Entre os modelos mais lembrados estão as poderosas BMW S 1000 RR, Honda CBR 1000 RR e Ducati Panigale V4, que exigem alto nível de perícia para conduzir seus motores que beiram (ou até passam) a marca de 200 cv. Porém, este segmento também abriga algumas motos para iniciantes.

Pensando em quem pilota há pouco tempo, mas é apaixonado pelas carenadas, separamos uma lista de 5 motos esportivas para começar a acelerar. Selecionamos motos de até 500 cc, zero km e usadas, que são mais “mansas” e com a tocada menos agressiva, sem perder a esportividade. Então fique tranquilo, você pode ter a sua primeira ‘moto de corrida’ – desde que o bom senso fale mais alto que a fome por acelerar.
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Motos esportivas de até 250 cc
Yamaha R15
Tá entrando no mundo das esportivas agora e quer começar com uma moto leve, fácil de pilotar, econômica e com o visual inspirado na lendária R1? A Yamaha YZF- R15 pode lhe fazer feliz. A posição de pilotagem equilibra conforto e esportividade, tem chassi delta box e uma boa proteção aerodinâmica. Além disso, o motor de 18,8 cv possui tecnologias como arrefecimento a líquido e comando de válvulas variável. Não se engane pelo tamanho, esta é uma moto realmente divertida. Nas lojas, uma 0km costuma ser encontrada por R$ 22.843.
Kawasaki Ninja 250 R
A Ninja 250 R é um clássico quando falamos em motos esportivas para iniciantes. Sucesso no Brasil, ficou nas lojas de 2008 e 2012 e até hoje é frequentemente vista nas ruas e autódromos. Entre os destaques, o motor de 2 cilindros e 33 cv de potência, que gosta de trabalhar em altas rotações. Além disso, é durável e com boa oferta de peças e mão de obra. Segunda Tabela Fipe, uma 2012 é avaliada em aproximadamente R$ 13.115.
Motos esportivas entre 250 e 400 cc
Kawasaki Ninja 300
Sucessora da 250R, a Ninja 300 tem uma história curiosa. Foi lançada em 2013 e aposentada em 2018, mas fez tanto sucesso que mais tarde retornou ao catálogo da marca. Assim, pode ser encontrada 0km nas concessionárias da marca.
É uma moto muito ágil, estável e com boa potência, mas ainda amigável aos iniciantes. Seu visual é bem agressivo, as pedaleiras são recuadas e já conta com tecnologias como freios ABS e luzes em LED. Segundo a Fipe, uma 0km costuma ser negociada a R$ 31.212. Porém, uma 2013, que tem a mesma ficha técnica, sai por aproximadamente R$ 16.511.
Yamaha YZF-R3
A Yamaha novamente entra nessa lista, por oferecer a R3. Apesar de ter apenas 321 cm³, a moto entrega empolgantes 42 cv de potência e 3,0 kgf.m de torque, trabalhando muito bem em médias e altas rotações. É uma motocicleta bastante divertida e versátil, podendo ser usada tanto em pista quanto para a cidade e estradas. Famosa pelo uso nas pistas, como com a Yamalube R3 Cup, custa cerca de R$ 35.785. Já uma usada, modelo 2016, tem preço médio de R$ 20.073.
CBR 500R, uma moto esportiva de 500 cc
Para finalizar a lista, a Honda CBR 500 R. Naturalmente, uma moto de 50,4 cv exigirá um nível de habilidade (e bom senso) proporcionalmente maior que uma moto esportiva de 20 cv ou menos, como a R15 que abre o nosso ranking. Porém, oferece bem mais adrenalina.
Apesar dos números e carenagem integral, a CBR 500R está longe de ser uma esportiva agressiva ou difícil de pilotar. Seu motor tem aceleração progressiva, sem ‘abrir’ de uma hora para outra. Além disso, a posição de pilotagem é relaxada, com guidão alto, o que possibilita o uso em viagens. Apesar dos vários atributos, ela ficou pouco tempo no Brasil. Seu valor médio varia dos R$ 22.979 de uma 2014 aos R$ 30.547 do modelo 2018.